Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Ovos Preservados.

Já falamos um pouco sobre comidas estranhas aqui, mas o ovo preservado é algo especial.

Aves e ovos estão entre os alimentos mais consumidos na China. Frangos, patos, gansos e seus ovos sempre estão entre as iguarias dos cardápios.

Esse amarelo, eu nunca vi , mas deve ser parte do processo! Imagem do Pixabay.com

Como é feito esse ovo

Acredita-se que essa técnica foi criada durante a Dinastia Ming para preservar o alimento nas épocas de fartura, e consumi-los mais tarde. Bem mais tarde, diga-se de passagem. Geralmente são utilizados os ovos de patas, mas os de galinha e codorna também são usados.

Os ovos em mandarim tem o nome pídàn 皮蛋, também conhecido como ovo preservado, ovo de cem anos, ovo de mil anos, ovo preto.

Explicação da Wikipédia: Através do processo, a gema torna-se de cor verde escuro a cinza, com consistência cremosa e sabor forte devido ao sulfeto de hidrogênio e amônia presentes, enquanto o branco se torna uma geléia translúcida marrom escura com sabor salgado. O agente transformador no ovo do século é um sal alcalino, que aumenta gradualmente o pH do ovo para cerca de 9 a 12, durante o processo de cura. Esse processo químico decompõe algumas das proteínas e gorduras complexas e sem sabor, que produz uma variedade de compostos saborosos menores“.

Minha explicação: Os ovos são enterrados por 100 dias em média, depois cozidos e servidos cortados em 4, como qualquer ovo cozido. Mas ele é preto. Imagine a clara como uma gelatina marrom e a gema, um pedaço de carvão se desfazendo. O cheiro assemelha-se ao de enxofre e o sabor fica a critério da sua imaginação.

Nem preciso dizer que fui apresentada a esse prato em Chang Chun. Já havia ouvido falar desse ovo e quem nos contou tentou provar, mas a experiência não foi muito feliz e ele acabou no banheiro mais próximo!

ovo_seculo_10
Fotos: Internet

Nossa experiência em Chang Chun

Imaginem a cena: Jantar especial de boas vindas, só chineses na mesa + eu e o Mário. Aí a tradutora diz que foi pedido um prato muito caro e especial para os chineses em nossa “homenagem”. Quando esse papo começa, já sabemos que não vem boa coisa…

Dito e feito: chegou o carrinho de comida e começaram a colocar os pratos no centro giratório da mesa, e não é que um deles era um monte de pedaços de ovos pretinhos.

A má notícia é que o prato nos foi apresentado e explicado sua procedência e o quão especial era. A boa notícia é que foi colocado no meio do prato giratório, comum nas mesas chinesas.

Aí cada vez que os ovos se aproximavam, pegávamos algo para comer de modo que ele passava adiante. E um pegava, outro pegava, até que para nosso alívio alguém degustou o último pedaço. Ufa!!!

Quando a tradutora viu o prato vazio, olhou e nos perguntou se havíamos provado.

“Claro que sim!“ Foi a resposta imediata e em coro.

“Gostaram? Achamos diferente”, foi o que respondi.

“Podemos pedir mais um? NÃO é necessário”, mais uma vez em coro! Ela ainda insistiu, mas falamos que já havíamos comido demais e a única coisa que queríamos era um prato de frutas.

Que alívio, quando levantamos para ir embora. Não sou chata para comida e até tento experimentar algumas coisas diferentes de vez em quando, mas ovo enterrado não dá para encarar.

Foi assim que conheci o ovo preservado, que há meu ver nada mais é do que ovo podre.

DSC08997
Foto de Liliane Carvalho.

Podemos comprar o ovo preservado “fresco” ou em embalagens à vácuo em qualquer supermercado!

Agora é bom ressaltar que existem ovos pretos nos mercados que não são os preservados. São ovos cozidos que ficam de molho no shoyo (não sei exatamente em que momento do preparo) e, garanto, esses são gostosos, salgadinhos. Geralmente são oferecidos como lembrança em nascimento de bebês, com simbolismo de vida.

Até amanhã.

Zài Jiàn!

16 pensamentos sobre “Ovos Preservados.

  1. Pingback: Since I moved to Bratislava | Far away, so close

  2. Pingback: Afinal, asiático é tudo igual? | China na minha vida

  3. Pingback: Culinária Chinesa – Dumplings | China na minha vida

  4. Pingback: Mercado Chinês – Wet Market | China na minha vida

  5. Pingback: Asiático é Tudo Igual? A Inevitável Comparação

  6. Legal a explicação, Cristiane. Meu pai tinha comprado meia duzia desses ovos aqui em Zhangjiagang antes que eu chegasse na China. Um belo dia ele resolve provar os ovos, pois já havia comido um em uma sopa tempos atrás. Ao descascar o primeiro sentio o aroma desagradável e jogou-o fora, abriu o 2º, o 3º e assim por diante – rsrsr – E exclamou: Não vou arriscar, parece estar podres… hahahaha, por fim ficou com os ovos de franga mesmo.

    Curtir

    • OI Milton, os ovos que seu pai deve ter comido na sopa são os que ficam de molho no shoyo. Nunca comi, mas segundo alguns amigos são uma delicia. A aparencia ficabem semelhante…
      Agora os dos 100 dias, realmente estão podres…rs seu pai acertou! +}
      Abraço.

      Curtir

  7. Na China e comum dar este ovo preto quando nasce um bebe. O Ricardo descobriu isso na empresa onde um colega levou a lembrancinha do bebe . Uma caixinha lindinha e dentro o ovo preto. Ele pensou que era chocolate kkkkkk

    Curtir

    • Ana, os ovos de nascimento, apesar de serem pretos são diferentes. Eles ficam de molho no Shoyo, acho que por dias…rs o maior fã deles que conheço adivinha quem é???

      O ET. Hahahaha só podia, né? Beijooo

      Curtir

  8. Que horror!! Só de pensar me deu enjoo! Ovo podre ninguém merece! Que nojo! E o cheiro é insuportável… risos…Que sufoco vocês passaram!!
    bjs

    Curtir

  9. Christine, kkk! Já pensou a fria que vocês estavam? E a outra ainda queria pedir mais. Complicado isso, né? Mas cada povo tem o seu costume, todavia não conheço nada tão exótico aqui no Brasil. Sei que existem particularidades, mas no dia a dia…
    Quando formos visitar você levaremos arroz e feijão, kkk.
    Um beijo,
    Manoel

    Curtir

Deixe uma resposta