China/Livros

Livro – Nan Meizhou 南美洲

Hoje vou escrever sobre um livro bem diferente dos que tenho resenhas aqui no blog. Diferente, porque praticamente todos os livros que li e recomendo são sobre a história da China em diversos momentos desses 5 mil anos e alguns sobre como é a vida de estrangeiros que vem viver nesse país.

A bem da verdade, o objetivo principal desse blog é esse! Há 10 anos escrevo sobre o processo de adaptação e a cultura chinesa, choque cultural, a importância de entendermos o passado para conviver com o presente, o quão necessário é saber da cultura local para sofrer menos e dezenas de outros tópicos que vocês já conhecem.

E o que tem esse livro, com nome em mandarim, de diferente dos demais?

Simples: ele é um livro que tem por objetivo contar o caminho inverso. Como foi para chineses se mudarem para o Brasil, a adaptação cultural, as dificuldades de entender nosso jeito brasileiro de ser.

Sim, gente! Costumamos sempre pensar nas nossas dificuldades, comparar tudo e todos com o nosso padrão brasileiro. Quantas vezes já ouvi (ou mesmo falei): “mas no Brasil isso não é assim” ou ainda “no Brasil isso não aconteceria, como eles podem fazer isso ou aquilo? “.

Mas será que alguém já pensou o quanto é difícil para um chinês mudar para o nosso pais? Quantas vezes eles devem se fazer as mesmas perguntas e afirmações que nos fazemos estando no país deles?

Como já dizia minha avó: a moeda tem sempre dois lados. E muitas vezes nos esquecemos de nos colocar no lugar dos outros.

Nan Meizhou – histórias sobre a imigração chinesa em Campinas

南美洲 ou Nán měizhōu significa América do Sul, e esse é o titulo escolhido por Fernando Henrique da Silva para ser o titulo do seu livro-reportagem.

Foi desenvolvido através de um levantamento histórico com pesquisas bibliográficas, entrevistas com imigrantes chineses e a população campineira. Checou como o imigrante chinês (…) encontrou formas para superar essas barreiras e diferenças culturais, linguísticas e sociais.

Entre os relatos dos imigrantes chineses e pinceladas na história da china, que motivaram a vinda dessas pessoas ao Brasil, o livro torna-se um documento histórico e uma narrativa dos próprios chineses que contam quase informalmente sua trajetória para Fernando.

Falam de desenvolvimento, de como o Brasil tem dificuldades de progredir, mais por conta de falta de uma diretriz governamental, de religião, da liberdade que eles tem no Brasil. Falam dos hábitos, de como conseguem sobreviver com seus negócios frente a falta de segurança e a burocracia que muitos imigrantes levam anos para entender.

Sem sombra de dúvidas um material riquíssimo e que nos surpreende.

Sinceramente, algumas ponderações que os chineses fizeram sobre o Brasil, eu (e muitos brasileiros que vivem no exterior) faço diariamente. Nossa visão de fora fica mais clara, fora da caixa. Então entendo as ‘criticas’ como uma constatação. Triste, mas real.

Vale a pena entender como um estrangeiro vê nosso país, porque escolheu viver nele e como lida com a realidade local.

Como imigrante que sou, entendo muitas das comparações e me coloco no lugar deles, principalmente conhecendo a China como conheço.

Como o livro chegou em minhas mãos

Através de uma conversa no Instagram, Fernando me apresentou seu trabalho e fiquei muito curiosa para ver esse outro lado da moeda!

Através de uma amiga que estava no Brasil, conseguimos fazer a logística para ela receber o livro e me trazer. E, claro, também enviei meu livro para Fernando.

Sobre Fernando (biografia disponível na Amazon)

Fernando Henrique da Silva formou-se em Jornalismo pela Unip de Campinas (SP) e atualmente trabalha com assessoria de comunicação para o terceiro setor. Gosta de escrever sobre pessoas que se esforçam para fazer do mundo um lugar melhor.
Em 2019, teve o seu projeto de iniciação científica sobre a imigração chinesa na cidade de Campinas aprovado e como projeto de conclusão de curso, escreveu Nan Meizhou: histórias sobre a imigração chinesa em Campinas, baseando-se nos relatos dos chineses, hongconguenses, taiwaneses e brasileiros entrevistados.

Onde encontrar

O livro Nan Meizhou – histórias sobre a imigração chinesa em Campinas, está a venda na Amazon (ebook) e impresso através de contato direto com o autor.

Boa Leitura.

Zai Jian!

2 pensamentos sobre “Livro – Nan Meizhou 南美洲

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s