Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Café da manhã em Beijing – tour gastronômico

Desde 2017, quando descobri a possibilidade de fazer tours gastronômicos aqui na China e assim, sem susto, poder experimentar as comidas que via na rua e ficava meio em dúvida, se comia ou não, meu conceito sobre a culinária local mudou muito.

A Lost Plate Food Tour me convidou para o primeiro tour em Beijing, quando experimentei o jantar pelos Hutongs da cidade. Até hoje foi a experiência que mais me agradou, tanto no paladar, como na peculiaridade do tour.

Depois disso, também fiz o jantar e o café da manhã em Shanghai. Experiências maravilhosas também, que sempre recomendo para quem vem a cidade com tempo de mais uma aventura inusitada.

Resumindo, depois desses tours, me tornei muito mais aberta a culinária local e principalmente a comida de rua. Hoje não tenho mais duvidas de, quando vejo algo que me deixa curiosa, para, compro, experimento. Nem sempre gosto, mas já virei freguesa de muita barraquinha que antes eu passava longe.

E essa é a maravilha de se abrir para o novo e testar sabores, texturas. Arriscar e decidir depois o que nos serve ou não. Quebrar paradigmas nos faz ver o mundo diferente e muito mais divertido, vamos combinar… principalmente se o assunto é comida.

Café da manhã em Beijing

Como sempre acontece nos grupos da Lost Plate, nos encontramos numa saída do metro, super fácil acesso. Guia e grupo devidamente apresentados, iniciamos nossa jornada gastronômica pelas ruas da cidade.

Começamos com um delicioso iogurte, muito comum na China, que são servidos em garrafinhas fofas (dá vontade de levar todas para casa) e vendem em qualquer esquina, e a caminhada se iniciou.

Passamos por ruelas, minimercados, restaurantes que entramos pela cozinha (só vendo para crer), uns mais arrumadinhos, outros nem tanto (quem conhece a China vai me entender…), alguns lotados de um jeito que mal conseguimos nos acomodar.

E as comidas… bem, teve as que amei e as que nunca mais vou comer (ao menos foi o que pensei na hora, mas nessa China tudo é possível).

Nosso cardápio

A primeira parada foi para saborear os churros chineses com leite de soj – 油条 & 豆浆 (Youtiao & Doujiang), além dos ovos cozidos nas folhas de chá – 茶叶蛋 (Chayedan), as panquecas doces – 糖油饼 (Tangyoubing) e o tradicional Tofu豆腐脑 (Doufunao) .

Realmente o Tofú é o prato mais amado da China. Preparado de diversas formas, sabores distintos em cada região, mas o mesmo tofú.

Na segunda parada, experimentamos os 蒸饺 & 包子 (Zhengjiao & Baozi) – dumplings e bao (uma espécie de pão cozido no vapor).

Na nossa andança pelo Hutong, entramos num mercado local, saboreamos alguns morangos e tangerinas (deliciosas) e ainda deparamos com o cachorro mais obediente que vi na vida!

Nossa próxima parada, foi na rua mesmo, numa janelinha que vende uma carne Halal – 清真牛肉 (Qingzhen Niurou) , especialidade da comida chinesa muçulmana. Esse prato está na lista dos que nunca mais quero comer! =P . Não chega a ser ruim, mas é estranho…

Sempre temos que ter esperança, né? Pois bem, depois desse prato que não gostei veio o melhor dos melhores! Panquecas recheadas de ovos e (para meu espanto) salada verde. 鸡蛋灌饼 (Jidanguanbing). Para mim o tour poderia ter se resumido nesse prato! Uma delícia. E ainda teve o woton 馄饨 (huntun), mas nem dei muita bola para ele…

Penúltima parada foi para saborear um sopa de carneiro e uma salada de pele de tofu (olha ele aí de novo) 羊肉汤 & 豆腐丝(Yangroutang & Doufusi). Foi nesse restaurante que entramos pela cozinha!

No final, o que vale mesmo de toda essa experiência é a vivência pela cidade, o outro modo de olhar o mesmo, de descobrir encantos no que parece frugal.

Como já escrevi diversas vezes, em todos os artigos sobre as experiências com o Lost Plate Food Tour, muitos desses lugares que visitamos, eu jamais entraria se não fosse acompanhada de guias que sabem o que estão nos oferecendo. Ao mesmo tempo, todos eles eram lugares lotados (apesar dos últimos estarem um pouco vazios, porque nosso café da manhã se estendeu até quase a hora do almoço!), e alguns, só conseguimos comer, porque nossa comida estava reservada.

Nesses restaurantes chineses, geralmente eles tem um número determinado de pratos que servem. Acabou, acabou. Passe amanhã!

Para finalizar nosso tour e o grupo confraternizar e compartilhar da experiência, sentamos num café que, seguindo a tradição dos restaurantes de Hutongs, era minúsculo e aconchegante.

Não deixem de rever os vídeos do passeio nos destaques do Instagram @chinanaminhavida.

Desconto para leitores do blog

Bom, mas desde que o pessoal do Lost Plate soube do blog, resolveu dar um desconto para quem ficar sabendo deles por aqui.

Basta colocar no pedido de orçamento que descobriu a empresa pelo “Brazilian BLOG CNMV”. Simples assim!

LOST PLATE FOOD TOUR

Eu realmente recomendo, gosto e ainda vou voltar a Xi`an e Chengdu só para fazer esse tour gastronômico nessas cidades, que possuem culinárias completamente distintas.

Sobre minhas recomendações

Vale esclarecer que só divido com vocês experiências que eu realmente vivi e gostei do que vivenciei. Aceito convites sim, que vejo como uma cortesia para eu experimentar e dar minha opinião. Não faço publicidade paga de algo que não conheço, não testei.

Isso se chama credibilidade e foi conquistado por anos de trabalho sério aqui no blog.

Claro que monetizar o blog acaba sendo um caminho natural, mas dentro do que acredito possa fazer a diferença para meus leitores, por quem tenho carinho, respeito e gratidão.

Então, podem ficar tranquilos que as minhas recomendações são todas reais, a maioria eu mesma vou atrás e pago pelo serviço para dividir com meus leitores um pouco das minhas experiências pela terra do Dragão.

Zái Jiàn!

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s