China/Cultura Chinesa/Curiosidades

BaZi – Os 4 Pilares do Destino

Eu sou aquela pessoa que adora astrologia, numerologia, que já fez mapas de todas as formas e, realmente, quando feitos por profissionais sérios e que entendem do que estão tratando é algo fenomenal.

Na China, estudei os princípios básicos do Feng Shui e do IChing, mas com o único objetivo de sanar algumas dúvidas pessoais e entender de verdade como isso funciona.

Desde que comecei a fazer conteúdo sobre a China, pesquisar a cultura, soube que nos casamentos havia um costume de se contratar um estudioso para que fizesse os Quatro Pilares do Destino dos noivos, a fim de saber se eram compatíveis em vários aspectos da vida, incluindo emocional e financeiramente, já que os pilares de um não poderiam “apagar” ou prejudicar a fortuna do outro.

Somente depois das previsões serem entregues é que o compromisso de casamento seria firmado. E ai fazem outro estudo para decidir a data do casamento, dentro da mesma perspectiva: que tudo some para a prosperidade do casal e da família de ambos.

Para meu espanto, conversando com a Marina Caramez, que é especialista em astrologia chinesa, formada em Hong Kong, descobri que os 4 pilares do destino ou simplesmente BaZi, é muito mais usado na China do que a gente pode imaginar.

No Instagram faremos uma live para ela explicar tudinho, mas a curiosa aqui, foi dar uma pesquisada para poder aproveitar melhor o tempo que teremos juntas.

Deixo aqui uma explicação básica e espero que também desperte sua curiosidade para o tema, que é instigante (ao menos para mim).

Mas o que é BaZi?

Os Quatro Pilares do Destino, também conhecidos como “Ba-Zi”, que significa “oito caracteres” ou “oito palavras” em mandarim, é um conceito astrológico chinês de que o destino de uma pessoa pode ser adivinhado pelos dois caracteres do ciclo sexagenário atribuídos ao ano, mês, dia e hora de nascimento.

Este tipo de astrologia também é usado no Japão e na Coréia.

Um pouco da história

Quatro Pilares do Destino pode ser datado da Dinastia Han, mas não era sistemático como é conhecido hoje.

Na época da dinastia Tang, Lǐ Xūzhōng reorganizou esse conceito e usou cada um dos dois caracteres do ciclo sexagenário atribuídos ao ano, mês e data de nascimento de uma pessoa para prever a personalidade e o futuro. Isso foi chamado de “Três Pilares do Destino”, e depois que essa teoria se tornou cada vez mais popular.

Durante a Dinastia Song, Xú Zi Píng  que reformou os “Três Pilares do Destino” de Lǐ Xū- Zhōng, adicionando a “hora do nascimento” como o quarto pilar, o que significa adicionar outros 2 caracteres do ciclo sexagenário aos pilares de destino, de seis em oito caracteres, o que fez a precisão da previsão parecer muito maior e se tornou mais útil.

Dia, hora, mes e ano são atribuídos a um dos dez Troncos Celestiais (十天 干) e um dos doze Ramos Terrestres (十二 地支) no ciclo sexagenário.

Os estudiosos classificam o BaZi como fraco, forte e equilibrado. Claro que a melhor situação é para quem tem a terceira configuração (que, segundo as informações que pesquisei, são raros),  mas saber dos seus pontos fortes e fracos, também ajuda na resolução dessas faltas ou excessos na personalidade e no destino de cada um.

Foto por Angela Roma em Pexels.com

As previsões e interpretações

Como a astrologia ocidental, que se baseia no Mapa Astral, as previsões de cada pessoa pode variar muito em cada etapa da vida, por isso há previsões por ciclos onde são analisadas as datas de um evento, como o casamento, por exemplo.

E claro, esse artigo é simples e tem a intenção somente de dar uma ideia do que é todo esse movimento de previsões de futuro e análise da personalidade dentro da cultura chinesa.

Para informações mais detalhadas, acessem a página da Marina:

BAZI BY MARINA

E não deixem de assistir nossa live no Instagram!

Zái Jián!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s