China/Curiosidades/Dicas de Shanghai/Viagens/viver na China

Jardim Botânico de Shanghai

Uma das minhas promessas para eu mesmo, na época de isolamento pelo Covid-19, foi que não deixaria mais para trás as boas experiências que pudesse ter, principalmente alegando “falta de tempo”, já que esse a gente tem que saber lidar.

A gente deixa de visitar amigos e lugares, apreciar um pôr do sol, parar numa praça simplesmente para não fazer nada, dar valor ao prazer de pequenas caminhadas, bons papos e por aí vai. Muitas coisas ponderei nesse período e resolvi que não podemos (nem devemos) nos arrepender pelo que não fizemos.

E assim, para iniciar os trabalhos pós quarentena, fiz uma lista de lugares que quero visitar, entre eles estava o Jardim Botânico de Shanghai.

Se pararmos para pensar friamente, como que em quase 12 anos vivendo nessa cidade, nunca arrumei um tempo para fazer essa visita? Coisas inexplicáveis que o período recluso nos fez ponderar, não é?

Shanghai Botanical Garden

O Jardim Botânico de Shanghai é o maior jardim botânico municipal da China. Possui uma grande coleção de milhares de plantas, incluindo algumas espécies raras.

Primeiro nomeado Longhua Nursery Garden em 1954, tornou-se o Jardim Botânico de Xangai em 1974 e foi aberto ao público em 1978.

Agora, possui uma área de 81,86 hectares. Desde 2007, tornou-se uma base abrangente que combina pesquisa e produção botânica, turismo e educação em ciências da natureza e ganhou muitos prêmios em exposições internacionais de flores.

A cada estação, o parque muda de cor e cenário, baseado nas plantas e flores da época. Então temos diversão garantida pelo ano todo.

A primavera é a época mais bonita, claro, pela diversidade de flores e cores.

Grandes exposições de flores são frequentemente realizadas (inclusive tem uma acontecendo no mês de maio todo).

Infelizmente, por conta da pandemia, as exposições nos pavilhões e estufas estavam fechadas.  E isso nos fez deixar de apreciar as varias espécies de orquídeas que estão expostas num deles,

Mas existem peônias, azaleias, rosas e magnólias aos montes para se apreciar.

Além das flores tem o Bamboo Garden que possui mais de 100 espécies de bambus da maioria dos lugares da China e de todo o mundo.

E mesmo no inverno há o que visitar no Jardim Botanico: existe uma estufa com cerca de 1 hectare e tem altura de 32 metros. Um sistema automático pode controlar e ajustar o meio ambiente e fornece condições de vida adequadas para as 3.500 plantas tropicais de diferentes lugares do mundo.

Com duas áreas principais de exibição, a estufa (que estava fechada também), mantem uma  Exposição de Plantas Tropicais, com uma floresta tropical em miniatura. As plantas da floresta tropical de Xishuangbanna (clica para ver minha visita a essa cidade na província de Yunnan) e da província de Hainan, são eleitas para criar paisagens maravilhosas.

Jardim de Bonsais

Sem sombra de duvidas esse foi o ponto alto da nossa visita. Um jardim sereno, repleto de bonsais de diversos tipos e tamanhos, cercados pela arquitetura oriental, com toda a sua beleza emoldurando cada canto desse jardim.

Bom, esse é mais um dos lugares que as fotos dizem mais que as palavras.

Super recomendo a visita. Um bom lugar para ir com crianças e fazer um delicioso picnic.

Informações

A entrada foi RMB 15,00 e o Jardim de Bonsai RMB 7,00. Quando o parque está com todos os espaços abertos, há uma opção de ingresso a RMB 40,00, que dá direito a visitar o parque e todos os pavilhões e jardins.

De metrō se chega pela linha 3 – Shilong Rd. Station.
Endereço: No.1111 Longwu Road, Xuhui District / 上海市徐汇区龙吴路1111号

Zài Jián!

4 pensamentos sobre “Jardim Botânico de Shanghai

  1. Bom dia Chistine:Estive na China há dois anos atrás,começando por Shangai.Inclusive seguindo seus comentários..Adorei a cidade.Só que não tinha conhecimento deste Jardim Botânico – foi pena…De qualquer maneira,consegui apreciar pelas fotos…Obrigada pela postagem.Um abração e sucesso pra você!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s