Asia/China/Viagens

Hong Kong perdeu um dos seus ícones

Semana passada me deparei com a triste notícia que o Jumbo Floating Restaurant não existe mais. Afundou nas águas do mar da China, depois de quase 50 anos atracado na Baia de Hong Kong.

Esse restaurante flutuante era um dos ícones turísticos de HK. Impossível não ir admirar a onipresença desse barco de 76 metros de comprimento que teve como inspiração um palácio imperial chinês e que poderia receber 2300 pessoas ao mesmo tempo.

Além de ter sido cenário de filmes de Hollywood, o Jumbo recebeu muitas visitas ilustres nos seus anos de glória, entre elas a Rainha Elizabeth II.

O que se sabe é que com o inicio da pandemia em 2020, o restaurante encerrou as atividades. Recentemente passou por uma restauração e a empresa que administrava o Jumbo decidiu levá-lo para outro ponto do mar da China.

Uma semana depois de ter deixado o porto de Hong Kong, o barco enfrentou “condições adversas” e naufragou, sem deixar vitimas. E, segundo a administradora, por estar num local de muita profundidade, não será possível realizar resgate da embarcação.

Eu diria que essa história está muito estranha, mas vamos acreditar nas fatalidades, não é?

Minha visita em 2007

Tive o privilégio de apreciar o Jumbo ao longe algumas vezes, mas em 2007 resolvemos fazer a travessia de cerca de 5 minutos até o barco e conhecer sua suntuosidade.

Naquela época ainda não existiam os smartphones e nem a facilidade de registrar tudo que passava pela nossa frente, mas algumas fotos são suficientes para deixar o registro para a posteridade. Afinal, como as Torres Gemeas em NY, quem viu, viu… e guarde as fotos para contar história!

Nesse post eu contei sobre nosso passeio no dia que visitamos o Jumbo.

Então é isso: mais um ícone que se vai…

Quem sabe um dia saberemos a história completa desse episódio da história recente de Hong Kong.

Zái Jián!

2 pensamentos sobre “Hong Kong perdeu um dos seus ícones

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s