China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural

Como os chineses escolhem os nomes dos filhos

Sabemos que há muitas peculiaridades na cultura chinesa em relação ao nascimento de um novo membro da família, e dentre elas, a escolha do nome é parte fundamental, pois eles acreditam que o nome, de alguma forma, determinará o futuro da criança. Um bom nome é considerado importante e todos os fatores possíveis devem ser levados em consideração ao nomear um recém-nascido.

Também sabemos que muita coisa anda mudando na China em relação aos costumes antigos, passados de geração a geração. Os mais novos acreditam que tem mais liberdade de escolha e podem ser mais flexíveis.

Na realidade, isso está sendo muito mais comum nas grandes cidades, onde as pessoas tem mais contato com o mundo fora da China. Lá no interior, onde as raízes culturais são mais firmes, as regras sociais milenares ainda tem um peso muito grande.

A tradição

O nome da criança era escolhido pelos avós, muitas vezes simplesmente por seu som ou significado. Na maioria dos lugares, os irmãos compartilham um caractere comum em seus nomes.

Em alguns lugares, porém, os avós não escolhem o nome, mas um vidente (não sei se seria esse o nome certo), alguém que tenha conhecimento do IChing e do horóscopo chinês em profundidade, no mínimo. Ele seleciona um que compensa quaisquer deficiências que a criança possa ter em sua constituição espiritual, incluindo equilíbrio entre os 5 elementos: água, fogo, terra, madeira e metal.

Levando em consideração os 5 elementos, o nome de uma pessoa deve incluir um elemento que falta a ela em seus “oito caracteres” (dia, mês e ano de nascimento formando 4 pares de caracteres, usado no passado para “ler a sorte”, acredito que seja algo como a numerologia para nós). Se ele não tem água, por exemplo, então seu nome deve conter uma palavra como rio, lago, maré, mar, riacho, chuva ou qualquer palavra associada a água. Se ele carece de metal, ele deve receber palavras como ouro, prata, ferro ou aço.

O nome chinês deve ter uma combinação harmoniosa de elementos.

Outro fator levado em consideração são os traços que formam o caractere do nome escolhido. Algumas pessoas até acreditam que o número de traços de um nome tem muito a ver com o destino do proprietário. O número determina se um caractere é yin (número par de traços) ou yang (número). Os nomes chineses devem ter um equilíbrio de yin e yang.

Alguns pais preferem usar um caractere do nome de uma pessoa famosa , esperando que seu filho herde a nobreza e grandeza dessa pessoa (isso também é comum no ocidente, né?).

Caracteres com conotações nobres e encorajadoras também estão entre as primeiras escolhas, como Vento – Fēng 风, Bela – Měi 美.

Normalmente os nomes chineses tem 2 caracteres, o da família e outro que seria o nome. Existem casos de usarem dois nomes próprios + o sobrenome, mas a regra é nunca ter mais do que 4 caracteres (que é bem incomum).

Outra curiosidade é que o sobrenome sempre vem a frente do nome.

Festa dos ovos e do gengibre

Essa festa, também conhecida como Celebração da Lua Cheia, é realizada quando o bebê completa 30 dias ou 4 luas (lembrem que quase todas as datas na China são baseadas no calendário lunar).

Os convidados são presenteados com ovos vermelhos, que simbolizam sorte e união, o processo de mudança da vida e a harmonia de uma nova vida. Eles são tingidos de vermelho porque a cor vermelha é um sinal de felicidade na cultura chinesa. O gengibre em conserva, que traz o corpo da mulher de volta ao equilíbrio após o parto, então é como desejar à mãe saúde.

Pratos de ovos vermelhos, em número par para menino e ímpar para menina, e gengibre podem ser apresentados em cada mesa ou entregue como lembrança da festa.

E nesse evento, que de fato o bebê receberá o seu nome.

Até então ele era tratado por um apelido carinhoso, que será usado só pelos pais e avós, até a criança começar a frequentar a escola.

Hoje em dia, alguns casais decidem dar um nome ocidental aos filhos, então esse nome pode ser dado desde o nascimento como o apelido e, nesse caso, provavelmente a criança continuará usando, mas o que vale mesmo, é o nome chinês.

Então, como podem perceber, nem dar nome para os filhos é fácil na China!

Zái Jián!

Um pensamento sobre “Como os chineses escolhem os nomes dos filhos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s