Cenas da China real/China/Curiosidades/viver na China

China – o maior produtor de… quase tudo!

Outro dia, lendo alguns websites me deparei com informações que aguçaram a minha curiosidade e fui atrás de mais dados.

Já não bastasse a China ser o país do superlativo, pois tudo é grande, enorme, gigantesco, babilônico (e quantos mais você conseguir colocar nessa lista básica), ela está tomando o primeiro lugar em produção mundial de quase tudo que se consome no mundo.

Foto de Mariana Molinari

Foto de Mariana Molinari

Se por um lado é interessantíssimo, já que é um país que renasceu das cinzas, literalmente, e alcançou um patamar de desenvolvimento ecônomico e de crescimento nos últimos 30 anos, de causar espanto até nos mais otimistas, existe o lado que assusta, pois o mundo hoje precisa mais da China do que a China do mundo, a grosso modo.

Vamos aos dados que encontrei que coloca a China como a maior produtora mundial de:

  • Produtos agrícolas – lembrando que, por fatores climáticos e topográficos, apenas 10 a 15% do território chinês é adequado para o cultivo. Mas eles também são os maiores consumidores do mesmo produto, já que abriga mais de 20% da população mundial. E mesmo assim, a agricultura só colabora com 13% do PIB do país.
11080004_408884209284101_7738358298816314163_n

Plantação de Canola.

  • Alimentos – 500 milhões de suínos, 450 milhões de toneladas de grãos.
  • Arroz e Milho – dentre os produtos agrícolas de modo geral, esses dois grãos tem a maior produção mundial na China.
  • Batata – também a maior produção mundial do tubérculo está na China.
  • Chá – com mais de 40% da produção mundial, a China está no topo da lista de produtores.

谷雨 Grain Rain (6th solar teram)

  • Geléia real – com uma participação de mais de 40% do que é produzido no planeta.
  • Células fotovoltaicas ou Células solares – sete dos dez principais fabricantes no mundo são chineses.
  • Ouro – Em 2014, o país produziu 452 mil toneladas, de acordo com a Associação de Ouro da China. E o país sustenta esse título há 6 anos consecutivos, mas  esta quantidade não é suficiente para atender a demanda de consumo chinesa, que tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Por conta disso, o país também é o segundo maior importador de ouro do mundo, perdendo somente para a índia (por enquanto…).

conoce-buda-riqueza-alegria_2_1282071

  • Energia – a Hidrelétrica de Três Gargantas gerou 98,8 milhões de MWh, ultrapassando a brasileira Itaipú, que perdeu seu posto de ‘n°1’. =/
A usina hidrelétrica chinesa de Três gargantas. (Foto: China Out/AFP)

A usina hidrelétrica chinesa de Três gargantas. (Foto: China Out/AFP)

  • Aço – Em 2014 os valores chegaram perto dos 800 milhões de toneladas.

18926_414725928699929_5781688519108730899_n

  • Minério de Ferro – dados de 2011, mostar que a China produziu 1,33 bilhão de toneladas. Mas mesmo assim é o maior comprador de minério de ferro do Brasil (45% da produção brasileira é exportada para a China).
  • “Terras raras” – que são os elementos químicos e minerais valiosos em eletrônica, tecnologia da informação, indústria de energia renovável e na fabricação de armas e equipamento militar. China tem mais de 90% das reservas mundiais.

  • Carros – com uma participação de mais de 30% na produção mundial.
_68271725_china_veh

Em 2013, eram vendidos 2500 carros por hora na China.

  • Smartphones – Os números de 2013, registraram mais de 230 milhões de unidades vendidas apenas na China. Além disso, as marcas chinesas Huawei, Lenovo e Xiaomi, estão ganhando o consumidor mundial.
  • Telenovelas – sim, você leu direitinho! A China tornou-se o maior produtor de telenovelas do mundo e o terceiro maior produtor de cinema, disse o ministro da Cultura chinês Cai Wu. Foram produzidos em 2011, 15.000 episódios de novela e 558 filmes.

download (1)

E do que não é o maior produtor… acho que ainda chega lá!

Vejam o caso do vinho! Isso mesmo: A China se tornará a maior produtora mundial de vinhos em menos de 5 anos, segundo o ‘The French National Centre for Scientific Research (CNRS)’.  Em 2013, o país era o quinto produtor mundial, com 570 mil hectares de vinhedos. Só para situar o leitor, a França tinha 800 mil hectares de vinhedo no mesmo ano! OMG!

Mas nem tudo são flores…

Com todo esse crescimento assustadoramente rápido, a China enfrenta hoje sérios problemas ambientais. A poluição é a , maior do mundo e em algumas cidades chinesas é praticamente impossível viver sem uma proteção para respirar.

1480578_3711776449312_837558186_n

Foto de Carol Lui.

Sabe-se que o governo chinês não está de braços cruzados em relação aos problemas sérios que o país está enfrentando, mas evita o alarde e tenta sempre contornar a situação.

E vamos ver onde tudo isso vai dar!

Zài Jiàn!

 

17 pensamentos sobre “China – o maior produtor de… quase tudo!

  1. Obviamente que você não estudou bem o Brasil. Precisa se aprofundar no assunto sobre o que fala para poder divulgar seus dados. Acredite, eles não estão claros, mas como tudo que se fala da China, quase tudo é mascarado… Aprofunde o tema com um trabalho metódico… Felicidades!

    Curtir

    • Olá Dr. Joselito.
      Obrigada pelo contato.
      O texto somente mostra dados da China.
      Só citei o Brasil na questão da hidrelétrica de Itaipu que, infelizmente, deixou de ser a maior do mundo depois da inauguração da Três Gargantas na China.
      Em nenhum momento minha intenção foi comparar Brasil e China ou fazer qualquer ‘estudo’ sobre o Brasil.
      Este é um blog que não tem pretensões acadêmicas. Somente mostrar um outro lado da China, suas belezas, sua cultura, a realidade que, muitas vezes, a midia ocidental não divulga.
      Vivo na China e posso dizer: nem tudo aqui é mascarado. Muito pelo contrário. Esse país nos surpreende a cada dia.
      Escrevo sobre o que vejo aqui, sobre o que vivo.
      Mesmo assim, agradeço sua opinião.
      Felicidades para o senhor também!

      Curtir

  2. olá,
    Bom dia, gostaria de saber Christine se você faz consultas de empresas ai na China, preciso de alguém que esta ai na china para fazer uma pesquisa física em uma empresa que estou querendo importar, obrigado.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá Christine!

    Adoro seu blog, mas vejo que o tema “poluição” é comentando sempre de forma sutil e superficial. Gostaria de saber mais sobre como você e a sua família lidam com a poluição. E como a poluição interfe no dia a dia de vocês, tanto na rotina, quanto financeiramente.
    Vocês já precisaram buscar atendimento médico por consequências da poluição?

    Um grande beijo

    Curtir

    • Olá Hana,
      Obrigada por seguir o blog.
      Bom, realmente a poluição é algo que não tenho falado muito. Ela é alta e isso deixa nossos dias sempre cinzas.
      Moro em Shanghai, e aqui a poluição não é tão alta como Beijing ou Chongming (que é a cidade mais poluida da China).
      Hoje a poluição não interfere na minha vida e nem da minha família. Aqui em casa ninguém tem problemas respiratórios e nunca fomos parar no hospital por algi diretamente relacionado a poluição. Mas sei que no futuro sequelas disso podem aparecer, ou não… Mas sei que o governo está mais preocupado e tomando muitas medidas para reverter isso. Só que acho que será a longo prazo. Não conseguirão reverter o quadro num passe de mágicas.
      Vou pensar em uma texto mais claro sobre isso.
      Abraço e obrigada pela dica. Na realidade nunca pensei em escrever sobre esse assunto.

      Curtir

      • Obrigada pelo retorno, Christine!

        Em janeiro me mudo para a China, vamos morar em Nanjing.
        Assim como o seu marido, o meu tambem trabalha na indústria automobilística, e tanto ele como meus dois filhos pequenos são alérgicos. Sendo assim, a poluição é algo que tem me preocupado muito.
        Vi uma reportagem de uma equipe da Globo (http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/07/poluicao-no-norte-da-china-afeta-cerca-de-150-milhoes-de-pessoas.html) onde eles falam um pouco sobre esse tema.
        Moro em Salvador BA, e nem com a Poluição de São Paulo estamos acostumados.
        Adorei saber que você vai escrever sobre esse tema!

        Grande beijo.

        Curtido por 1 pessoa

      • Hana,
        Nesse tempo aqui (11 anos) já vi de tudo… Muita gente que tinha asma e brinquite e aqui simplesmente as crises cessaram (vai entender), mas também o contrário existe. Nanjing não é das cidades mais poluídas da China, nisso você está em vantagem.
        E quanto a matéria, eu vi. Quando você estiver morando aqui, irá entender o que vou dizer agora: nem tudo é tão feio e extremo como a mídia ocidental divulga! Veja bem, o problema existe, é grave, mas as vezes as notícias são sensacionalistas demais… para qualquer tópico.
        Abraço e boa sorte! =]

        Curtir

  4. Olá, Christine Marote!
    Me chamo Ana Carolina, estou elaborando meu TCC e falo das exportações dos produtos agrícolas do Brasil para a China. Li sua matéria e, para a minha pesquisa, contém informações valiosas, principalmente sobre os dados territoriais para a produção agrícola. Porém, de acordo com as normas de um trabalho acadêmico (pelo menos na faculdade que estudo) não posso utilizar informações contidas em blogs como referência. Pode me enviar a fonte da qual retirou aqueles dados?

    Agradeço desde já e a parabenizo pelo blog…
    Ah, e posso fazer uma recomendação de livro? “Maonomics: Por que os comunistas chineses se saem melhores capitalistas do que nós?”

    Aguardo retorno.

    Att.,
    Ana Carolina.

    Curtir

    • Olá Ana Carolina,
      Obrigada por estar aqui e fico feliz que as informações contidas aqui possam te ajudar.
      Como disse no inicio do texto fui pesquisando em vários websites e coletando informações que achei interessantes. Aqui no blog não tenho a intenção acadêmica (apesar de já ter participado de vários estudos por parte de estudantes de graduação e pós, e o blog ser citado na bibliografia).
      Minha intenção é de informar, procuro sempre ver ao menos duas fontes, antes de redigir qualquer coisa que contenha ‘dados’. Geralmente coloco links quando são assuntos do governo, como vistos etc. Vou tentar achar nas minhas anotações os links de onde tirei essas informações, mas não garanto encontrá-las agora, até porque já tem um tempo que escrevi. Te mantenho informada.
      Ah… obrigada pela dica de leitura. Já esta na lista de compras quando for ao Brasil…rs
      Abraço.

      Curtir

  5. oi!
    bom dia por aqui!
    o clima já está mais ameno, e o frio vem chegando!
    os números simplesmente fantásticos! maravilha se o Brasil fosse assim!
    …………….beijo grande para vc e familia!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta