Blog/China/Curiosidades/viver na China

AINDA hei de entender!

A coisa aqui não é fácil de entender e mais complicado ainda é aprender. Outro dia falei para meu motorista, que perguntou se eu ia buscar uma encomenda, que meu pedido ‘ainda’ estava sendo enviado. O ‘ainda’, na realidade ‘still’ em inglês, foi incompreensível e ele começou a coçar a cabeça (sinal número 1 de que ‘a vaca está indo pro brejo’.) e repetir a palavra ‘still’ muitas vezes. Aí pensei ‘vixi, melou’ (não foi bem isso, mas vocês tem que entender que meu blog é aberto a todas as idades! Uiii).

celular053

E para explicar algo como ‘ainda’ para uma pessoa chinesa que fala não mais do que uma dúzia de palavras em inglês??? Se é ‘praia’, ‘paralelepípedo’, ou outra palavra mais concreta, rapidamente consulto meu amigo ‘google’ e tchan, tchan, tchan, tchan: mostro a foto grande e colorida do paralelepípedo, por exemplo! Ele fica feliz de ter aumentado seu vocabulário e passa o resto do dia repetindo a palavra em alto e bom som. Aí cada vez que entro ou saio do carro, ele olha para mim, dá uma risadinha tipicamente chinesa e repete: ‘pa-ra-le-le-pí-pe-do’. Ok, eu concordo… exagerei nesse exemplo, nem eu sei como fala essa palavra em inglês, mas sabe como é, às vezes a situação é tão surreal, que se eu não dou uma ‘enfatizada’, vocês não conseguem captar o espírito da coisa.

Mas voltando ao ‘ainda’, como fazer para sacar a figura do Google? Não dá, né? Então saquei meu segundo aliado: dicionário inglês / chinês. Fácil de ser usado: digita-se a palavra no topo da página e aí aparece uma lista com os significadoS em mandarim. Sim, com ‘s’, plural. Porque quando dei ‘enter’, pordeusdocéu… Apareceu uma lista de umas 20 combinações de ideogramas que significavam ‘ainda’! Gente, pensem comigo: ainda, palavrinha simples que significa que uma ação começou e continua acontecendo, ou que estamos esperando por alguma coisa que não acabou, não chegou, não aconteceu, mas vai acabar, chegar e acontecer em algum momento.

Só que: nada é tão simples assim aqui nesse lado do mundo! Lembram? Já falei isso milhões de vezes! E o nosso simples ‘ainda’, traduzido para o mandarim deu um segundo ‘nó’ na cabeça do pobre homem. Aí fui buscar outro recurso do dicionário que vai te mostrando onde usar cada variação da palavra procurada. Para mim a que melhor definia era a opção que definia ‘em andamento’. Aí parece que ele entendeu um pouco melhor, mas acho que nem sabia mais porque eu estava mostrando aquela palavra a ele.

 celular055Olha, meu marido costuma dizer que é um perigo falar inglês com o Liu porque a gente tem que simplificar tanto, mas tanto que acabamos desaprendendo a língua (que por sinal, ainda não domino assim tão bem!). E de fato, muitas vezes me vejo falando que nem índio: ‘eu querer ir carrefour’.

Agora o pior, que me deixa mais … vamos dizer estressada e inconformada, é que quando eu falo uma das 12 frases que ele decorou e, pelos motivos acima explicados, fica completamente errada, desestruturada, ele olha para mim, com um ar de ‘ahaaa, te peguei!’ e diz com a maior cara de pau: ‘você está falando errado, o certo é blá blá blá.’

Bom, queridos amigos, ai se o dia já não está daqueles em que tudo são flores, minha paciência e boa educação vão para o Brasil num voo ultrassônico e começo a falar um monte e rápido e com palavras que ele não conhece (que maldade, eu sei), e no final, bem devagar: Você entendeu? Aí para fechar com chave de ouro, ele responde: sim, entendi tudo.

Nessa altura do campeonato, já desisti de brigar, até porque a única que se estressa sou eu, e acabo é rindo (não sei se da situação ou de nervoso). E SEMPRE tento me lembrar que EU é que devia estar falando o idioma deles, já que eu sou a hóspede por aqui! FATO!

Mas de tudo isso, o que posso dizer para vocês é que sempre, depois que passa a gente ri!

Agora mesmo, eu lembrando das cenas, estou rindo sozinha… =}

Zài Jiàn!

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s