China/Cultura Chinesa/Viagens/viver na China

Aplicativos para (sobre)viver na China 2019

Já escrevi em algum lugar aqui no blog que ter um smartphone na China é uma questão de sobrevivência, necessidade básica.

A infinidade de aplicativos disponíveis nos ajudam desde de aprender a língua (seja em cursos formais ou simples jogos que nos distraem e quando percebemos… foi!), a escolher restaurantes e atrações turísticas, andar pela cidade e os incríveis tradutores que estão cada vez mais elaborados.

Por isso resolvi recomendar alguns aqui que uso e facilitam muito meu dia a dia.

DeathtoStock_SlowDown2

Smartphone é produto de primeira necessidade por aqui!

Claro que existem centenas de outros, e se alguém quiser recomendar algum aqui nos comentários, por favor, pode fazê-lo. O objetivo é divulgar informação e facilitar a vida de quem vem para a China, seja para viver ou para passear.

Outra coisa interessante de saber, que mesmo sem um número chinês, você consegue acesso à internet por wi-fi em praticamente todos os lugares. De lojas de Departamento, shopping, restaurantes e cafés. O mais divertido é que geralmente as senhas são os números de 1 a 8, ou I love … (nos 3 pontinhos coloque o nome do estabelecimento ou o que ele serve – pizza, coffee). Mas se essa dica não funcionar pode pedir para qualquer atendente a senha, que eles fornecem na hora. Alguns locais já deixam a senha do wi-fi nas mesas ou em algum local de visibilidade.

O chinês não vive sem internet. Isso é fato!

Se você fala para um chinês – vamos no restaurante x? – rapidamente ele saca o celular e vai correndo no app de cotação de restaurantes, te diz qual o melhor prato, quantos pontos tem no geral e se vale à pena ou não ir ao lugar! Isso vale para lojas, preços, compras…

Não é à toa que os vendedores do Taobao ficam malucos atrás da sua avaliação. Isso faz muita diferença para o consumidor chinês.

Bom, seguem aí minhas sugestões.

Metro Man

Tem os mapas de metro nas principais cidades chinesas, te fornece as rotas, com todas as estações, conexões e valor do trajeto. O melhor que já usei.

Maps

Funciona muito bem e te leva a qualquer lugar sem VPN. Também mostra as rotas a pé, de carro ou transporte público (indicando até a saída do metro mais próxima do seu destino. O inconveniente é que ele é exclusivo do Iphone. Quem tem Android usa o Baidu Maps, mas não sei se está em inglês. O Google Maps funciona com VPN, mas como ele é bloqueado aqui na China, muitas vezes o mapa não consegue os updates necessários e as informações ficam confusas.

DiDi

É um aplicativo para taxi, no estilo do UBER (na realidade o DiDi comprou o Uber). Tem a versão em inglês, que descobri a pouco tempo poder usar com pagamento em dinheiro. Super recomendo, pois táxi em Shanghai está cada vez mais complicado de pegar na rua.

Smart Shanghai

É bem completo e tem versões para outras cidades chinesas. tem vários endereços em pinyin e mandarim de hotéis a museus, hospitais a universidades.

BonnApp

Para mim o melhor para restaurantes. Vem avaliação, fotos, as vezes até os cardápios. Direção, linhas de metro próximas, além de sugestões por categorias.  Bem completo.

IMG_4538

Google Translate

Desde sempre ele é meu companheiro inseparável na China. É o único aplicativo da Google que funciona sem VPN. Prefiro traduzir do inglês para o mandarim, acho mais próximo da escrita original.

Pleco Chinese Dictionary 

É mais um dicionário que uso quando quero buscar uma palavra específica e não sei como escreve. Também dá bastante opções, sons e usos das palavras. Inglês – Mandarim, somente.

Astrill (VPN pago)

Esse é o que uso hoje em dia em todos os meus equipamentos (fiz uma conta familiar com direito a 5 devices conectados ao mesmo tempo). Gosto muito, tem um sinal estável, no 4G e wi-fi. O VPN, seja qual for o de sua preferência, te dará acesso aos websites que são bloqueados na China, como: facebook, instagram, google e vários sites (esse do blog é um deles…). Também já escrevi sobre a censura na China.

Hexatech (VPN gratuito)

Esse VPN já me salvou em alguns momentos, mas a estabilidade do Astrill, ele não tem. Se for para ficar alguns dias e não depender da internet para sua vida, ele funciona.

IMG_4539

WeChat

Para o estrangeiro ele é a mesma coisa que o whatsapp, mensagens instantâneas. Também tem a função de ligação gratuita. Além disso você monta uma página pessoal como o facebook, mas eu não uso muito. Para quem vive aqui, e tem numero de telefone chinês, ele é vida! Sem exageros, sua vida toda fica resumida a esse app. Pode ler mais sobre ele nesse link.

Taobao

Meio complicado para quem não está familiarizado com a vida (nada fácil) de uma estrangeiro na China. Se vem a turismo, não vai agregar muito, mas se vai mudar para a China, esse será seu melhor app da vida depois do Wechat. Aqui você compra tudo. Costumamos brincar que se não tem no Taobao, não existe.

Currency

Um aplicativo bem simples, mas que sempre te mantém atualizado com as conversões de dinheiro, para qualquer moeda.

China Train Booking e China Train

Dois aplicativos para compra de passagens de trem. A vantagem do primeiro (vermelho) para quem vem a turismo é que eles entregam os tickets no seu hotel. O outro é necessário trocar seu voucher pelo ticket na estação de trem (o que pode ser uma tarefa bem complicada, dependo da cidade e do seu nível de mandarim).

Trip.com

Esse aplicativo virou meu queridinho de um ano para cá. Originalmente ele era o Ctrip no mercado chinês. Hoje ele é internacional, te dá muitas opções de compra, programa de fidelidade, pagamento por Wechat, além de muitas opções de pagamento na hora em dinheiro. Você consegue reservar passagens de trem e avião, hotéis, transfers e tours na maioria dos destinos. Realmente não conheço outro app de viagem tão completo. O inconveniente é que, como o Wechat, ele oferece menos funções para quem instala com um telefone que não é chinês.

Mobike

Esse é um app para usar bicicletas nas ruas das cidades. Também há um artigo nesse link, mas não tenho certeza se quem não tem um número de celular chinês pode usar. Eu uso muito e vale muito a pena.

E a lista poderia ser quase infinita…

Como escrevi no inicio, esses são somente alguns. Os que uso no meu dia a dia. Para turismo tem uma série deles e para quem mora aqui tem muitos outros com funções diversas, desde delivery de comida até o seu supermercado favorito.

Todos eles ajudam muito a nossa vida, principalmente os de endereços e os dicionários/tradutores.

E você, conhece algum outro que não vive sem?

Deixe sua dica no comentário.

Zài Jiàn!

35 pensamentos sobre “Aplicativos para (sobre)viver na China 2019

  1. Pingback: Acesso à internet na China | China na minha vida

  2. Pingback: Pontos fortes e fracos de viver na China | China na minha vida

  3. Boa noite, Christine, parabéns pelo blog. Impossível viajar sem consultá-lo. Estou devorando-o há dias. Tenho 2 dúvidas. A primeira sobre chip de internet, assim como o Rodrigo perguntou. Vou chegar por Shanghai e queria saber se você aconselha comprar o chip já no aeroporto ou em alguma loja.
    A outra questão é sobre entretenimento para crianças. Vou com meus filhos de 4 e 9 anos e gostaríamos de ir a algum circo, você sugere algum?
    Muito obrigada

    Curtir

    • Olá Andreia,
      Sobre chip, alguns clientes que tenho já vieram com um chip do Brasil, o nome é Mysimtravel. Não sei valores, mas sei que funciona muito bem aqui e já tem o vpn embutido, ou seja, as redes sociais desbloqueadas, bem como o Google, incluindo Gmail.
      Se preferir comprar o chio aqui, existe um quiosque no aeroporto, mas já chegue aqui com um VPN instalado.
      Sobre o circo, o que acho mais interessante é o ERA. Também tem o Shanghai Circus. Baixe um aplicativo chamado Smart Shanghai, e lá tem todos os endereços, valores etc.
      Abraço e aproveite sua viagem.

      Curtir

      • Olá, estou indo para Beijing ano que vem e estou em busca de escolas bilíngues para meu filho de 9 anos, você teria alguma sugestão ou de onde posso procurar.. obrigada

        Curtir

      • OLá Karina,
        Eu te recomendo colocar no google International Schools in Beijing ou Bilingual Schools in Beijing.
        Meus filhos estudaram em escola internacional, mas as bilingues são uma boa opção. Vc só precisa estar ciente, que as bilingues seguem o critério de curriculo e procedimentos (inclusive em relação a feriados e reposição de aulas, além de outras práticas do calendário civico chinês) que o governo determina para as escolas chinesas públicas.
        Se tiver mais alguma dúvida, me escreva via email.
        Abraço
        Christine

        Curtir

  4. Olá Christine, adorei seu blog, minimamente didático!
    Ficou uma duvida… qual operadora de celular utilizar? Pelo que pude ver há umas 3, mas qual delas é melhor, recomendaria alguma? É possível comprar um chip e receber no hotel? Ou vou ficar sem web até encontrar uma lojinha da operadora? Dá medo! rsrs
    Parabéns e saudações desde o Brasil!

    Curtir

  5. Oi! Estou indo pra china em abril! Este VPN que você indicou em 2015 ainda é o que você usa atualmente? Obrigada por tantas informações!!
    Ana Alice

    Curtir

    • Oi! Ana!
      Sim ele funciona, mas hoje tem algumas opções gratuitas, como o Betternet.
      Como assino anula, o que está funcionando melhor agora é o Astrill, mas não sei se ele oferece planos para um mês de assinatura somente.
      Abraço.

      Curtir

  6. Pingback: Dicas úteis para viajantes na China | China na minha vida

  7. Pingback: Aprender mandarim – opções gratuitas disponíveis online | China na minha vida

  8. Pingback: O que é bom saber antes de vir para a China | China na minha vida

  9. Pingback: Dicas úteis para viajantes na China. | China na minha vida

  10. Pingback: Shanghai – dicas para facilitar a vida do turista (4) | China na minha vida

  11. Pingback: China – Dicas úteis para viajantes

  12. Christine! Como vai?
    Estou em Xangai e adorando! Comentei no seu blog no inicio de maio justamente perguntando sobre os sites bloqueados e a internet nessas bandas…e tenho sobrevivido bem! rs

    Minha outra dúvida é sobre devolução de produto, como funciona aqui? Comprei um celular ontem à tarde, (loja física da Huawei) e fucei, fucei…mas não adaptei mesmo mudando o idioma, as configurações são teimosas, enfim. Ele tá bonitinho, inteirinho.
    É possível devolver o aparelho e reaver meu dinheiro?

    Um abraço, e obrigada pelas ótimas dicas!
    Mari

    Curtir

    • Oi Mari.
      Desculpa a demora, mas estou com acesso restrito a net.
      Bom, eu já comprei roupas e não gostei e a loja me devolveu o dinheiro. Fui lá com a nota fiscal em menos de 24 hras, com a roupa com etiqueta e foi simples. Até me espantei na hora, pois queria trocar por outra coisa (que era o que aconteceria no Brasil) , mas eles pediram o numero da minha conta e em 2 dias o dinheiro estava de volta! Demais.
      Quanto a celulares, realmente não sei.
      Mas acho que devieria tentar.
      Abraço e aproveite essa cidade!

      Curtir

  13. Oieeee…muita coisa para guardar mas excelentes dicas.
    Aqui temos o UBER q esteve ou está causando vários problemas.
    Bjs
    ***tem gente q ia apanhar mesmo, se já acontece isso por muito menos. rsrsrs

    Curtir

    • OI Patrícia, sim, você precisa de um chip de internet. Com ele você só vai acessar a internet básica da China. Para acessar sites como o Facebook, Youtube etc, vai precisar do VPN. Um aplicativo. Abraço.

      Curtir

Deixe uma resposta