China/Cultura Chinesa/Livros

Livro: Garotas de Xangai

Essa semana vou deixar aqui uma indicação de romance que mistura a ficção com fatos reais, contando a história de duas moças de uma abastada família de Shanghai.

Garotas de Xangai (Shanghai Girls) de Lisa See é um romance envolvente e nos prende do inicio ao fim.

“Um livro sobre a sobrevivência e sobre a dimensão dos sacrifícios que podemos suportar por aqueles que amamos. Um relato comovente das dificuldades sentidas pelos emigrantes. Uma obra rica em detalhes, uma linguagem cativante, que nos prende desde a primeira página.” Publishers Weekly

A historia de Pearl e May começa a ser narrada num determinado momento da vida glamorosa na linda Shanghai da década de 1920/1930, quando acontece a crise com o Japão, que invade a China, e seu pai perde sua fortuna, deixando-as em uma situação bem delicada.

Eu li esse romance em espanhol (Las Chicas de Xangai), pois não encontrei o e-book em português, mas vi que há livro físico na Amazon.

O que mais me chamou atenção foi como aconteceu o movimento migratório dos chineses para os Estados Unidos e as dificuldades e discriminação sofridas desde os áureos tempos.

O sonho de voltar à China rico e habitar a “montanha dourada”, usufruindo de um status de desbravador que conquistou a América, mas na realidade a vida era dura e necessitavam de muito sacrifício para juntar alguns dólares e viver dignamente nos Estados Unidos.

A sinopse do livro

O ano de 1937 é quando Xangai é considerada a Paris do continente asiático. 

Na sofisticada e opulenta cidade, onde coexistem mendigos, milionários, gangsters, gamers e artistas, a vida sorri para as irmãs Pearl e May Chin, filhas de um rico empresário.

 De temperamentos quase opostos, as duas são bonitas e jovens, e apesar de terem sido criadas em uma família com antigos valores tradicionais, vivem com a única preocupação de assimilar tudo o que vem do Ocidente.  Elas se vestem na última moda e posam para publicitários, que veem no retrato das duas irmãs a projeção dos sonhos de prosperidade de um país inteiro.  Mas quando a fortuna da família sofre um golpe irreversível, o futuro que aguarda Pearl e May tinge suas vidas com um sentimento de precariedade e incerteza até aquele momento impensável.  Com os bombardeios japoneses às portas da cidade, as irmãs iniciarão uma jornada que marcará suas vidas para sempre, e quando chegarem ao seu destino na Califórnia, sua complexa relação será revelada: ambas lutam para ficar juntas, apesar do ciúme e rivalidade, enquanto tenta encontrar forças para seguir em frente nas circunstâncias mais do que difíceis que o destino lança sobre eles.

Sobre a autora

Lisa See é uma escritora e romancista americana, que vem de uma família sino-americana. Seu bisavô paterno era chinês e isso teve um grande impacto em sua vida e trabalho. Ela escreveu e liderou muitos eventos culturais enfatizando a importância de Los Angeles (EUA) e Chinatown.

Foto extraída do website oficial da autora.

Sua obra inclui os títulos:  On Gold Mountain: The One-Hundred-Year Odyssey of My Chinese-American Family (1995), um relato detalhado da história da família de See e os romances Flower Net (1997), The Interior (1999), Dragon Bones ( 2003), Snow Flower e  Secret Fan (2005), Peony in Love (2007) e Shanghai Girls (2009), que chegaram à lista de bestsellers do New York Times de 2010. Tanto Shanghai Girls como Snow Flower e Secret Fan receberam menções honrosas do Asian / Pacific American Awards for Literature.

Resumindo, sua escrita sempre foi voltada para a questão sino-americana, os problemas de imigração e discriminação que os chineses sofreram nos Estados Unidos durante as décadas de 1950 e 1960 (em especial).

Infelizmente, nem todos os títulos da autora estão disponíveis em português, mas tem vários na minha lista de leitura de 2021!

No final do livro, ela conta um pouco da trajetória de pesquisa para esse romance, diz quem são os personagens reais e em quem se inspirou para os fictícios. Um passeio interessante pela história da China e seus emigrantes.

Zai Jian!

Um pensamento sobre “Livro: Garotas de Xangai

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s