Blog/China/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Dezembro de 2020 chegou!

Meus queridos, finalmente dezembro está na nossa porta e esse ano está chegando ao fim.

Sinceramente não sei se fico triste ou feliz, depois de tantos altos e baixos, tantos desafios, tanta resiliência que tivemos que colocar em prática querendo ou não, mas uma coisa eu tenho certeza: sou grata!

Gratidão a tudo que vivemos, ao que aprendemos, a nossa saúde e a poder continuar aqui escrevendo e tendo vocês todos ao meu lado (mesmo sendo virtual).

Levante a mão quem não tem uma história para contar sobre esse ano, quem não sentou e chorou por horas, sem entender nada do que estava acontecendo com esse mundo (acho que ninguém entendeu ainda, na verdade), quem não teve vontade de sumir, quem não sentiu medo, incerteza, ansiedade.

Mesmo assim sou grata. Grata pelo que ficou de aprendizado, grata por não ter nenhum dos meus doentes, grata por poder ter descoberto novas formas de interagir com a realidade que essa pandemia nos mostrou.

Há o ditado que diz que depois da tempestade vem a bonança e, tenho certeza, todos nós esperamos ansiosos por esse momento que vai chegar, onde tudo que vivemos em 2020 estará nas lembranças e nos livros de história. Mesmo assim, ainda que a tempestade não tenha passado por completo, busco enxergar uma luz no fim do túnel, uma nova era, esperança afinal.

O que seria da nossa existência nesse mundo se não tivéssemos a esperança no futuro, não é?

E no meio de tantos fatos tristes, de tanto medo, incerteza, quanta coisa boa aconteceu? Quantas soluções encontramos para facilitar nosso (con)viver com a pandemia?

E agora chegou o tempo do Natal, do final do ano, do balanço, do que você fez, de refazer planos e metas, de focar no amanhã, com a certeza de que será melhor.

Ahhh, com ou sem pandemia, vamos combinar que o ser humano é um poço de resiliência. Todo final de ano temos esse sentimento de renovação. E desejo, do fundo do meu coração, que você, que chegou até aqui, esteja repleto de planos e de entusiasmo pelo ano que está por vir.

Estamos juntos nessa jornada e repetindo a frase que mais falei em 2020: tudo vai passar!

Acredite!

Natal na China

Como já escrevi diversas vezes, na China não há celebração de Natal oficial. Não é feriado, mas as ruas estão cheias de decoração natalina (afinal tudo é made in China) e Jingle Bells arrasando nas playlists do shoppings.

Se quiser saber um pouco mais sobre o tema, clica nesse link, que tem bastante informação sobre Natal na China.

Um Feliz Natal a todos vocês e que o renascer de Cristo em cada coração, traga esperança, amor e fé num futuro melhor.

圣诞节快乐 ! Shèngdàn jié kuàilè!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s