Compras/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Pó de Pérola – o milagre da juventude chinesa

Há muito tempo, fui num mercado de pérolas em Suzhou e me deparei com saquinhos de um pó branco, que as vendedoras teimavam em me vender. Através de gestos, me diziam que era para passar no rosto e tentavam apontar alguma mancha na minha pele, fazendo cara feia, dizendo “bu hao” (literalmente, não bom) e apontando para o pó, seguido da expressão feliz e um entusiástico “han hao” (muito bom).

Como sou muito desconfiada em assuntos de milagres da cosmética, sinceramente coloquei a oferta na caixinha do “elas querem fazer um negócio da China com a estrangeira aqui”.

E foi assim que fui apresentada para o pó de pérola, que só muito tempo depois descobri o que era. Isso aconteceu em 2009, logo que cheguei em Shanghai.

Tempos atrás comecei a receber e-mails e mensagens pelas redes sociais se eu conhecia o pó de pérola, se eu usava, se realmente ele era milagroso e quanto custava aqui.  Eu sabia muito pouco a respeito, nunca havia tido a curiosidade de usar e o preço é irrisório desse lado do mundo.

O tempo passa e as coisas voltam

Nesse vai e vem do tempo, fui a Qingdao e, numa feirinha de beira de praia, me deparei com sacos e sacos de pó de pérola, vendidos como se fossem arroz, sem nenhum glamour ou destaque em meio as bugigangas que são comercializadas nessas feirinhas.

Lembrei de quantas perguntas e contatos recebi por conta desse produto e resolvi fazer um stories no Instagram (@chinanaminhavida). E, para minha surpresa, quase que imediatamente as perguntas começaram e duraram as 24 horas que o vídeo ficou no ar!

Claro que comprei um saquinho do milagroso e desejado pó, mas ele continua intacto, pois decidi pesquisar um pouco a respeito e compartilhar aqui.

E não é que o pozinho é famoso? Várias pesquisas e teorias sobre ele e, o que me deixou boba: no Brasil é vendido a peso de ouro!

Minhas descobertas sobre o Pó de Pérola

Desde a antiguidade, o pó de pérola é conhecido na China e é usado em sofisticados medicamentos e tido como um elixir da juventude. Definitivamente ele faz parte da cultura chinesa, e aparece em todas as gravuras chinesas que retratam rostos e mulheres, destacando sua brancura, maciez e, consequentemente, a beleza.

Não esqueçam que o padrão de beleza para as asiáticas de modo geral é a pele ser alva, branca como as pérolas (confere aqui).

Está comprovado que as pérolas possuem cálcio, aminoácidos e minerais que ativam e regulam determinadas funções no organismo. Seu uso pode ser puro, que terá absorção de 95 a 98% na pele, como também usado na composição de cremes hidratantes, máscaras e até em maquilagem, perdendo um pouco seu grau de absorção, mas que garante os benefícios.

Li também que ele pode ser usado na medicina para tratamento de transtornos do sistema nervoso, melhorando a ansiedade, diminuindo complicações como hiperatividade, pressão alta e até insônia. Na área cirúrgica, usado para acelerar a cicatrização (absorve umidade e evita propagação de infecções, promovendo a regeneração dos tecidos).

O Pó de Pérolas (珍珠 粉 – fen zhen zhu) é um produto obtido pela trituração de pérolas, resultando em um pó muito fino, naturalmente compatível e facilmente absorvido pela pele ou pelo sistema digestivo (sim, alguns artigos falavam da ingestão oral do pó).

Agora, sinceramente não sei se tudo isso é realmente comprovado cientificamente. Na realidade estou buscando informações para ver se faço uso do saquinho de pó que trouxe na mala ou não!

Adorei o texto que descreve o pó, que encontrei num site de vendas na Amazon:

 

“Os tratamentos com pó de pérolas hidratam, suavizam, reafirmam e revestem a pele de maravilhosos efeitos nacarados, dando-lhe um resplendor incomparável. Além desses benefícios o pó tem efeito soft focus, ou seja, as partículas brilhantes preenchem as linhas de expressão e, ao refletir a luz, a impressão é que as rugas desapareceram”. 

Depois de ler isso, cheguei a conclusão que perdi 10 anos da minha vida sem conhecer esse milagre a fundo e, consequentemente, envelheci mais rápido. Agora é tarde!

A lenda               

Como sempre, tudo na China, uma civilização milenar, tem uma lenda que explica como a história surgiu, se perpetuou e, claro, se tornou verdade.

Diz uma antiga lenda, que uma princesa, poucos dias antes do seu casamento, se viu com várias manchas no rosto e ficou desesperada, com receio de que seu noivo a rejeitasse, imediatamente chamou os médicos da corte, que começaram a buscar soluções para o problema. Chegaram a conclusão que a única coisa que era branca e pura como a lua, eram as pérolas. Então moeram algumas perolas e passaram no rosto da princesa e as manchas desapareceram.

Se isso é verdade ou não, não sei, mas diz-se que desde então as mulheres chinesas não vivem mais sem esse pozinho milagroso.

E a notícia se espalhou pelo mundo.

O pó de pérola ganhou fama no mundo pelos seus efeitos rejuvenescedores (aumenta a produção de colágeno), anti rugas, tonificante (provocando um lifting), clareador de manchas, esfoliante natural, além de outras coisinhas mais.

Um dos sites mais interessantes que encontrei, foi o Arquitetando Estilos, e entre outras afirmações, essa resume bem esse fenômeno:

 

“Enfim, o pó de pérolas é considerado uma verdadeira panaceia com muitos benefícios terapêuticos e antienvelhecimento e, com certeza seu uso constante e correto poderá manter você com uma aparência mais bela, jovem e saudável ao longo da vida”.

Um outro site que deixo como referência para quem tiver curiosidade, é o Acuterapia, que entre outras informações, diz:

 

“Muito se fala sobre os benefícios do pó de pérola nos tratamentos de pele, mas pouco se explica porque esta maravilhosa substância tem tantas qualidades como desenvolver uma tez radiante e jovem, estimular o crescimento da pele nova e regenerar o colágeno. O livro taoísta “Bao Pu Zi”, escrito por Ji Ge Hong no século IV, foi um dos primeiros textos a reivindicar que pérolas tinham a chave para a longevidade”.

Resumindo

Queridos leitores, aí estão as informações que encontrei. Espero que eu tenha conseguido dar uma ideia do que é esse pozinho, dito milagroso.

Nada que está escrito aqui é cientifico, foi meramente um resumão das informações que li para matar a curiosidade de todos, inclusive a minha.

Se vou usar o pó que comprei? Não sei. Talvez misture um pouco no meu hidratante para testar por uma semana e depois conto os resultados no Instagram.

Alguém aqui usa (usou)?

O que acham dessa descoberta da beleza?

Será que estamos todos em busca da beleza eterna?

Acho um pouco de ilusão, mas vamos em frente…Deixem aqui sua experiência, seus comentários, suas impressões sobre o tema.

Zài Jián!

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “Pó de Pérola – o milagre da juventude chinesa

  1. Querida Christine,
    Tenho pensado bastante em você… pois já estou chegando em Shanghai, ….. Sim estão me faltando apenas a sua cidade e Pequim…. Você será minha estrela neste capítulo de Shanghai. Já tenho um nome para o livro “Na China com os anjos”. E você é um deles…
    Quanto ao artigo sobre o pó de pérola… adorei… Será que serve para velhinhas de 75 anos????
    Se ser vir…. estou encomendando um saquinho na sua próxima vinda ao Brasil.
    Um beijo, parabéns!
    arcelina

    Curtir

    • OI Arcelina,
      Que bom saber que o livro está bem adiantado. Muita honra fazer parte dessa sua história.
      Ansiosa…
      Beijo grande.

      Curtir

  2. Bom dia querida! Siiimmm! Já usei pó de pérola e realmente é maravilhoso! Tenho formação em estética e em 2011 descobri essa maravilha num curso da área. Neste curso , que era sobre derma roller, usávamos o pó de pérolas como opção de máscara pos tratamento e o resultado foi simplesmente maravilhoso. Se me permitir mais uma dica, aliar o pó de algas com um pouquinho de água ,como máscara de efeito tensor ,e usar antes do pó de pérola , ahhhhh!!!! Aí sim teremos um “negócio da China”! Gratidão pela postagem! Vou aproveitar que estou aqui e ir atrás dessa maravilha! Tinha me esquecido desse pequeno milagre!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s