Uma das minhas promessas para eu mesmo, na época de isolamento pelo Covid-19, foi que não deixaria mais para trás as boas experiências que pudesse ter, principalmente alegando “falta de tempo”, já que esse a gente tem que saber lidar.
A gente deixa de visitar amigos e lugares, apreciar um pôr do sol, parar numa praça simplesmente para não fazer nada, dar valor ao prazer de pequenas caminhadas, bons papos e por aí vai. Muitas coisas ponderei nesse período e resolvi que não podemos (nem devemos) nos arrepender pelo que não fizemos.
E assim, para iniciar os trabalhos pós quarentena, fiz uma lista de lugares que quero visitar, entre eles estava o Jardim Botânico de Shanghai.
Se pararmos para pensar friamente, como que em quase 12 anos vivendo nessa cidade, nunca arrumei um tempo para fazer essa visita? Coisas inexplicáveis que o período recluso nos fez ponderar, não é?
Shanghai Botanical Garden

O Jardim Botânico de Shanghai é o maior jardim botânico municipal da China. Possui uma grande coleção de milhares de plantas, incluindo algumas espécies raras.
Primeiro nomeado Longhua Nursery Garden em 1954, tornou-se o Jardim Botânico de Xangai em 1974 e foi aberto ao público em 1978.
Agora, possui uma área de 81,86 hectares. Desde 2007, tornou-se uma base abrangente que combina pesquisa e produção botânica, turismo e educação em ciências da natureza e ganhou muitos prêmios em exposições internacionais de flores.







A cada estação, o parque muda de cor e cenário, baseado nas plantas e flores da época. Então temos diversão garantida pelo ano todo.
A primavera é a época mais bonita, claro, pela diversidade de flores e cores.
Grandes exposições de flores são frequentemente realizadas (inclusive tem uma acontecendo no mês de maio todo).
Infelizmente, por conta da pandemia, as exposições nos pavilhões e estufas estavam fechadas. E isso nos fez deixar de apreciar as varias espécies de orquídeas que estão expostas num deles,
Mas existem peônias, azaleias, rosas e magnólias aos montes para se apreciar.






Além das flores tem o Bamboo Garden que possui mais de 100 espécies de bambus da maioria dos lugares da China e de todo o mundo.
E mesmo no inverno há o que visitar no Jardim Botanico: existe uma estufa com cerca de 1 hectare e tem altura de 32 metros. Um sistema automático pode controlar e ajustar o meio ambiente e fornece condições de vida adequadas para as 3.500 plantas tropicais de diferentes lugares do mundo.
Com duas áreas principais de exibição, a estufa (que estava fechada também), mantem uma Exposição de Plantas Tropicais, com uma floresta tropical em miniatura. As plantas da floresta tropical de Xishuangbanna (clica para ver minha visita a essa cidade na província de Yunnan) e da província de Hainan, são eleitas para criar paisagens maravilhosas.
Jardim de Bonsais
Sem sombra de duvidas esse foi o ponto alto da nossa visita. Um jardim sereno, repleto de bonsais de diversos tipos e tamanhos, cercados pela arquitetura oriental, com toda a sua beleza emoldurando cada canto desse jardim.










Bom, esse é mais um dos lugares que as fotos dizem mais que as palavras.
Super recomendo a visita. Um bom lugar para ir com crianças e fazer um delicioso picnic.
Informações
A entrada foi RMB 15,00 e o Jardim de Bonsai RMB 7,00. Quando o parque está com todos os espaços abertos, há uma opção de ingresso a RMB 40,00, que dá direito a visitar o parque e todos os pavilhões e jardins.
De metrō se chega pela linha 3 – Shilong Rd. Station.
Endereço: No.1111 Longwu Road, Xuhui District / 上海市徐汇区龙吴路1111号
Zài Jián!
Pingback: Qing Ming Festival em resumo | China na minha vida
Pingback: PROGRAMAS COM CRIANÇAS NA CHINA | China na minha vida
Obrigado Christine! Muito bom!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei!!!
Os bonsais lindos..
Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom dia Chistine:Estive na China há dois anos atrás,começando por Shangai.Inclusive seguindo seus comentários..Adorei a cidade.Só que não tinha conhecimento deste Jardim Botânico – foi pena…De qualquer maneira,consegui apreciar pelas fotos…Obrigada pela postagem.Um abração e sucesso pra você!
CurtirCurtir
Oi Claudete,
Se serve de consolo, eu moro aqui há 12 anos e foi a primeira vez que fui lá hehehe
Obrigada por continuar por aqui!
Abraço
CurtirCurtir