No mês passado, fiz aqui uma resenha do livro Garotas de Xangai, de Lisa See.
Um romance que mostrou a decadência de Shanghai e a luta de duas irmãs para conseguirem atravessar o mundo e conquistar a vida perfeita nos Estados Unidos.
A resenha completa desse livro está nesse link.
Como eu tenho vários livros da autora, comecei a ler o segundo que apareceu na lista de livros sobre a China e, para meu deleite, esse livro é a continuação do “Garotas de Xangai”.
Continua contando a saga das irmãs Pearl e May, só que agora o foco é a filha adolescente Joy, que depois de perder o pai, que se suicidou, descobre muitos segredos que envolvem sua origem e a deixam completamente sem rumo (esse é o final do primeiro livro, desculpem pelo pequeno spoiller).
Desse ponto se inicia o romance Sonhos de Alegria.
O nome original é “Dreams of Joy” e eu li a versão em espanhol onde o titulo é “Sueños de Felicidad”. Na realidade acho que houve um trocadilho com o nome da personagem “Joy” pode ser traduzido como alegria ou felicidade do inglês para o português/espanhol.
Dreams of Joy
Na realidade, para mim, o nome em inglês é o que mais se encaixa no enredo do romance, pois como todo adolescente, Joy se apega num sonho de felicidade quase utópico e acredita que poderá fazer a diferença lutando pelos ideais da nova China.
Por estar confusa e revoltada com suas descobertas, resolve ir à China para resgatar suas origens, abre mão de sua nacionalidade americana, vai para um coletivo apoiando o equivocado projeto de Mao do “Grande Salto Adiante” para a libertação da China, do final da década de 1950.
Numa mistura de idealismo e ingenuidade adolescente, ela não ouve ninguém que tenta lhe abrir os olhos de quão difícil será esse caminho que escolheu. Somente o tempo irá mostrar a Joy as consequências de suas escolhas.
Resenha do livro na Amazon
Uma história comovente de amor heróico entre mãe e filha. Nenhum escritor evocou melhor a voz e o coração da cultura chinês.
Em Dreams of Joy, a aclamada escritora Lisa See retoma a história das irmãs Pearl e May e de Joy, a tenaz filha de dezenove anos da primeira.
Joy, ainda dominada pelos segredos de família que acabou de descobrir, foge para Xangai no início de 1957 para procurar seu pai biológico, o artista Z. G. Li, por quem May e Pearl já se apaixonaram. Deslumbrada por ele e cega pelo idealismo e pelos desafios colocados pela realidade, Joy mergulha na Nova Sociedade da China Vermelha, alheia aos perigos do regime comunista.
Pearl, devastada pela fuga de Joy e aterrorizada por sua segurança, está determinada a salvar sua filha a todo custo. Da cidade lotada às aldeias remotas, Pearl enfrenta velhos demônios e desafios quase intransponíveis enquanto segue Joy, na esperança de reconciliação.
No entanto, quando as viagens de Joy e Pearl finalmente convergem, um dos episódios mais trágicos da história chinesa coloca suas vidas em perigo.
Mais uma vez, a pesquisa da See é impecável, criando um mundo autêntico e visualmente fascinante. Um conto épico surpreendentemente documentado da China na era revolucionária.
Sobre o livro
Apesar de ter encontrado a tradução do titulo em português e algumas resenhas do mesmo, não encontrei o livro no nosso idioma. Como já escrevi, tenho a versão em espanhol.
Segundo a autora, não era sua intenção uma continuação do primeiro livro, mas no final foi um caminho com final feliz.
“Eu consegui continuar a história de Pearl, May e Joy. Aprendi muito sobre eles e sobre mim no processo. Mais importante, consegui dar aos personagens um final feliz. Adorei isso!” Lisa See
As criticas para esse romance, lançado em 2011, foram excelentes e ele ocupou a primeira posição na lista de ficção do New York Times por semanas.
“Uma história com personagens que invadem a vida do leitor, se instalam nela e iluminam as inúmeras decisões e vicissitudes que constituem a história humana, Lisa See é superada a cada novo romance.” Los Angeles Times
Realmente Lisa See encanta e prende o leitor com sua narrativa e já conferi que tenho mais 3 livros da autora no meu Kindle. Então, aguardem, porque logo logo trago mais novidades por aqui.
Sobre a autora
Lisa See é uma escritora e romancista americana, que vem de uma família sino-americana. Seu bisavô paterno era chinês e isso teve um grande impacto em sua vida e trabalho. Ela escreveu e liderou muitos eventos culturais enfatizando a importância de Los Angeles (EUA) e Chinatown.
Zài Jián!
Obrigada
Enviado do meu iPhone
>
CurtirCurtido por 1 pessoa