China/Curiosidades/Dicas de Shanghai/Palestras e Assessoria intercultural/Viagens/viver na China

10 fatos sobre Shanghai

São quase 12 anos vivendo e conhecendo essa cidade. Sim, porque mesmo vivendo aqui todo esse tempo, posso dizer a vocês que a cada dia descubro uma nova informação, um novo lugar, uma nova lenda sobre essa cidade que encanta todos que passam por ela.

São muitas informações e fatos interessantes sobre essa cidade. Já escrevi aqui sobre vários assuntos, outras curiosidades que vão complementar essas e no final desse artigo coloco os links para quem tiver (mais) curiosidade.

Afinal, Shanghai é realmente a pérola do oriente, a cidade mais queridinha da China e a bola da vez do século 21.

Fatos

  • A população da cidade de Shanghai até o momento é de 27 milhões (a Austrália tem 25,5 milhões e a Nova Zelândia 23 milhões), numa área de apenas 6.340 km². É também a cidade mais populosa da China, seguida por Beijing com 22 milhões, Guangzhou com 13 milhões e Shenzhen com 12 milhões.
  • Apesar da língua oficial da China ser o mandarim, em Shanghai as pessoas falam o “shanghainês” que não possui uma forma oficial escrita. Existem cerca de 14 milhões de pessoas que falam shanghainês, o dialeto de Shanghai.
  • Shanghai 上海 significa literalmente “acima do mar”. No passado, foi chamada de “Hu” e de “Shen” ou “Shencheng”. As equipes esportivas e os jornais locais ainda costumam usar “Shen” em seus nomes, como o Shanghai Shenhua F.C. e Shen Bao.
  • E essa é completamente nova para mim (a descoberta do dia de hoje): A maior estação de esqui coberta do mundo está localizada em Shanghai. Wintastar detém o recorde da maior estação de esqui coberta do mundo. Localizada em Pudong, numa área de 227.000 metros quadrados e com 90.000 metros quadrados de declives. Fica perto do complexo da Disney e será inaugurada oficialmente em 2022.
  • Shanghai também é conhecida como a cidade dos gulosos, loucos por doces, pois é uma das cidades da China com mais alto consumo de açúcar. A sua culinária típica é considerada uma das mais doces do país (mas eu garanto a vocês que esse “excesso de açúcar”, nem chega perto do que entendemos por doce no Brasil). Além disso, o açúcar é um ingrediente vital na culinária local, pois a maioria de seus molhos exige açúcar como ingrediente básico.
  • O sistema de transporte de Shanghai é um dos melhores da China. A cidade possui um extenso sistema de transporte público composto de ônibus, metrô, ferrovias e táxis. O metrô de Shanghai é um dos sistemas que mais crescem no mundo e é usado diariamente por mais de 10 milhões de pessoas. Além disso, possui um dos sistemas de ônibus mais extensos do mundo, com mais de 1.000 linhas. Os trólebus também fazem parte da rede de transporte público da cidade e o sistema de trólebus em operação mais antigo do mundo. As empresas de táxi são regulamentadas e são 6 empresas operando. Vale dizer que o Uber aqui foi comprado e rebatizado como DiDi (empresa chinesa que também é dona da Taxi 99, que opera no Brasil). O Shanghai Maglev é o trem mais rápido do mundo, com uma velocidade operacional máxima de 430 quilômetros por hora.
  • Shanghai Tower é o edifício mais alto da China. A construção teve início em 2008 e foi concluída em 2014 com 632 metros de altura e 128 andares. Os inquilinos mais famosos da Shanghai Tower são Alibaba, Intesa Sanpaolo e AllBright Law Offices. Além disso, ela tem inúmeros recordes mundiais: o segundo elevador mais rápido do mundo, o segundo edifício mais alto do mundo em altura até o topo e o mais alto deck de observação do mundo.
  • A Disney Shanghai é um dos maiores influenciadores para a indústria do turismo na cidade. A construção do parque começou em 8 de abril de 2011 e foi inaugurada em 16 de junho de 2016. Além disso, o custo da construção levou mais de US $ 3,6 bilhões, que foi financiado por várias empresas estatais chinesas junto com a Walt Disney. O Shanghai Disney Resort possui quase 390 hectares e é 11 vezes maior que a Disney original na Califórnia. Ele também possui o maior castelo de todos os parques da Disney, além de ser o segundo maior parque temático do mundo. Agora a informação mais bombástica que encontrei sobre a Disney Shanghai: o parque temático teve que realocar mais de 1.200 sepulturas para dar lugar ao projeto, que ocupa a área de vários antigos cemitérios.
  • A magnólia branca (Yulan 玉兰花) é a flor oficial da cidade de Shanghai. A China a cultivou por séculos devido à sua incrível beleza. A origem dessa flor foi no rio Yangtze, na China central e oriental. Yulan branco ainda pode ser encontrado crescendo nas montanhas Lushan, Huangshan e Emeishan.
  • Autor inglês J.G. Ballard nasceu em Shanghai e escreveu “Empire of the Sun” (O Império do Sol) depois de passar dois anos em um campo de concentração quando criança durante a Segunda Guerra Mundial. Para quem não assistiu, super recomendo esse filme/livro.

Links interessantes

Como eu já escrevi muito sobre essa cidade (e sempre acho mais coisas para escrever), vou deixar aqui alguns links de artigos bem interessantes sobre lendas e fatos de Shanghai:

Shanghai e a lenda do Dragão

O Bund em Shanghai – o que você precisa saber

Judeus em Shanghai

Wukang Mansion – Um ícone de Shanghai

Tenham certeza que ainda tem muito mais artigos interessantes sobre a cidade, mas acho que por hoje já foram muitas informações!
Zai Jian!

3 pensamentos sobre “10 fatos sobre Shanghai

  1. Pingback: Oito fatos sobre Beijing | China na minha vida

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s