Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

LiZiqi – a maior YouTuber chinesa

Já faz algum tempo que acompanho o trabalho dessa moça, que com seu jeito simples e aparentemente distraído, tem um carisma fantástico e nos envolve com seus videos, sobre a vida rural e cultura chinesa. O primeiro video que assisti dela, foi indicado por um amigo, quando estávamos falando sobre bambu, há uns 2 anos. Uma das coisas interessantes é que a maioria são videos rápidos, em torno de 15 a 20 minutos, e se nos deixarmos levar, podemos ficar horas assistindo.

O mais interessante desse canal para mim é como a barreira da língua, nesse caso, não impediu o sucesso dela mundo afora.

By 李子柒 Liziqi, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=87414562

O que sei sobre ela, pesquisei na internet, e aqui tem um resumo:

Li Ziqi 李子 柒 é uma youtuber chinesa, empreendedora e celebridade. É conhecida por criar vídeos de preparação de alimentos e artesanato em sua cidade natal na zona rural de Pingwu, em Sichuan, com ingredientes e ferramentas básicas usando técnicas tradicionais chinesas. Raramente fala em seus vídeos, e os sons da natureza, culinária e música calma são mais proeminente. Seu canal no YouTube tem mais de 2 bilhões de visualizações e 14,1 milhões de assinantes, que é um Recorde Mundial do Guinness para “o maior número de assinantes de um canal em chinês no YouTube”.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é captura-de-tela-2021-02-23-acc80s-6.09.04-pm.png

Li nasceu em 6 de julho de 1990 em Sichuan, China. Ela ficou órfã em uma idade muito jovem. Em uma entrevista com Goldthread, Li afirmou que ela foi morar com seus avós depois que sua madrasta a maltratou. O avô faleceu quando ela ainda era criança, mas até hoje vive com sua avó que as vezes aparece em seus videos.

Começou a postar seus vídeos no Meipai em 2015, fazendo seus vídeos sozinha, sem muita técnica. Em 2016, um dos vídeos de Li, intitulado Peach Wine, chamou a atenção do CEO de uma plataforma de produção de vídeos, que apresentou o vídeo na primeira página da plataforma, o que logo atraiu mais seguidores para o canal de Li.

Ela lançou seu primeiro vídeo no YouTube em 2017 com o título “Fazendo um vestido com cascas de uva”. Em junho de 2020, ela tinha 11,7 milhões de assinantes, mais de 26,3 milhões de seguidores no Sina Weibo, mais de 3,5 milhões de seguidores no Facebook, e inspirou muitos blogueiros a postar conteúdo semelhante. Atualmente seus videos são produzidos com a ajuda de um assistente pessoal e um cinegrafista.

A popularidade de Li pode ser atribuída ao fugu 复古 (retro-nostalgia), uma apreciação crescente da cultura tradicional na China moderna. Em uma entrevista com Goldthread em setembro de 2019, Li afirmou “Eu simplesmente quero que as pessoas na cidade saibam de onde vem sua comida.”

Em 2018, ela lançou uma marca de alimentos em seu próprio nome e vendia alimentos pré-embalados por meio do comércio eletrônico. Hoje sua loja online, LiZiqi Shop, vende várias coisas relacionadas a cultura chinesa e atende o mundo todo.

Recebeu o Prêmio Escolha do Povo do jornal Diário do Povo oficial do Partido Comunista Chinês em setembro de 2019. Em agosto de 2020, Li foi indicada como membro da Federação da Juventude da China.

Então fica aqui a dica para quem não conhece LiZiqi, com o video que me levou a seguir seu canal.


Zai Jian!

3 pensamentos sobre “LiZiqi – a maior YouTuber chinesa

  1. Chis, que história fantástica e mais ainda o vídeo. Tenho até receio em começar a olhar o canal no Youtube e jogar o trabalho de lado. MARAVILHOSO…. muito obrigada. beijo grande

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s