Continuando a proposta de reblogar algumas postagens marcantes e/ou interessantes do blog, eu me deparei com essa: ‘Cenas da China Real’, que me inspirou a criar a tag com o mesmo nome.
Sim, a China real, pois viver em Shanghai é viver numa China mais ocidentalizada, onde os costumes, ao menos na ‘bolha internacional’ se confundem.
Você pode andar por uma rua onde as pessoas cozinham na calçada e virar a esquina e entrar num shopping center onde a loja mais simples é uma Prada.
Saindo daqui as coisas são um pouco diferentes…
E essa história de banheiro, ainda é um fator que nos pega de jeito: não temos estrutura para usar. Fato!
Bom, descubram a história e se quiserem saber de outras, é só clicar no link no alto da página: Cenas da China real!
Zái Jián!
Existem algumas coisas que acontecem por aqui que até hoje, após quase 9 anos, ainda me trazem sensações de susto, às vezes raiva, outras impotência. Algumas vezes, depois da incredulidade com o fato, vem o acesso de riso. Mas daqueles de te fazer relaxar e lembrar-se do momento por muito tempo.
Mas todas essas sensações, hoje não representam tanto o espanto pelo que vejo, porque já consegui entender alguns mecanismos do raciocínio e o ‘modus operanti’ chinês (ao menos, me esforço para). Representam, sim, algo que não sei explicar direito, mas ficam entre admiração pela maneira simples, às vezes até banal, como eles resolvem os problemas e, ao mesmo tempo, frustração por perceber que nunca conseguiremos entender isso direito. Seja porque é difícil para nós que fomos educados a questionar, ver a atitude de pessoas que foram educadas para cumprir as ordens, seguir as regras e nunca questionar.
E olha…
Ver o post original 847 mais palavras
Muito bom relembrar…coisas reais q só a China tem!!!
Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
oi!
divertido relembrar a instalação do vaso sanitário, onde o Mario trabalhava!
e algo que nunca esqueço, é a disputa pelas cadeiras de roda no hospital!
a cadeira de rodas presa com cadeado!
beijo grande para vc e familia!
CurtirCurtir
Ahhh Edson, realmente, fiquei entre esse post e o da cadeira de rodas… mas como esse deu origem à tag… optei por ele…rs
Me divirto até hoje lembrando daquela tarde!
Abraço.
CurtirCurtir