Blog/Cenas da China real/China/Compras/Curiosidades/viver na China

Taobao ou Alibaba? Onde comprar?

Não tem jeito… todo dia olho os dados de acesso do blog e vejo lá: post mais acessado – os que falam sobre o Taobao!

Acho engraçado isso, pois na realidade quando fiz os posts foi devido a experiências que passamos aqui com esse mercado online, onde você consegue comprar praticamente tudo que imagina (precisando ou não) e o quanto ele está presente na vida dos chineses e de muitos estrangeiros que vivem aqui. Afinal, lá temos o preço justo para as coisas simples do dia a dia, que no comércio local nos ‘matam’ por termos olhos redondos.

Ai recebo muitas, mas muitas mesmo, mensagens de leitores que me pedem para comprar para eles aqui e mandar para o Brasil… outros querendo saber como eu consigo comprar e outros ainda inconformados com o ‘não conseguir comprar direto’ do Taobao no Brasil. Esclarecendo: eu não faço isso. E para se cadastrar no Taobao tem que ter um numero de telefone local. Então fica mais difícil ainda alguém que vive em outros país comprar aqui.

Por essas e outras, resolvi escrever mais esse artigo dando umas dicas e esclarecendo algumas coisas sobre o mais famoso site de compras do mundo na atualidade. (rs).

Site do taobao na China

Site do taobao na China

Site do taobao quando acessado de outro país.

Site do taobao quando acessado de outro país.

Vendas para o exterior

O Taobao, até onde sei só vende direto para alguns países fora da China (e o Brasil não está na lista). Mas quando você entra no site estando fora, a página que abre é o Taobao ‘oversea’. Ou seja, já tem uma diferença de preços e até de produtos. Descobri isso porque outro dia abri a página com meu VPN ligado (ai estou com conexão dos EUA) e ele foi direto para uma página com preços bem estranhos para a média do Taobao chinês. Desliguei o VPN e tudo voltou ao normal…

taobao3

FAQ Global

Quais as opções para o Brasil?

Quem quer comprar do Taobao no Brasil, tem que acessar o Alibaba ou Aliexpress. É a mesma empresa, tem quase o mesmo tipo de ofertas e a aparência é semelhante.

E a coisa é tão casada, que a última promoção do Taobao, que foi dia 11/11, do ‘dia dos solteiros’ na China, foi estendida ao mundo pelo Alibaba. O que gerou uma receita quase 9,5 bilhões de dólares e o Brasil está entre os 3 maiores compradores do dia!

Preparem-se porque aqui já estão anunciando a promoção do 12/12! Chinês adora esses números repetidos…rs

Como saber se o produto é bom e confiável?

Bom, isso é algo meio complicado. Vai da sua pesquisa e de prestar atenção em alguns aspectos. Por exemplo, se na sua busca você achou o mesmo produto por 100, 60 e por 10 RMB (ou a moeda que for), desconfie do barato demais.

Quem está acostumado a entrar nesses sites também já deve ter reparado que diferentes vendedores usam a mesma foto. Ou seja, dificilmente a foto foi feita do produto que tem naquela loja.

Eu sempre procuro pensar num preço justo e faço a opção não pelo mais barato, e nem sempre pelo mais caro. Uma outra decisão fundamental vem da avaliação da loja e do vendedor.

E o como é essa avaliação do vendedor/loja?

Sempre que você faz opção por um produto, no canto direito da tela vão aparecer alguns desenhos. No caso do Taobao, começam com corações de 1 a 5, e depois que a loja atinge os 5 corações, passa para diamantes prateados (de 1 a 5 também), depois desse estágio vão para os diamantes dourados e depois para as coroas. Ou seja, um vendedor com coroas (mesmo que seja uma) tem muito mais experiência e avaliações positivas que um que tem corações.

taobao5

Vendedor ‘diamante’ no Taobao.

Mas se a loja é nova (outro dado a se averiguar), claro que o vendedor só terá os corações… tem que começar por algum ponto, não é?

Quem avalia o vendedor/loja, são os próprios consumidores depois que recebem o produto. E da mesma forma, eu como consumidora, tenho meu status também, o que me dá algumas vantagens, como ‘delivery free’, descontos maiores etc. Acho que devem ter mais benefícios, mas como meu entendimento do site em mandarim fica restrito, acabo perdendo algumas coisas, com certeza.

E isso funciona muito, porque o chinês não compra nada sem olhar as avaliações de outros consumidores. E o vendedor leva isso muito à sério. Se um vendedor não te dá atenção numa reclamação, vai lá na página dele e coloca uma avaliação ruim, insatisfatória. O cara pira! Te liga, manda mensagem, pede para você mudar, te manda brinde. =]

Até onde sei, o Alibabá funciona quase do mesmo jeito.

taobao4

Sistema de avaliação no Aliexpress é por medalhas!

Entrega no Brasil

Olha, sinto informar, mas a demora de entrega no Brasil é por conta da nossa própria burocracia nacional. O problema é no Brasil e não na China. Aqui, uma compra do Taobao é entregue em menos de 48 horas, na maioria das vezes.

Temos que levar em conta que precisa atravessar o mundo, mas 20 dias é o prazo que o correio aqui nos dá para algo chegar ao Brasil. O que passar disso, juro, é trâmite alfandegário e dos Correios.

Mas nem tudo são flores

Bom, gente, nem tudo que reluz é ouro e num site como esse, onde há milhões de vendedores, você pode sim comprar gato por lebre. Por isso é necessário tomar cuidados, não acreditar em negócios da China, porque como já disse aqui, negócio da China é para chinês! Rs

E outra, os preços da China, você só consegue na China. E coisa boa é cara, mesmo aqui desse lado do mundo. O ocidente precisa parar de achar que na China só há coisas baratas e de baixa qualidade. Claro que elas existem… mas aí é questão de escolha. Do tipo de produto que você está querendo ter na sua vida. Se o propósito é algo descartável, como uma decoração para festa, ou uma fantasia para uma noite, ai se pode arriscar mais. Mas se quer coisas de qualidade, você encontra na China sim, e no taobao também. Só que pelo preço que a qualidade exige, que ainda assim, mais barato que o Brasil.

Agora eu não me arrisco a comprar um iphone, por exemplo, pelo Taobao… mas cada um é cada um, certo?

Fiquem atentos!

E boas compras!

Zài Jiàn.

36 pensamentos sobre “Taobao ou Alibaba? Onde comprar?

      • Ola! Então, quando meu esposo viajou para a china eu procurei saber várias coisas sobre ela e descobri o taobao. Consegui me cadastrar e daqui utilizando meu cartão de credito comprar os produtos. E quando ele viaja pra china sempre peço para entregar no hotel que ele fica hospedado. Os produtos são realmente baratos e mesmo as coisas de marca, são mais em conta que aqui no Brasil. Quando quero comprar algo e realmente ter a certeza do que estou comprando vou no Tmall. Mas viajando pra China também descobri o wechat que facilita muito o contato com as lojas. Foi comprando uma fantasia para minha filha que descobri que um vendedor do taobao, tem uma loja em sites internacionais e que entregava no Brasil. Comprei no taobao, ele colocou um valor a mais pela entrega e a mercadoria chegou aqui.

        Curtir

      • Olá Vanessa!
        Bem interessante sua experiência, mas só deu certo porque vc conseguiu um contato com o vendedor via outros meios que, para quem não está na China, fica complicado descobrir esses caminhos.
        Agora, a maior novidade para mim, foi o cadastro de cartão internacional. E olha que aqui tem muito brasileiro, todos loucos pelo taboo, mas ninguém conseguiu cadastrar cartão que não seja chinês.
        Abraço e obrigada por compartilhar sua experiência.

        Curtir

  1. Cara Christine, muito obrigado pelo seu post. Gostaria de uma ajuda sua. Estarei em Shenyang-Liaoning, durante 03 semanas. Gostaria de comprar no Taobao e mandar entregar no hotel em Shenyang. Isto é possível? Quando tento comprar algo a informação que recebo é de que “este produto não pode ser entregue na China”.

    Curtir

    • Olá Walter,
      O que dará certo é vc pedir para alguém que more aqui (de preferência um chinês) com conta no taobao, comprar para vc. Será menos dor de cabeça e frustração. Além do que vc deve estar no taobao internacional, por isso a mensagem de não entregar na China. As páginas tem diferenças, sutis mas tem. Percebi isso quando navego com ou sem o VPN ligado.
      Abraço e boa sorte!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Christine, tudo bem? Adorei a matéria mas ainda me restam dúvidas. Hoje entrei no site e consegui achar entrega pro Brasil com um frete de ¥5 para 5 CDs por ¥42. O vendedor possui dois diamantes, mas achei o preço bem barato. Será que devo confiar nesse frete e preço?
    Obrigado.

    Curtir

    • Obrigada pela visita Anderson, mas não, não pode parcelar. Essa coisa de parcelar em vezes no cartão é coisa de brasileiro… Aqui ninguém sabe o que é isso. Mas deve haver sites credenciados do taobao, ou alibaba, voltados para o público brasileiro que fazem esse tipo de transação.
      Abraço.

      Curtir

  3. Entrei no Aliexpress para comprar mas percebi que a página onde eles pedem nossas informações para a finalização da compra não é criptografada. Você já observo isto?

    Curtir

  4. oi!
    boa tarde por aqui! muito calor e umidade! abafado!
    já andei namorando algumas coisas no alibaba, mas muito confuso para mim!
    mas vc sempre nos orientando, isso é excelente!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

  5. Eu tenho um amigo chinês em Guangzhou que compra bastante na Taobao. Eu aprendi como comprar coisas na China com ele: de sempre desconfiar do preço e pedir para eles o diminuirem. Normalmente o fazem. É um pouco mais difícil negociar o preço online, mas com sites como a Alibaba, é possível.

    Curtir

      • Ola boa niite… gente se quizer ver realmebte os valores dos precos china .tem um programa chamdo HOLA baizem ele pelo baixaki . E instalem. Depois vai aparecer na parte superior direita da tela na pagina que vc usa pra acessar web. Ai vcs mudambo ip clicando no pais desejado . Feito isso vc pode notar que a pagina vai mudar de BR para CN se for china . 🙂 boas compras.

        Curtir

  6. Olá Chris, bem a propósito seu post… Ontem fiz uma compra no Ali Express…Já nem lembro direito o que foi que comprei. Uma sweter, tenho certeza e mais dois itens… Comprei para experimentar o funcionamento e estou ansiosa pra que chegue aqui. Demora um pouco e é natural. Os preços não foram muito baratos nem muito caros, mas mais baratos do que aqui no Rio. Quando as mercadorias chegarem, comentarei com você o que achei. Quem me recomendou o site foi minha filha. Ela tem amigas que costumam comprar no Ali Express.
    bjs

    Curtir

Deixe uma resposta