Cultura Chinesa/Curiosidades/Livros/Palestras e Assessoria intercultural

A verdadeira história de Mulan

Levanta a mão (ou deixa um “eu” nos comentários) quem não morre de amores pela história da Mulan na versão Disney?

Já assisti diversas vezes e me encanto em cada uma delas.

E para quem não sabe, a história de Mulan é uma daquelas que são contadas de pai para filho na China e faz parte do folclore popular muito antes da Disney fazer o desenho e conquistar o mundo!

Com o objetivo de contar a verdadeira história de Mulan, a editora Cai Cai está lançando o livro infantil (que vai atrair muitos adultos também) com a versão chinesa: Eu sou Hua Mulan.

A “Balada de Mulan” surgiu entre os anos 386 e 581 d.C., no norte da China (muito antes da famosa animação americana!). Assim como outros contos populares, a história da heroína que se disfarça de homem para poupar o pai da guerra atravessou os séculos sendo adaptada de incontáveis maneiras, encantando gerações de crianças.

O livro, escrito e ilustrado pelas autoras chinesas Qin Wenjun e Yu Rong, os leitores irão se impressionar com as belas ilustrações feitas em papel de seda recortado para recriar as passagens memoráveis da vida da lendária guerreira que, num gesto de amor, honrou sua família e salvou seu país.

O projeto

Para isso, a editora lançou no Catarse, um pré-venda solidária que, segundo o depoimento na página:

“Esta pré-venda solidária foi a forma que encontramos de impulsionar o lançamento do livro em tempos de distanciamento social, recompensar nossos leitores com descontos e brindes exclusivos e colaborar com a democratização do acesso à leitura através de doações de livros.”

A cada dez apoios confirmados, doaremos um exemplar do nosso catálogo para bibliotecas comunitárias. Por isso escolhemos uma campanha de meta flexível: quanto mais arrecadarmos, mais livros doaremos, sem risco de cancelamento da proposta.

O dinheiro arrecadado também se destina a amortecer os custos já gastos com a produção do livro, que está sendo impresso em gráfica. E, da mesma forma, quanto mais arrecadarmos, mais livros novos iremos produzir, em menor tempo!”

Como participar

Para apoiar esse projeto e garantir seu exemplar com brindes extras, acesse a página do livro no CATARSE e escolha a opção que mais te agrada. E corre porque são somente mais 6 dias de promoção, e você não vai ficar fora dessa, não é?

O livro já está em gráfica e será impresso ao longo da campanha, assim como todos os brindes. Portanto, no dia 8 de novembro, quando a campanha acabar, será iniciado os envios para os apoiadores, que devem ser concluídos até o dia 12 de novembro.

Nesse mesmo período, serão entregues os livros doados as bibliotecas parceiras do Projeto.

Conheça a CAI CAI

A editora Cai-Cai foi criada em maio de 2021, com foco em literaturas de infância não ocidentais. Visite nosso site e conheça o catálogo.

Vamos apoiar esse projeto que além de ser um resgate da lenda original chinesa, escrito por chinesas, incentiva a leitura. E tudo que incentiva o hábito de ler, tão escasso entre nossas crianças, merece nosso apoio.

Conto com você.

Zái Jián!

6 pensamentos sobre “A verdadeira história de Mulan

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s