China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Livros/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Livro “O Poder da China”: Desmistificando Ideias e Explorando a Ascensão Chinesa

Hoje quero falar sobre um livro que já havia lido há um tempo, mas acabei por não escrever sobre ele por aqui: “O Poder da China” de Ricardo Geromel. Muitas coisas aconteceram em 2020/2021, como todos sabem, e na época não me entusiasmei por escrever, ai o livro ficou esquecido (mas não completamente).

Bom, como o mundo dá voltas, fui convidada pela Larissa Kobilic, através da Escola Klavis, para falar sobre a China com a turma do clube de leitura que ela promove, e adivinhem qual era o livro? Exatamente, O Poder da China.

Então toca tirar ele do baú de livros esquecidos e reavivar a memória do que li, com outra empolgação e prazer, já que aqueles períodos difíceis do mundo já se foram!

Minhas impressões

Se você é como eu, fascinado pela cultura e o incrível dinamismo chinês, este livro é uma leitura obrigatória.

Primeiro, vamos falar do autor. Ricardo Geromel é um cara que realmente mergulhou de cabeça na China. A sua experiência de anos por lá,  traz uma perspetiva única sobre a ascensão desse gigante asiático.

A grande sacada do livro é como ele desmistifica muitas ideias pré-concebidas que temos sobre a China. Tipo, acredite ou não, a China não é apenas uma fábrica gigante que produz tudo o que compramos. Claro, isso é uma parte, mas há muito mais acontecendo debaixo desse chapéu.

E uma coisa que me encantou, foi que muitas dos fatos que ele coloca tão bem, fazem parte do meu discurso nas palestras, cursos e até mesmo nos textos aqui do blog. É muito reconfortante perceber que nossas teorias tem fundamento, que fazem sentido dentro do contexto que estamos explorando.

Geromel vai fundo na política, economia e cultura chinesas, sem deixar de lado histórias pessoais e insights que só alguém que realmente viveu lá poderia trazer.

E isso é um dos pontos que sempre bati: ninguém que tenha passado 15 ou 20 dias na China, cercado por todo um aparato, uma rede de apoio para facilitar a estada e o deslocamento, pode sair fazendo teorias sobre a China. Esse país é complexo e vai muito além do que nossos olhos podem enxergar, é como um iceberg.

Outro ponto que também acredito é que ele mostra que a China não é uma máquina imparável. Tem seus problemas e contradições, igualzinho a qualquer outro lugar. Sempre falo que a China é um país incrível e por mais que eu adore esse lugar, não é o paraiso na Terra (rs).

Ele explora o conceito de “poder” na China. Não é só sobre ter o maior exército ou a maior economia (embora eles estejam chegando lá). É sobre influência, soft power, e como a China está moldando o mundo de maneiras que muita gente nem percebe, além de jogar uma luz sobre a relação China x Ocidente, o que é super relevante hoje em dia, com todas as tensões comerciais e geopolíticas rolando.

Além de deixar claro que para entender o presente desse país, é primordial conhecer o passado, sua história e sua cultura milenar. Esse é um ponto que não canso de levantar, pois apesar de toda a tecnologia, o desenvolvimento e o lugar que a China ocupa no mundo atual, os hábitos e costumes do passado ainda estão presentes no dia a dia do povo chinês.

Inclusive, para quem não conhece bem a história, recomendo começar o pelo anexo, que está no final do livro, e faz um resumão (muito pontual) da história contemporânea da China.

Resenha do livro

Vou deixar aqui a resenha sobre o livro e a mini biografia do autor que está na Amazon.

Com este livro, você aprenderá: As ferramentas básicas para decodificar a China; Qual é a relação China vs. mundo e como as empresas chinesas se internacionalizam; Por que e como a China tem crescido tão rapidamente; Como fazer negócios com o mercado chinês; Os detalhes dos principais protagonistas da nova economia digital da China; O que é a Nova Rota da Seda, em que o governo chinês promete investir US$ 1 trilhão no exterior; Quem são Shenzhen, Hangzhou e diversos outros unicórnios chineses; Por que é um consenso que a China ultrapassará a economia dos EUA.

Ricardo Geromel cobre bilionários para a Forbes USA desde 2011 e escreveu a única matéria de capa com um brasileiro da revista. É também autor do best-seller BI.LIO.NÁR.IOS: o que eles têm em comum além de nove zeros antes da vírgula. Geromel é fluente em cinco idiomas e morou nos cinco continentes. Trabalhou com commodities agrícolas para o Noble Group, nos escritórios de Hong Kong, Suíça, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Também atuou como gerente de projetos em Conakry, na Guiné, para o grupo Bolloré, conglomerado francês que opera a rede de logística mais ampla da África. Lançou uma empresa em Pequim, em 2011. Foi dono de dois times de futebol profissional nos EUA: o Fort Lauderdale Strikers, com Ronaldo Nazário (o Fenômeno) como sócio; e foi cofundador do San Francisco Deltas, time criado como startup de tecnologia, que foi campeão no primeiro ano. Atualmente, é sócio da StartSe, lidera as operações na China e vive em Pequim com sua esposa Madison Stanford. Ricardo é formado em Administração de Empresas pela Farleigh Dickison University, em New Jersey; possui Masters in Management, especialização em Inovação e Empreendedorismo pela ESCP Europe, a escola de negócios mais antiga da Europa (1819) – curso eleito pelo Financial Times como o melhor do mundo em 2010, ano em que Geromel cursou; e ganhou bolsa integral para fazer pós-graduação sobre a Nova Rota da Seda na prestigiosa Universidade Tsinghua, melhor universidade da China, onde estudou o atual presidente Xi Jinping.

Então, se você quer entender melhor esse gigante que é a China, é uma leitura que vai te abrir a cabeça. E olha, prepare-se para ficar com vontade de comprar uma passagem pra lá depois de ler!

E não esqueça que estou por aqui para te dar todas as dicas e facilitar sua estada no País do Meio.

Zái Jián!

4 pensamentos sobre “Livro “O Poder da China”: Desmistificando Ideias e Explorando a Ascensão Chinesa

  1. Pingback: Livro “O Poder da China”: Desmistificando Ideias e Explorando a Ascensão Chinesa – Agora é notícia

Deixe uma resposta