Aprender Mandarim/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Filmes/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Doramas Chineses

Os dramas da televisão chinesa (Zhōngguó diànshì liánxùjù 中国 电视 连续剧) são semelhantes aos dramas ocidentais, e poderíamos dizer que são uma mistura de novela com séries. Assisti alguns vídeos e li alguns blogs a respeito e sempre fica essa duvida. Apesar de que a tradução do mandarim é seriados de TV.

A China é o país que produz mais dramas de televisão. Fez mais de 15.000 episódios em 2014. O gênero de dramas mais popular na China é o romance de fantasia, com 47 dos 50 dramas mais assistidos no país em 2016. Os dramas chineses são populares e regularmente transmitidos pela TV em toda a Ásia, particularmente no Vietnã, Malásia, Cingapura, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Sri Lanka e Camboja.

Desde a década de 1990, séries históricas têm sido o gênero dominante no horário nobre da televisão. A tendência chegou ao clímax no final dos anos 90 e início dos anos 2000, com um grande número de dramas do palácio (também conhecidos como “Qing”).

Os dramas populares da televisão chinesa, como Nirvana in Fire, A Jornada da Flor, O Amor Eterno, A Princesa Weiyoung, A Lenda de Zhen Huan, Scarlet Heart entre outros, acumulam bilhões de visualizações entre os vídeos mais populares da China, através dos canais dos aplicativos iQiyi, Youku e QQ Video. Alguns dramas alcançaram uma popularidade tão grande que foram traduzidos em diferentes idiomas e estendidos em novas temporadas.

O CCTV- 8 é o canal que transmite séries de TV o tempo todo. CCTV é a TV oficial chinesa e tem os números dados pelo conteúdo transmitido. Só para elucidar, a CCTV- 5 tem seu conteúdo em inglês.

As séries são divididas em várias categorias: histórica (subdividida em ficção histórica, reagrupamento nacionalista, re-encenação), política, comédia e drama de conflitos familiares mais modernos.

Doramas Chineses

A série de episódios segue em conjunto para representar uma série de eventos que ocorrem um após o outro em relevância para o enredo principal do drama. Como um romance, o drama contém personagens, conflito, enredo, clímax e resolução que intrigam o interesse do público.

O grande número de episódios permite que o enredo seja realizado com muito mais detalhes do que em um filme curto. Isso dá ao público uma melhor compreensão dos personagens e suas perspectivas, bem como a totalidade do enredo.

As séries de televisão chinesas de formato longo variam em qualidade, embora nos últimos anos houve um aumento acentuado nos valores de produção e na qualidade do roteiro em algumas séries.

Os dramas são gerados com um gênero específico, como romance, comédia, terror, drama familiar, esportes ou uma mistura deles na forma da era republicana, antiga ou histórica, para destacar o tema e se adequar ao interesse do público.

Mas o que significa Dorama?

Depois de pesquisar todas as informações, percebi que existem os Doramas Japoneses, coreanos e chineses, sendo que os últimos caíram na graça do mundo nos últimos tempos.

E a minha pergunta, como talvez de muitos que estão lendo isso, era: O que significa Dorama, já que todas as pesquisas me levavam ao no ‘drama’?

Pois é… Dorama nada mais é do que a palavra drama em japonês! Simples assim. E como os japoneses foram os pioneiros e ficaram conhecidos com esse nome, os outros países asiáticos como a China e Coreia, começaram a produzir os seus ‘dramas’, mas mantiveram o nome que deixou esse estilo de serie ou telenovela (como preferirem) famoso.

Meus preferidos

Sem sombra de duvidas são os de época. Mesmo nas series da Netflix, minha preferencia é para as historias dos reis e rainhas e afins.

Comecei minha aventura nos Doramas por uma serie que me chamou atenção aleatoriamente enquanto pesquisava: Amor Real de Ruyi no Palácio. O titulo traduzido para o português fica meio sem graça, mas a historia é linda e a fotografia maravilhosa.

O mais legal foi que logo depois de assistir esse Dorama, fui visitar a Cidade Proibida, onde ele é ambientado. Aí tudo teve um outro sentido. Apesar de já ter ido inúmeras vezes lá, essa ultima visita me remetia as cenas do drama e teve um sabor especial.

Onde assistir

Quando pesquisei, achei dezenas de opções, mas acabei assistindo no Rakuten Viki (que foi inclusive uma indicação de uma moça que segue o Instagram @chinanaminhavida)

Todos os episódios têm legenda em vários idiomas, inclusive o português. Eu prefiro usar as legendas em inglês, assim já mato dois coelhos com um tiro só. Além de ficar atenta ao mandarim. Não que eu consiga entender o que eles falam, mas é instigante perceber que você conhece mais palavras do que imagina e, de tanto escutar, acaba gravando outras.

Alguns links que encontrei

https://www.viki.com

https://aminoapps.com/c/dorameirosbr/page/blog/os-4-melhores-dramas-chineses-para-iniciantes/

http://doramaever.com/en/2017/11/09/portugues-do-brasil-os-7-melhores-dramas-chineses-para-iniciantes/

Além desses links de blogs dão dicas sobre os Doramas, encontrei um vídeo da Sisi do Pula Muralha, entrevistando uma expert em Doramas, vale conferir:

Bom, espero que gostem das dicas e que tenham mais juízo que eu, pois quando comecei a assistir, não queria mais largar ate chegar ao ultimo episódio. Acho que me falta maturidade para assistir séries!

Zái Jiàn!

37 pensamentos sobre “Doramas Chineses

  1. Parabéns, eu adorei o seu blog. Vou acompanhá-la sempre. Também sou amante da cultura asiática em geral. Sou fanática por dramas, de todos os gêneros, a minha lista só aumenta. hehehe

    Curtido por 1 pessoa

  2. Nossaaaa que bom este espaço.Voce sabe?Sou viciada em séries, acompanhava várias segundo suas da temporadas.
    Mas porém, contudo, todavia, por acaso entrei a assistir uma série da turkia, amei, assisti tipo três ou quatro, todas muito boas.E nessa experiencia da banda oriental, cheguei nas series chinesas..Apaixoneiiii. Desde Janeiro não assisti mais nada que não seja serie chinesa.
    A cultura chinesa me encanta! Estou planejando conhecer a China, espero que em 2020.
    Séries que amei, todas que ja mencionaram aqui, e muitas mais..Estou vendo agora, Novoland e a de Ruyi.
    Parabéns pelo Blog.Qualquer dia volto.

    Curtir

  3. Pingback: Aprender mandarim através da música chinesa | China na minha vida

  4. Doramas são viciantes sim….Eu fiquei APAIXONADA e em letras maiúsculas mesmo com O Avanço da Fênix, na netflix….tudo na série é perfeito..figurinos, cenários, os atores brilhantes…Foi sem dúvida das melhores séries que já assisti. Depois assisti Eternal Love, Lost in 1949, revi um antigo Love Story in Shangai, The Conquest ( bom aqui se tu já assistiu algumas dessas, já percebeu que tem o Chen Kun nelas e para mim ele é um ícone atuando, é encantador e brilhante ator chinês)…Estou aguardando ansiosa outra temporada de Boa Noite Outra Vez….o problema é que no youtube alguns eu consigo com legenda em inglês, mas muitos só assisto em chinês mesmo…mas não sou familiarizada com o mandarim….mas a vontade de assistir é maior….tenho visto filmes tbm…comédias românticas, mas outros que quero muito ver, não consigo nas plataformas disponíveis…adoro teu blog….quem sabe um dia não faço o tour gastronômico por Beijing. abraços do sul do Brasil

    Curtir

  5. Olá! Parabéns pelo blog! Eu amo dorama chinês, principalmente os históricos e com ficção. Estou doida pra ver ” lost love in time” mas não acho legendado em português 😭… achei um no YouTube que não dá pra entender nada. Se souber de algum link para mim vou amar. Beijos! Sucesso!

    Curtir

  6. Parabéns pelo blog! Estou encantada com a cultura chinesa, com os doramas … ah! Os doramas são simplesmente viciantes! Percebi que apesar de a China ser um país milenar sabia muito pouco sobre esse país. Agora quero saber tudo e quem sabe um dia conhecer pessoalmente um pouco da riqueza desse país! Até minha filha, de apenas 8 anos, quer aprender mandarim!
    Desejo a você muito sucesso!

    Curtir

  7. Olá!
    Por favor, alguém sabe me dizer se a versão chinesa de Full House, foi lançada com o mesmo nome? Existe alguma maneira de assistir em PT, Esp ou ing?
    Tenho procurado pela internet, mas só existe uns poucos minutos no youtube, não encontrei de nenhuma maneira.
    Se alguém sabe, por favor me diz.
    Grata

    Curtir

  8. Eu estou cada vez mais apaixonada pelos doramas chineses. Ashes of Love, eternal Love. Em fim, quero logo que a net flix adicione mais.

    Curtir

      • Amo esses doramas chineses, são maravilhosos,mas tenho uma grande curiosidade: porque os personagens cospem sem sangue em situações de tensão?Grata a quem me elucidar a curiosidade.

        Curtir

      • Olá Raniya,
        Na realidade o ato de cuspir (escarrar mesmo) faz parte da cultura chinesa há milenios. Segundo os principios do Taoismo, tudo que seu corpo sente vontade de expelir, tem que ser feito. POr isso o arroto, a cuspida e outras coisas não são falta de educação aqui, e sim um hábito saudável, por mais estranho que isso possa nos parecer…
        Lembre-se que a cultura de cada lugar pode ser muito diferente do nosso ponto de vista. Nem tudo que é certo e tido com ‘bem educado’ para nós, é para eles, e vice e versa.
        Abraço

        Curtir

  9. Eu estava viciada em Ashes of Love, da Netflix, adorei a série e fui procurar mais informações sobre a cultura chinesa, cheguei aqui e li alguns artigos. Li alguns sobre casamento, pois, achei lindo na série… Deus me livre! kkkkkk Adorei ver a série, mas quero distância da China…kkkk mas continua sendo um país lindo demais.

    Curtir

    • Oi Mônica,
      Acho que vc deveria rever seus conceitos… não precisa vir morar aqui, nem casar com um chinês (hahaha) mas conhecer, tenho certeza que vai se apaixonar, como pelos doramas. É um pais impactante, encantador e cheio de belezas mesmo!
      Beijo

      Curtir

  10. Ah que legal! Adoro esses doramas! Assisti uma série chinesa que se chama Imperial Doctress.
    Me interessei por ela por se tratar de medicina chinesa e, desde então, não parei mais de assistir. Essas séries são realmente viciantes. 🤗🥰

    Curtir

  11. Acompanho seu blog já faz um tempo, comecei meu interesse pela China por conta dos doramas. Os chineses são os meus preferidos, acho as histórias abordadas diferentes das de outros países(Coréia e Japão principalmente). Assim como você, eu gosto mais dos históricos e também os de fantasia. É ótimo ver você falando sobre o que me fez te encontrar, seu blog é ótimo, me fez manter a vontade de visitar a China e talvez, algum dia, morar.
    Beijos, obrigada por todo o conteúdo!

    Curtir

  12. Este problema de não querer para de assistir até o fim, não é somente seu, todos que ‘caem’ nos dramas asiáticos ficam assim…viciados! rsrs

    Curtir

Deixe uma resposta