China/Dicas de Shanghai/Palestras e Assessoria intercultural/Viagens/viver na China

China – registro e viagem com animais

A China está, cada dia mais, impondo regras e documentação para os pets, em especial cachorros. Existem raças que são proibidas, em algumas cidades o registro tem que ser feito em clinica veterinária autorizada e na policia também, então é sempre bom saber das regras de cada província para não ter problemas com seu bichinho de estimação.

E mesmo com tudo isso, viajar com os pets não é uma tarefa fácil. As restrições são rígidas e exigem paciência e determinação do dono.

Minha realidade é a de Shanghai e os cachorros que tive, adotei na China. Então aqui vou contar um pouco da nossa experiência em levar um cachorro de uma província a outra dentro do país e a de sair com outro para o exterior.

Documentação básica

Esse procedimento é para cachorros. Geralmente os gatos não precisam de toda essa burocracia

Vacinação e Chip

Todo cachorro precisa ter uma carteira de vacinação e tomar a vacina contra a raiva anualmente. Esse registro é feito num “passaporte” e também num cartão de imunização vinculado ao chip do animal (que é o principal registro).

Recomendo aos estrangeiros, em especial, que quando colocar o chip, o faça em clinicas credenciadas pelo governo (em Shanghai é o SHENPU, com vários endereços pela cidade) e se certifique que seja o internacional. Caso contrário terá problemas quando quiser deixar o país com seu animal.

Nessa carteira, anualmente eles imprimem o mês e ano da vacina e é com ela que se faz o registro na polícia.

Registro na policia local

Com o cartão em mãos (são emitidos na hora), deve-se entrar em um app da policia dentro do WeChat e fazer o registro do seu cachorro.

Para isso, precisa do seu passaporte, endereço, celular, cartão de imunização e contrato de locação do imóvel, com uma cláusula em que o proprietário escreve que aceita animais.

Conferidos os documentos, o aplicativo te envia a uma página de pagamento da taxa anual, em torno de RMB 350,00. Se seu cachorro for castrado, precisa enviar a foto do documento emitido pelo veterinário que realizou o procedimento e terá um desconto nessa anuidade.

Em alguns dias receberá em casa o cartão de registro na policia e mais um QRcode para colocar na coleira do animal, sendo a identificação do mesmo (quando esse QRcode é aberto aparece foto, numero do chip, contato do dono do animal).

Cabe lembrar que a falta de qualquer um desses documentos caracteriza que seu animal está ilegal e pode ser recolhido pela polícia. Esse é um procedimento muito importante em Shanghai. Sabemos de algumas cidades que não exigem o registro na policia, mas fique sempre atento as regras locais.

Viagem dentro da China

Até pouco tempo, viajar com seu pet de avião ou trem era praticamente impossível. Na realidade entendo essa posição do governo, pois num pais de 1 bilhão e meio de habitantes, tudo fica muito mais complicado para controlar.

Desse modo, a única opção que havia era levar o animal através de um agente, pelo transporte terrestre. O que pode acarretar em dias de viagem dependendo dos pontos de partida e chegada.

Para a alegria de muitos, compartilharam no grupo que temos no WeChat sobre animais, o procedimento necessário para viajar de avião com seu animal dentro da China.

Cabe lembrar que, independente do tamanho do seu pet, ele somente viaja como bagagem extra. Não é permitido animal nenhum viajar na cabine, independente de peso ou raça. De todo jeito, isso já é um avanço e tanto.

Como viajar com animal de estimação na China

1. Prepare a documentação básica listada acima.

2. Reserve seu voo e faça o contato telefônico com a companhia aérea para reservar o espaço para seu pet. No momento, apenas a China Southern Airlines está trabalhando com animais. O preço era de RMB36,00 por quilograma (animal + caixa de transporte).

3. Vá ao 农业 农村 委员会 (Comitê Agrícola e Rural) na sua área,  com seu animal, e todos os documentos dele, além da sua cópia da Ficha de Registro de Residência Temporária e passaporte.

4. Você deve ir ao 农业 农村 委员会 (Comitê Agrícola e Rural) no máximo 5 dias antes do voo. O documento é emitido gratuitamente.

5. Chegue ao aeroporto 2 a 3 horas antes do voo.

6. Faça o seu check-in e do animal ao mesmo tempo e se certifique que a caixa de transporte está bem fechada. O pet será retirado no seu destino final junto com a bagagem despachada.

Na volta terá que fazer todo o procedimento novamente, mesmo que só fique lá por alguns dias. Então pense bem se vale a pena todo o trabalho para uma viagem curta.

Viagem internacional

Para as viagens internacionais, o mais seguro sempre é checar os requerimentos do pais para onde você está indo, que pode ser feito nesse link: Pet Travel.

Apesar de haver um procedimento padrão, que vou detalhar abaixo, cada país tem suas regras próprias que precisam ser checadas.

Por exemplo, para Portugal,  tive que enviar por e-mail toda a documentação do cachorro, uma carta contendo informações pessoais minhas (voo, passaporte, endereço no destino), junto com um termo de responsabilidade pelo transporte do animal, 48 horas antes da chegada ao país.

Uma outra coisa importante: esse procedimento é o que fiz para a Europa. Para o Brasil e Estados Unidos, não precisa de uma etapa do procedimento que é o “Rabies Titre Blood Test”. Isso impacta bastante, pois esse teste exige ser realizado no mínimo 3 meses antes do embarque.

Falando em tempo, podemos resumir assim: se for para a Europa, precisa começar a preparar o animal no mínimo 4 meses antes do embarque. Para países que não exigem o “Titre test”, 1 mês antes do embarque.

Os demais procedimentos, são os mesmos.

  • Faça toda a documentação básica descrita acima, incluindo a vacinação antirrábica, lembrando do chip internacional e realizada em local autorizado pelo governo (Shenpu), caso contrário não será possível o processo de exportação de animal (sim esse é o termo para o transporte de animais de um país a outro).
  • Titre Test (exame de sangue) – somente para a Europa – 1 mês depois da vacina antirrábica, 3 meses antes do embarque. O custo desse teste é de RMB1500,00.
  • Reserve seu voo e depois contate a empresa aérea para reservar a vaga do seu animal. O valor para o transporte de animal, é calculado pelo peso, mas vai de 100 a 500 dólares americanos em media.
    • ATENÇĀO:
    • Nem todas as empresas transportam animais, verifique antes de comprar sua passagem.
    • Geralmente tem um limite de animais por aeronave, não deixe para fazer sua reserva em cima da hora.
    • Animal + caixa de transporte com até 8 kilos, pode ir na cabine com o passageiro. Acima disso, tem que ser despachado como bagagem extra.
  • Compre a caixa de transporte, verifique as dimensões aceitas pela empresa aérea e as especificações da IATA.  O animal tem que ficar em pé dentro da caixa e girar em volta dele mesmo, caso contrário não pode embarcar.
  • Faça a aplicação para exportação de animais 7 dias antes do embarque. Fique atento ao prazo. Em Shanghai isso é feito no Shenpu. O custo é de RMB 998,00.
  • Dois dias antes do embarque, buscar o documento de exportação no Entry and Exit – Inspection and Quarentine Bureau.
  • Verifique se todos os procedimentos estão de acordo com o pais de destino.
  • No dia do embarque, chegue ao menos 3 horas antes do embarque, com os documentos em cópia. Esse procedimento as vezes pode ser demorado.

Para entrar na China

Não tenho experiência de entrar na china com animais, mas até onde sei, os procedimentos são os mesmos, incluindo o “Titre Test”. E dependendo da cidade que for sua entrada na China, os animais tem que fazer quarentena.

Hoje, com a questão da pandemia, não estão deixando entrar animais de companhia no país.

Qual sua experiencia com animais na China?

Esse artigo tem o intuito de informar sobre o procedimento de transporte e registro de animais na China, mas sempre busque informações atualizadas, pois as questões que envolvem legislação podem mudar da noite para o dia.

Se você teve alguma experiência e acha interessante complementar esse artigo, fique a vontade para deixar seu comentário aqui.

O que queremos é facilitar a vida dos nossos amigos peludos por aqui.

Zai Jian!

2 pensamentos sobre “China – registro e viagem com animais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s