Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Qual nome escolher?

Bom, ano começando ao melhor estilo chinês de ser: houve feriado dia 1, 2 e 3 de janeiro e por consequência todos trabalharam nessa sexta, sábado e domingo. Resumindo, podemos dizer que o governo adiantou o final de semana do pais inteiro para terça, quarta e quinta. Aí na sexta tudo volta ao normal. E somos presenteados com uma semana de 8 dias de trabalho consecutivos. Tá bom, você não entende a lógica… nem eu! então não se desespere, simplesmente vire a página e continue em frente.

Já desisti de entender a lógica do povo chinês. Simplesmente toco a vida! rs

E colocando em dia a leitura das novidades na terra do sol nascente, li algumas que não poderia deixar de contar aqui. Aí, quem sabe um dia, vocês acabam entendendo a minha lógica de entender a lógica chinesa.

imagesCA8PBTHX

Nomes: já comentei aqui que nome de chinês é um problema enorme. As opções de nomes são extremamente restritas e resulta que vemos um milhão de pessoas com o mesmo nome fácil, fácil. Fora quando eles não resolvem se auto-nomear com palavras que escutam da boca dos estrangeiros do tipo: wednesday(quarta-feira), rainbow (arco-iris), morning (manhã) só porque eles acham o ‘som’ da palavra bonito. E também temos que levar em conta que o chinês gosta de significado, aí até dá para entender ‘arco-iris’. Ok, não dá, né? Tudo bem.

Mas com a ideia de ajudar os futuros pais a escolher o nome do seu rebento optando por um menos comum, a polícia do Distrito de Jiading criou um blog onde os pais podem ir e escolher os prováveis nomes para seu bebê. Depois de feita a escolha, eles enviam seus prediletos via email para um bem intencionado policial, que responderá informando quantas crianças/pessoas há com esse nome em Shanghai.  Pelo menos os pais poderão optar pelo menos repetido, se é que isso resolve algo nesse mar de gente que é a China. Uma pena que a nota não dava o endereço do blog para podermos dar uma espiadinha e descobrir as sugestões oferecidas…

E ainda sobre nomes, o panda fofo que nasceu em Chengdu (cidade oficial dos pandas chineses) no primeiro dia dos jogos olímpicos de Londres, só agora tem seu nome oficial. Isso porque foi feita uma enquete GLOBAL para que fossem sugeridos nomes e depois a votação entre os favoritos. O nome vencedor foi OREO (dizem que foi uma jogada de marketing, vai saber…) pelas cores do panda serem iguais as do biscoito (sim, aqui na China ele também chama OREO).

6a7b4d333d244e80a4fbd111d9091141

Mas atrás do significado para deixar os chineses felizes (e desviar a atenção do rumor de mkt), foi divulgado que oreo em grego significa beleza e  além disso o nome inicia com ‘O’, a mesma letra de olímpico. Até faz sentido a escolha, não é? Mas claro que ele tem que ter o nome chinês e a tradução 9se é que se pode chamar assim) ficou Ao Li Ao.

E apesar dos rumores e dos protestos esse foi um bom nome. Ao menos melhor que a segunda opção, que era LIMPIC.

O duro é se o povo começar a querer usar esse nome para as crianças… OMG!

Zài Jiàn!

c43301Só para registro: fui procurar a foto do panda Oreo para colocar aqui e não é que já encontrei um panda com pote azul (cor da embalagem do biscoito Oreo) sendo vendido na net? a foto fala mais que palavras… ou eu que estou ficando muito critica…rs

Anúncios

9 pensamentos sobre “Qual nome escolher?

  1. Me lembrou de um antigo funcinario do Rick, que na falta de uma opcao mais criativa, e considerando a simbologia de peixes na China, resolveu dar o nome de “fish”, para seu filho. Fish Yu, “yu” traduzindo, significa peixe, e uma pessoa de muita sorte, pois a palavra peixe e duplicada no seu nome. Vou tentar rever o Peixe Peixe para saber como vsi. Valeu a lembranca! Feliz Ano Novo 🙂 Bya

    Curtir

    • Outra história muito boa essa. E sei que vc deve ter ao menos umas 400 mil mais. Vou te nomear ‘fonte de relatos de experiência’! Adorei te ver aqui! Beijo e eu moro na China ainda e vc? hehehe
      Feliz 2013!

      Curtir

  2. Haja imaginação para escolher um nome novo. Eu nunca consegui memorizar o nome da minha primeira ayi. Vendo que seria difícil resolvi batizá-la com o nome de Lily e ela gostou. A segunda se chamava jian, como eu não memorizava ela facilitou e disse é o mesmo que dinheiro. Aí veio a terceira, já foi muito pra mim então chamava de ayi mesmo. E o nome das amigas, Indianas, Koreanas….E errar nome de amiga é inaceitável,kkkk.

    Curtir

  3. Oiêeeeeeeeeee
    Ficou excelente, assim vc abre seu OL e já vem o post do dia…rsrsrs
    Saiu na Vejinha de ontem uma matéria sobre os chineses no Rio…inclusive os nomes q escolheram por aqui: Leo, Lucas, Thomas, Cyntia,…ou melhor respectivamente:
    Aiping, Yaojiu, Zhihua e Yuanxiu…até q capricharam.
    Adorei o ursinho Oreo e a criatividade do pote azul…rsrsrs
    Beijussssssss

    Curtir

  4. oi! boa tarde de domingo aqui! Sai de uma cochilada muito gostosa depois de ter almoçado! Acertei e, já recebendo a nova postagem!
    Muito interessante o lance dos nomes, deve ser uma loucura muita gente com o mesmo nome……rsrsrsrsrsrsrs
    …………sabe que ainda estou cochilando……mas tá muito legal o teu trabalho!
    abraços e beijos para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s