Blog/Cenas da China real/Compras/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Lustres e luzes…

Faz tempo que não falo muito da opulência e das coisas absurdamente extravagantes que há por aqui. Mas nessa semana fui num local e me deparei com um monte de lustres de cristal, lindo, enormes, imensos, com 70 lâmpadas mais ou menos cada! J

Aí resolvi escrever, porque lá em 2004, logo que começamos essa história de China, isso foi uma das coisas que mais chamou minha atenção: os lustres de cristal. No Brasil, naquela época você via sim, mas alguns… Sei que hoje está um pouco mais comum, que as pessoas têm usado mais na decoração, mas nada se compara à China.

Lustres

Qualquer saguão de hotel, restaurante chinês, club houses de condomínios e casas, sim casas nem tão grandes, tem que ter o seu exemplar. E a criatividade deles não tem limites. São formatos inusitados, lâmpadas e mais lâmpadas, brilho, muito brilho. Parece que quanto maior o lustre for, mais requinte e status tem o local.

E o numero de lâmpadas que eles colocam nas casas? Logo que mudei, me assustei: na minha sala de visitas tem 63 lâmpadas. Dá para imaginar? Só o lustre principal tem 40! J Fora as 6 arendelas que pedi para remover na reforma e os abajours. Já falei isso antes, mas não canso de repetir, tem certas coisas que só acredita quem vem e vê, ao vivo e a cores.

Quem vê pensa que aqui existem umas 30 Hidrelétricas de ITaipú, funcionando à pleno vapor. Mas não é bem assim. Boa parte da energia total utilizada no país ainda vem das minas de carvão. E toda a semana se vê notícias de acidentes nas minas, muitas vezes com vítimas fatais. E outra coisa: é cara. Mas muito cara mesmo.

Quando recebi nossa primeira conta de luz, minha vizinha estava em casa por acaso. Abri e devo ter feito aquela cara de espanto impossível de disfarçar. Ela olhou para mim, deu uma risada e falou: “Welcome to China!”… Fiquei sem saber se ria ou chorava. J

São as peculiaridades da China, coisas que nossa cultura ecológica não permite entender, que os nossos costumes jamais irão se adaptar.

Mas uma coisa eu tenho que admitir: os tais dos lustres são bonitos. Ah… isso são!

Zài Tian!

Anúncios

6 pensamentos sobre “Lustres e luzes…

  1. Tão lindos que trouxe alguns para a Holanda. Num pais onde less is more, posso dizer que na nossa cozinha o lustre é opulente. More is more!

    Curtir

  2. Pode trazer um lindão desses para colocar na minha sala de jantar…pq agora acho q finalmente vamos terminar a “reforma”….rsrsrs
    O importante é o cristal…6 lampadas está mais q bom, a energia anda cara demais por aqui…..rsrsrs
    Beijusssssssssss

    Curtir

  3. são lindos!!!!!!!!!!!!!! Realmente!……mas fica para a proxima vida,
    se puder ter empregados para limpá-los!!!!!!!!!!!
    beijão para vc e familia!

    Curtir

  4. Christine, que coisa de louco, kkk! Por aqui estamos sendo orientados a usar o mínimo possível de eletricidade para evitar a ocorrência de apagões e a nossa energia é barata. Com toda essa parafernália de lustres dai, com certeza a gente iria a falência, rs…rs. Adorei seu post.
    Um abração grandão,
    Manoel

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s