Mês passado li um livro super interessante sobre a China, ou melhor, sobre os chineses e as reproduções fiéis que fazem por aqui.
Sim, todos vão concordar comigo que o mercado das cópias chinesas é mundialmente conhecido.
O interessante é que hoje em dia também existem cópias de lugares; e a reprodução é tão fiel que muitas vezes nos espanta e nos faz pensar em como pode isso acontecer!
O fato é que aqui na China tudo é possível… acreditem. Quem está acompanhando as mídias e noticiários sabe bem do que estou falando. Afinal, qual país do mundo se reinventou e passou a ser uma das economias mais fortes do mundo em apenas 30 anos?
O último boom sobre a sociedade chinesa foi no livro que virou filme : Asiáticos podre de ricos.
Para quem não conhece os chineses milionários, pode até achar que o autor exagerou, mas nada do que ele escreveu é invenção, apesar da obra ser de ficção.
Os chineses multimilionários realmente fazem uso do dinheiro de uma forma muito peculiar e nem o céu é o limite.
Mas vamos ao tópico que me trouxe aqui para dividir com vocês essa reflexão.
Uma lembrança de Paris (Made in China)
O livro UMA LEMBRANÇA DE PARIS, de Jean Hamant , é uma leitura prazeirosa, rápida e divertida e nos faz pensar muito sobre a realidade da sociedade atual.

A maneira inusitada com que tudo se desenrola na trama e nos surpreende a cada página, não nos deixa querer largar o livro para saber como tudo vai terminar, qual o próximo passo de cada personagem.
Sinopse: (como publicado)
Meng Xiang tinha sempre o mesmo pesadelo. Via-se criança, em Paris, antes da violenta catástrofe que destruiria a cidade. Apaixonado pela França, esse riquíssimo chinês decidiu consagrar toda sua vida à reconstrução da cidade. Mas o resultado, por mais fiel que fosse, não atraía os turistas. Parecendo mais com uma Disneylândia, faltava algo que desse alma à cidade.
Com a ajuda de seu mordomo, François, e de um jovem antiquário batizado Théophile Gautier, Senhor Meng dedica-se a um projeto audacioso: formar seus funcionários para que se tornem parisienses!
Meio O Show de Truman e meio O fabuloso destino de Amélie Poulain, “Uma lembrança de Paris”, terceiro livro de Jean Hamant, desenha um retrato surpreendente e satírico dos parisienses e da imagem que eles passam aos turistas estrangeiros.
A descoberta
Descobri esse livro, pois a pessoa que fez a tradução do livro para o português começou a seguir a página do blog no instagram, justamente por curiosidade a respeito da China, enquanto estava realizando esse trabalho.
E por conta de uma conversa (várias na realidade) acabei sabendo do livro e, claro, quis ler e dividir com vocês.
A Esther tem o instagram @lendofranceses, onde divulga esse livro e outros escritores franceses.
Para quem tiver interesse, o e-book está disponível nesses links
Ficção ou realidade?
E como toda ficção tem um pouco (ou muito) de realidade, não é só Paris que os chineses transportaram para seu próprio território.
Nesse link, em inglês, mostram várias cidades “reconstruídas” desse lado do mundo!
E eu ainda não fui conhecer nenhuma delas, se é essa a pergunta que estão fazendo a si mesmos. 😜
Como sempre digo: quando a gente pensa que já viu de tudo…
Zai Jian!
Pingback: Livro: Uma lembrança de Paris — China na minha vida – CURIOSIDADES NA INTERNET .COM
Obrigada pela divulgação, Chris! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei a dica, vou ler. Obrigada por compartilhar!
CurtirCurtido por 1 pessoa