Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Pontos fortes e fracos de viver na China

Há algum tempo eu escrevi um artigo sobre porque não morar na China, e vou deixar o link no final desse texto, mas agora resolvi fazer um paralelo mais simples e direto.

Como todo lugar do mundo, sempre há os prós e contras, mas mesmo assim, a China conquista o coração de quem vem para cá (até os mais desconfiados…)

Pontos fracos

IDIOMA – sem sombra de duvidas, um fator que nos deixa muitas vezes sem ação. Não entender nada, se tornar um analfabeto do dia para a noite é duro.

CÓDIGOS CULTURAIS – entender as diferenças pode parecer fácil, ainda mais quando se vem como turista, mas no dia a dia de quem vive aqui, ter que lidar com as diferenças e com códigos que não fazem sentido para nós é bem complicado.

CENSURA – como muitos já sabem, a China bloqueia todas as redes sociais do ocidente: Google, Facebook, Instagram, Youtube, e mais alguns, não tem acesso direto, e aí precisamos de aplicativo de VPN. Isso dificulta nossa comunicação e tem um custo no nosso orçamento.

CUSTO DE VIDA – é gente, a China baratinha já teve seus tempos de gloria. Agora com o Real em quase 1×1 com o Renmembie, os bons tempos passaram e em cidades como Shanghai e Beijing, os preços são bem salgados.

Pontos fortes

SEGURANÇA – se tivesse uma lista de 10, 100 ou 1000 topicos, eu colocaria esse ponto todas as vezes. Andar na rua com seu celular na mão, sua bolsa sem a neura de ficar olhando para todos os lados, a qualquer hora do dia ou da noite, não tem preço.

CÓDIGOS CULTURAIS – sim, não me enganei não, esse item tem o lado difícil, mas também nos traz a oportunidade de crescimento, aprendizado, por isso coloco como ponto forte. Com certeza hoje sou uma pessoa muito mais aberta, paciente e consigo olhar mais facilmente os dois lados da moeda.

SENTIDO DE URGÊNCIA – aqui tudo é rápido, eficiente, uma facilidade tão grande que até escrevi um texto sobre isso (confere aqui).

TECNOLOGIA – está presente em cada minuto do nosso dia por aqui. E nos acostumamos tanto com as facilidades de ter um mundo na palma da mão, toda nossa vida num smartphone, que nem sei como será quando sair da China. Vou estranhas, com certeza.

Então é isso, são muitos mais pontos para colocar aqui, mas esses basicamente dão um panorama da nossa vida chinesa.

Se quiserem conferir o artigo que citei no inicio, só clicar abaixo:

8 motivos para não mudar para a China

Zái Jiàn!

4 pensamentos sobre “Pontos fortes e fracos de viver na China

  1. Christine, boa tarde! Tudo bem com você e a família? Eu moro no Brasil, sou brasileira e apaixonada pela China. Eu e meu marido somos aposentados e eu estou insistindo para irmos para aí. Temos dois filhos que ainda dependem de nós, mas sei que eles podem pedir para entrar na Universidade aí. Então nós os pais é que somos um problema para pedirmos permanência. Existe uma maneira de ir?! Pode me orientar?

    Curtir

    • Olá Rita, aqui só é possivel ficar com visto de trabalho ou estudante. E hoje, até estes esta6o difíceis de conseguir. Melhor esperar toda essa loucura passar e ver como vão ficar as emissões de visto. acho que somente me 2022 as coisas normalizam.
      Abraço

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s