Asia/China/viver na China

Hong Kong não é China – será mesmo?

Esse é um assunto bem polêmico nos dias de hoje, inclusive eu já escrevi sobre isso aqui no blog.

Há uma grande luta de ideais entre os nacionais de Hong Kong e a China, pois o tempo de transição estipulado por ambas as partes quando os britânicos devolveram Hong Kong para a China, está caminhando a passos largos. O acordo começou a ser traçado em 1984, mas a devolução ocorreu em 1997 e o período de transição de 50 anos terminará em 2047.

E o que vai acontecer depois?

Ninguém sabe ao certo, mas tenho minha opinião que a China continuará deixando HK como uma Região de Administração Especial, assim como Macau, mas com mais interferências politicas e econômicas, claro. Afinal, daqui há 28 anos eles não serão mais independentes.

Vale lembrar que desde 1997, a China já possui poderes políticos e econômicos sobre a RAE de Hong Kong, mas não deixou de honrar o acordo de “um país, dois sistemas”.

E como fica o povo de Hong Kong?

Essa é a grande polêmica, pois em Hong Kong há uma frente que quer a “libertação de Hong Kong”, além de que existe um forte preconceito entre os hong-kongueses que não admitem serem chamados de chineses, apesar da população de Hong Kong ser 90% de chineses provindos do sul da China Continental.

E aqui na China, por incrível que pareça, os Chineses de modo geral, também fazem distinção entre os territórios.

Quando meu filho estudava em HK, eu queria fazer transferência de dinheiro a ele e fui no mesmo banco que ele tinha conta lá, que me disse na época, que eu não poderia fazer por ser uma transferência internacional. E quando questionei que era para HK, ela mesmo me respondeu: HK não é China!

Bom, mas briga vai, discussões acontecem, e o governo chinês só assistindo, porque no final, HK é China e eles não deixarão isso mudar.

As evidências

No final, as pessoas comparam os fatos (que estão aí para não deixar dúvidas) mostrando as evidências que, ao menos por enquanto, Hong Kong não é China.

Na semana passada, vendo o Instagram de uma das minhas muitas amigas virtuais, a Judy do @jutaviajando , que vive em Hong Kong, me deparei com uma publicação bem interessante e resolvi escrever sobre isso.

A Judy me passou o link do local onde ela havia visto os quadros abaixo, mas ele está escrito em Malásio. Reproduzo alguns deles aqui, mas quem quiser ver todos, pode acessar esse link.

Na realidade, achei alguns muito extremistas, porque não se adianta lutar contra fatos: a China está no poder.

Os comparativos

Todas essas imagens foram reproduzidas do site Global Voices, por esse link.

Em Hong Kong todas as redes sociais são liberadas.
A maneira chinesa de encarar o mundo, como sendo o centro dele, afinal Zhong Guó (nome da China em mandarim) significa “país do meio”.
Em Hong Kong se usa a mão inglesa para dirigir.
A lingua oficial em HK é o cantonês e na China o mandarim.
O jeito inconfundível do chinês descansar difere do de HK.
Moedas diferentes.
O nacional de HK pode ter duas nacionalidades.

O que é interessante é perceber que realmente tem muitas coisas que fazem a confusão ficar maior: são duas bandeiras, duas moedas, diplomacia distinta.

Nós brasileiros não precisamos de visto para ir a Hong Kong, mas para entrar na China precisamos.

E assim vamos esperar para ver onde tudo isso vai dar, não é mesmo?

Você conhece Hong Kong e a China? O que acha dessas diferenças?

Anúncios

8 pensamentos sobre “Hong Kong não é China – será mesmo?

    • Olá Raiza,
      Então, Taiwan é um problema bem maior, pois a China não reconhece como um país independente. Para se ter uma ideia, brasileiros precisam de visto para Taiwan. A China não tem relações diplomáticas com Taiwan. Se quiser ir até lá, preciso ir a Hong Kong tirar meu visto, pois lá tem representação consular de Taiwan.
      Bem confuso…
      Abraço,

      Curtir

  1. Oi Cris, tudo Bem? E o que será de Macau? Particularmente aqui me sinto na “Ilha da Fantasia”, kkkk. Turistas e mais turistas loucos atrás dos jogos, culinária portuguesa e afins.

    Curtir

  2. Oi Christine, tudo bem? Realmente muito interessante essas características de dois povos tão próximos e tão longe 🙂 Não tenho certeza mas acho que em HongKong eles são capitalistas né? Acho que o que a China está fazendo é deixando a poeira baixar… afinal o que são uns 30 anos pra um país como a China…
    Vc poderia fazer um post tb sobre China continental e Taipei?

    Curtir

    • Oi Lairton,
      Sim, HK é capitalista, colonização britânica, onde os impostos são baixos etc etc etc.
      Também concordo, a China é paciente, digamos assim.
      Quanto a Taipei, Taiwan, é um assunto meio que proibido aqui, completamente diferente de HK. Brasileiros também precisam de visto para ir lá, mas a China não mantem relações diplomáticas com Taiwan, então não há embaixada e não conseguimos nosso visto aqui.
      Para ter um, teria que tirar no Brasil ou, pasme, ir para HK. hehehe
      Quem entende a diplomacia oriental?
      Abraço

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s