China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Qual o signo do horóscopo chinês para 2019?

Desde o feriado de outubro, muitas pessoas já me pediram informações sobre o animal que irá reger 2019, segundo o horóscopo chinês.

Como muitos já sabem, o ano novo chinês obedece ao calendário lunar e é celebrado em datas diferentes do ano novo ocidental. Vários países asiáticos seguem a mesma tradição chinesa.

Por ser baseado na lua, as datas são móveis e isso se aplica a maioria dos feriados na China que, para 2019, podem ser conferidos nesse link.

Ano Novo Chinês 2019

No próximo ano o ano novo chinês se inicia em 05 de fevereiro, sendo que as celebrações/preparativos iniciam 8 dias antes e se estendem até 15 dias depois dessa data.

Sendo assim, para 2019 teremos:

 “Pequeno ano”

De 28 de janeiro a dia 4 de fevereiro, nessa época tudo é um alvoroço, mercados lotados, passagens de trem e avião esgotadas na maioria, tudo fica frenético (mais do que o normal…), para que a noite do dia 4 seja perfeita e a passagem do ano esteja dentro dos conformes!

Nesse ponto, os preparativos da festa se assemelham aos nossos na época de Natal.

Festival da Primavera

De 5 a 19 de fevereiro, que é o tempo que se deve celebrar todas as áreas da vida: família, fortuna, saúde, animais, casa, boa sorte e assim vai.

Nesse link tem os rituais dia a dia durante todo o período.

lantern-741304_960_720

Festival das Lanternas

De 16 a 19 de fevereiro, apesar dessas datas já estarem incluídas no Festival da Primavera, há todo uma preparação especial para o ultimo dia de celebração da chegada do novo ano, que é onde se soltam as lanternas e iluminam todo o céu da China. Lindo de se ver.

E o animal que rege 2019?

Pois é… começamos aqui para falar sobre o animal regente de 2019 e até agora nada!

Nesse ano, que se iniciará em 05 de fevereiro, o animal é o PORCO.

Captura de Tela 2018-12-03 às 9.21.01 PM

 

O zodíaco chinês tem um ciclo de 12 anos e cada ano é regido por um animal.

Há uma lenda linda sobre como os animais foram escolhidos para cada ano que você pode ler nesse link.

E como é o Porco?

O porco é o décimo segundo de todos os animais do zodíaco, o que encerra o ciclo. Também está associado ao ramo terrestre (地支 – dihhi) hài (亥). E em termos de yin e yang (yin yang), o porco é yin.

Na cultura chinesa, os porcos são o símbolo da riqueza (lembrando que os cofrinhos mais tradicionais tem a forma de porquinhos). Seus rostos gordinhos e orelhas grandes são sinais de fortuna também.

piggy-2889050_960_720

Os porcos têm uma linda personalidade e são abençoados com boa sorte na vida.

Os anos do Porco são: 1935, 1947, 1959, 1971, 1983, 1995, 2007, 2019

Como já escrevi diversas vezes, não sou astróloga e nem estudiosa sobre o zodíaco chinês. Apenas uma pessoa curiosa que divide o que descobre com meus leitores.

Dessa forma vou começar a pesquisar algumas previsões para o próximo ano e compartilho aqui. Fiquem atentos, pois sempre descobrimos coisas bem interessantes.

new-year-zodiac

E você? Sabe qual é seu signo chinês?

Zài Jián!

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.