Blog/China/Cultura Chinesa/viver na China

Ano Novo Chinês

O calendário chinês é lunar, baseado na lua, por isso eles celebram o ano novo sempre entre o final de janeiro e inicio de fevereiro, dependendo do ciclo lunar. O ano novo começa quando finda o 12° ciclo lunar, mas a cada 8 anos são acrescentados 90 dias para não perder a sincronia com o calendário solar. Praticamente toda a Ásia segue esse calendário e celebra o Ano Novo Chinês. Nesse ano o primeiro dia do ano do Coelho será 3 de fevereiro. Mas o feriado se inicia no dia 2, pois como nós eles celebram a última noite do ano e a entrada do ano novo à meia noite.

 imagesCAE4FBF5

Mas na realidade os preparativos para o ano novo já começaram desde o inicio de janeiro. As lojas vendem enfeites e símbolos de boa sorte e prosperidade e as casas são todas decoradas da mesma forma como fazemos para o Natal. Além da queima de fogos, que uma semana antes já começa a estourar em nossos ouvidos.

Os dias que antecedem o ano novo é o período de se preparar a casa e o espírito para receber as boas vibrações do novo. Então tudo é limpo (pelo menos uma vez no ano!rs), roupas novas, cortam o cabelo (por que acreditam que cortar o cabelo durante a primeira lua, pode cortar a sorte), fazem planos para atrair sorte e prosperidade. Prosperidade é uma palavra chave aqui, tudo gira em torno dela, pois é com ela que vão conseguir dinheiro, status e bens. Algumas vezes acho que o dinheiro é realmente o deus dos chineses.

Enfeites nas cores amarelo e vermelho são colocados nas portas para atrair prosperidade. (Imagem da net.)

Toda a decoração é nas cores vermelho e amarelo ou dourado. O roxo também é considerado uma cor de sorte. Essas são as cores da prosperidade e fortuna, como eram as cores do Império. As roupas usadas no dia do ano novo, ou na noite da véspera também devem seguir esses tons para atrair mais sorte.

Para os chineses tudo que envolve essa celebração é cheio de signos e superstições. Tudo bem, que nós ocidentais também temos um monte delas, mas sinceramente nem todo mundo leva isso tão a sério, nem dá tanta importância quanto o povo asiático. As novas gerações estão um pouco menos rígidas nesse sentido, mas são 8 séculos de tradição, que não se perde da noite para o dia!

Nos próximos posts, vou falar um pouco dos principais rituais e lendas que envolvem toda a celebração do Ano Novo Chinês. Lembrando que a celebração dura 15 dias! J

Xi nién Kuai Lé!

Um pensamento sobre “Ano Novo Chinês

  1. Pingback: Costumes do Ano Novo Chinês | China na minha vida

Deixe uma resposta