Sexta feira, 01° de julho, foi um dia de grandes comemorações pela China: celebraram os 90 anos de fundação do Partido Comunista Chinês, que está a 61 anos no poder! E a comemoração contou com muitas apresentações, desfiles militares, queima de fogos (claro) e muitas inaugurações. Chego à conclusão que independente da posição partidária, da localização no planeta ou do tipo de celebração, os políticos são unânimes: tem que ter muita coisa para inaugurar e muita gente ensaiada para assistir! J
Assim sendo… muita coisa foi inaugurada por esses lados no ultimo final de semana. Até porque a China, que já tem a mania de grandeza, tem também a preocupação cada vez maior de mostrar ao mundo e aos chineses que a administração é eficiente e em ‘time que está ganhando não se mexe’.
Aí vejo no jornal a noticia que inauguraram a ‘ponte sobre o mar mais longa do mundo’ com 42 quilômetros de comprimento, na cidade de Qindao (famosa pela melhor cerveja da China). Batendo o próprio recorde chinês, pois até então a maior ponte sobre o mar ficava na baía de Hangzhou, ligando as cidades de Jiaxing a Ningbo, com 36 quilometros de extensão.
Sim, realmente é espetacular. As obras aqui são de um tamanho e uma grandeza alucinante, de você parar e ficar imaginando como aquilo foi projetado e construído. Mas esse é o ponto que às vezes me deixa entediada: tudo aqui é o maior, o melhor, o mais, o principal. E o que não é provavelmente está rodeado de chineses pensando e discutindo a maneira de fazer a coisa ficar grande o bastante. Uma vez já coloquei que era chato, mas eu sempre repetiria nos meus posts as palavras imensas, maior, grandiosa até a exaustão!
E para completar o assunto pontes, as 3 maiores pontes sobre terra do mundo também estão no país do meio. Para quem não lembra, China em mandarim é ‘Zhong guó’, que traduzido ao pé da letra significa ‘país do meio ou centro’. Ou seja, desde sempre eles se intitularam o ‘centro do mundo’.
E a festa de inaugurações terminou, obviamente, com o ‘mais longo gasoduto do mundo’ (8.700 km) que levará gás natural do Turcomenistão, na Ásia Central, até a China.
Está bom ou vocês querem mais?
Zai Jian!