China/Cultura Chinesa/Palestras e Assessoria intercultural

Uma visão da China atual

Muito falo e escrevo a respeito da China há 11 anos aqui no blog e depois no Instagram. A vivência de 16 anos no País do Meio me deu o privilégio de acompanhar de perto todo o crescimento e desenvolvimento desse país e sua sociedade.

Costumo dizer que chegamos (eu e minha família) na China na época em que não existia smartphones e wifi era algo improvável por aquele lado do mundo.

 Presenciamos o país se tornar o maior canteiro de obras do mundo durante a preparação para as Olimpíadas de 2008. Vimos tantas coisas acontecerem e, ao mesmo tempo, nos sentíamos tão parte desse movimento, que somente olhando para trás que percebemos o quanto tudo aconteceu tão rápido.

Tenho muitos insights, uma opinião própria a respeito desse pais que por tanto tempo chamei de lar, mas sinto que as vezes me falta um maior embasamento teórico para defender meu ponto de vista e sempre busco informações que me mostrem o caminho a seguir, onde posso estar enganada, por onde posso mostra melhor a quem me segue um pouco além da superfície que esse complexo sistema politico e econômico tanto deixa o ocidente incomodado.

E nessas buscas, me deparei com o vídeo do canal do Historiador e escritor Marco Antonio Villa, que na ocasião entrevistou o Professor Leonardo Burlamaqui, falando da agenda de Xi Jinping e mostrando uma China real, a que conheço e vivi grande parte da minha vida, sem pré conceito, somente mostrando de forma clara e direta casos como o da Evergrande e de Jack Ma.

Assisti mais de uma vez e realmente me senti aliviada e feliz, pois constatei que não minhas “teorias” não estão tão longe da realidade, que tenho uma visão não distorcida do que a China representa hoje ao mundo. Quando fiz meu MBA sobre a influencia da cultura chinesa nos negócios, tive essa mesma sensação algumas vezes: de alivio, de perceber que estava indo pelo caminho certo.

Por isso resolvi compartilhar essa entrevista com vocês, dividir essa Aula Magna, como bem disse Marco Villa ao final do vídeo.

Eles falam sobre

“O Caso Evergrande – O sistema financeiro chinês e a presença do Estado – Poderá haver uma “implosão controlada” da Evergrande – A instabilidade financeira coloca em risco o crescimento econômico – O socialismo com conceitos schumpeteriano.”

Espero que, como eu, você se empolgue e compartilhe o que vai assistir aqui!

Deixe seu comentário também. Assim podemos construir mais conhecimento juntos.

 Zái Jián!

5 pensamentos sobre “Uma visão da China atual

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s