Blog/China/Palestras e Assessoria intercultural

Podcast China na minha vida

Minha paixão sempre foi escrever, e desde que comecei o blog, esse meu excedente, a facilidade com que consigo colocar minhas ideias ou mesmo relatar as vivências no papel (ou na tela) foi crescendo. Bem se diz que a experiência é tudo, não é mesmo?

De uns anos para cá, as redes sociais foram ganhando um espaço muito maior na vida das pessoas e a interação com o público muito mais dinâmica e real.

E as ideias e maneiras de interagir com quem acompanha seu trabalho também vão exigindo movimento e atualização. Demorei muito para me render aos videos espontâneos nos stories do Instagram, achava que nunca iria me colocar diante de uma câmera e falar andando pelas ruas. Comecei muito tímida, sempre por trás do foco, e quando percebi, estava eu falando para centenas de pessoas.

Tudo é questão de começar… sem sombra de dúvidas.

Foto por Stas Knop em Pexels.com

Uma vez, há muito tempo, quando lancei o livro “China na minha vida – o que aprendi com o Dragão”, uma pessoa me perguntou porque eu não fazia um audio book e dava oportunidade para mais pessoas, que não gostam ou não podem ler, ter acesso as minhas histórias.

Aquilo ficou martelando na minha cabeça e até fui atrás de uma instituição para ver a possibilidade, mas na época era muito caro e trabalhoso.

Temos que admitir que um dos maiores benefícios da tecnologia, é dar acesso aos leigos a ferramentas que antigamente jamais sonhávamos em acessar. Quando que há 10 anos a gente pensava que qualquer pessoa, até mesmo crianças, poderia entrar num aplicativo e editar um vídeo, uma foto, construir um website? Tudo aconteceu muito rápido e, claro, quem foi acompanhando cada etapa desse caminho, consegue hoje, minimamente, ter uma página interessante.

Claro que existem os profissionais, aqueles que vão além do básico, mas pessoas sem nenhuma habilidade (como a que vos escreve) também conseguem um resultado bom.

E todo esse preâmbulo, para dizer que a questão da gravação de áudios, chegou num patamar onde consigo dar conta! E aí, porque não colocar em prática um sonho antigo?

Dando vida a escrita

Uma das coisas que mais me anima de fazer esse podcast é que vou poder dar mais vida aos textos que escrevo, porque tenho a impressão, em alguns momentos, que minha escrita não consegue transmitir o quanto de humor, emoção ou mesmo espanto existe nesses artigos que coloco aqui.

As vezes choro enquanto escrevo, outras choro de rir quando descrevo alguma cena do cotidiano, outras ainda fico indignada ou espantada com algumas descobertas dessa cultura tão cheia de nuances quanto a chinesa.

E ai que o podcast vai entrar: eu poder dividir esses sentimentos.

Sei que muitos textos, não conseguirei passar a emoção do momento da escrita, mas vou tentar. E isso será meu primeiro desafio nessa fase: reverter o caminho da fala para o texto. Colocar a emoção daquele artigo de novo na minha voz.

O primeiro texto que escolhi foi “Porque os chineses bebem água quente”. Ele está fresco na memória e no interesse das pessoas, então achei simples de fazer.

Não ficou perfeito, mas me diverti com minha própria empolgação, e a gente só aprende o caminho, quando começa a caminhar.

E assim seguimos…

Há muitas outras fases desse podcast nos planos futuros, mas por agora esse é o desafio.

O podcast China na minha vida está disponível no Spotify e na plataforma Anchor.

Corre lá, se inscreva no canal, deixe sua opinião. Isso faz toda a diferença para continuar o trabalho que me propus aqui.

Espero por vocês!

Zai Jian!

4 pensamentos sobre “Podcast China na minha vida

  1. Christine, fico muito feliz com essa notícia, adoro acompanhar o blog periodicamente e tenho certeza que vai ficar mais fácil acompanhar as curiosidades quentinhas da china através do spotify, além do fato da acessibilidade para pessoas que não gostam ou não podem ler. Fico contente com o blog adquirindo novas formas e se adaptando, te desejo muita sorte!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s