China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural

Curiosidades chinesas – mais uma lista.

Semana passada escrevi sobre curiosidades da China, e como já havia avisado, tem mais uma lista respeitável que vou elencar aqui.

Como pode um só país ter tanta coisa para nos surpreender? E é isso que nos encanta e estimula a pesquisar e descobrir mais informação.

Poder Eunuco

Durante a dinastia Ming, os eunucos ganharam muito poder. Um desses eunucos, Zheng, tornou-se um famoso almirante naval e completou sete missões diplomáticas, comandando mais de 300 navios e 20.000 homens.

O custo do poder e ascensão social

Muitos chineses pobres se castraram (ou os próprios pais faziam isso com os filhos ainda pequenos, muitas vezes sem sucesso, levando os meninos a morte) porque os eunucos tinham permissão para trabalhar como servos do imperador, e muitos deles se tornavam pessoas influentes e com patrimônio invejável.  Em certo ponto da história, havia cerca de 100.000 eunucos trabalhando em todo o país.

Ainda não escrevi sobre esse tema aqui no blog, mas está na lista dos tópicos. Apesar de ser uma prática cruel, foi uma tradição por séculos na China antiga.

Pássaros na cultura chinesa

A fênix é a ave mais importante na lenda chinesa e representa o poder feminino da imperatriz. A garça é a segunda ave mais importante, símbolo de longa vida. Os patos também são importantes e representam felicidade e fidelidade conjugal.

Espelho, espelho meu

Na China antiga, acreditava-se que os espelhos protegiam seus proprietários do mal, tornando visíveis os espíritos ocultos e revelando os segredos do futuro.

Espelhos costumavam ser pendurados no teto das câmaras mortuárias para que os mortos pudessem descansar sem a preocupação de serem perseguidos por espíritos malignos.

Maria Chiquinha

Em algumas partes da China antiga, “tranças” eram associadas ao estado civil de uma garota. Uma jovem usaria duas marias-chiquinhas e, depois do casamento, ela usaria apenas uma. Isso pode ter contribuído para a visão ocidental de que esse tipo de penteado está associado a meninas pequenas.

Peixe dragão

A carpa é um símbolo de força e perseverança na China. Suas escamas e bigodes fazem com que se assemelhe ao dragão, o maior símbolo de poder. Os peixes em geral desempenham um grande papel na cultura chinesa e as palavras para “peixe” e “abundância” são pronunciadas da mesma forma em mandarim.

Círculo vicioso

A bicicleta foi introduzida na China por volta de 1891 por dois viajantes americanos, Allen e Sachtleben, e por muitos anos foi o principal meio de transporte para milhões de chineses. O último imperador Qing andou de bicicleta pela Cidade Proibida em Pequim.

A China é atualmente o principal fabricante de bicicletas do mundo, mas houve um declínio na popularidade desse meio de transporte nos anos 90, com as motos elétricas e a ascensão da indústria automobilística. Hoje em dia, as bicicletas compartilhadas voltaram a tornar esse veiculo popular entre os jovens.

Verso e prosa

Durante a dinastia Tang, esperava-se que as pessoas educadas cumprimentassem e também se despedissem em um verso poético composto na hora. Algo como os repentistas do nordeste, né?

Porto de Shanghai

O porto de Shanghai se desenvolveu durante o reinado do imperador Qianlong na dinastia Qing. Hoje, é o porto de contêineres mais movimentado do mundo.

Durante a primeira metade do século 20, foi o único porto do mundo que aceitaria judeus fugindo do holocausto, sem visto de entrada e sem passaporte.

Aniversário de toda a gente

O feriado mais importante na China é o Ano Novo Chinês ou Ano Novo Lunar. Os chineses acreditam que todo mundo fica um ano mais velho nesse dia, então é considerado o aniversário de todos. O dia do nascimento, como comemoramos no ocidente, não tem tanta importância aqui desse lado do mundo.

Tempo de preparação

Os historiadores especulam que, devido ao crescimento da população no passado, os cozinheiros tiveram que cortar os alimentos em pequenos pedaços para permitir que cozinhassem rapidamente. Esses pequenos pedaços eliminaram a necessidade de facas e, eventualmente, levaram à invenção dos pauzinhos.

Starbucks Proibido na Cidade Proibida

De 2000 a 2007, houve um Starbucks na Cidade Proibida. Ele foi removido após protestos de críticos chineses que disseram que danificou um importante local histórico. Os gerentes da Cidade Proibida decidiram que todas as lojas dentro do complexo operassem sob a marca do palácio.

Wang em todos os lugares

De acordo com um censo recente, o sobrenome mais popular em Beijing é Wang, com 11% da população usando o nome (lembrem-se que são 11% de 21.54 milhões de pessoas). Para se ter uma ideia, o sobrenome mais comum em Londres é Smith, com 0,47% da população.

Só o melhor

A história do prato mais famoso da capital da China, remonta à Dinastia Ming, há cerca de 600 anos. Cozinheiros de toda a China viajavam para a Cidade Proibida e queriam cozinhar para o imperador porque apenas os melhores chefs podiam entrar nas cozinhas do palácio, e o pato tinha um status dentro dessa cozinha.

Quando a Dinastia Qing terminou em 1911, os chefs que deixaram a Cidade Proibida foram trabalhar em restaurantes nos arredores de Beijing e introduziram o Pato Pequim ou Pato Laqueado, no cardápio tornando-o popular.

Então é isso.

Deve ter mais coisas ainda para contar. Continuamos na busca.

Zài Jián!

3 pensamentos sobre “Curiosidades chinesas – mais uma lista.

  1. Adoro ler suas histórias…Morei em Beijing durante dois anos e deixei o meu filho estudando e atualmente trabalhando nesse país de tantas riquezas culturais.Meu filho chama-se Marco e foi um membro que fez a reportagem em 2011 pata a Bandeirantes(O mundo segundo os brasileiros em Pequim).Um grande beijo!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta