Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Como pode?

Algumas vezes me pergunto como um povo tão rude no trato, nas ações e no convívio social, pode construir e utilizar objetos tão delicados e cheios de detalhes.

Isso acontece nas construções e objetos do império, nos souvenirs que vendem pelas lojinhas de turismo e (o que mais me espanta) nos objetos de uso diário, coisas que são ferramentas de trabalho, muitas vezes.

Outro dia, andando pela rua, me deparei com um grupo de homens fazendo a poda das arvores, perto de casa. E eles brigavam, gritavam, mas carregavam no ombro escadas feitas de bambu. Em pleno século 21, vc se deparar com trabalhadores usando escada de bambu numa metrópole como Shanghai, é no mínimo intrigante e, sinceramente, me emocionou de uma forma saudosista.

bambuescada2

bambuescada1

Ou no meio da frenética Nanjing Lu, uma rua cheia de lojas, shopping e restaurantes num mix entre os badalados e carésimos até os fashionistas e descolados, com preços mais acessíveis, a gente se depara com essa senhorinha confeccionando braceletes com flores de jasmim. Verdadeiras obras de arte, feitas a mão e vendidas a RMB 1,00 (cerca de R$0,35). Sua duração é tão curta como o preço, mas é a delicadeza da confeccção e o contexto onde ele acontece que me fascina.

IMG_1159

IMG_1160

E ainda sem falar da famosa caligrafia, da escrita do mandarim, que é uma arte e para nós o grau de dificuldade é imenso. Mas eles escrevem como se escrevessem um aeiou, sem o menor esforço e com uma rapidez invejável.

Bom, são esses contrapontos da cultura chinesa que me instigam. Que me fazem tentar entender, que me cativaram e ainda assim, me emocionam.

O extremamente moderno, hitech, constratando com o que era usado há mais de 100 anos atrás. E ver isso numa cidade como Shanghai é mais impactante ainda.

Essa é a China!

Zài Jiàn!

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s