Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

GAN BEI – o brinde chinês

O ato chinês de brindar: Ganbei!

Numa tradução livre, quer dizer copo seco (Bei = copo; Gan = seco).

Este hábito pode ser presenciado principalmente nas cidades do interior da China, Chang Chun é uma delas, claro. O costume do Ganbei é algo freqüente no mundo dos negócios. É usado como que para selar um acordo ou uma parceria. Pode-se passar o dia negociando, mas nada é fechado antes do jantar (às 5 da tarde), com muitos ganbeis.

E não vale dizer que não bebe. Vai ser a deixa para que os chineses queiram testar o convidado e começar uma série de brindes e para cada Ganbei pronunciado, uma batida com o copo na mesa, a virada (de uma vez) e a exibição do copo vazio (seco)… sem choro!!

Tudo bem, que são copos quase como os de licor. Mas os mais radicais como o Mr. Zhu, que era parceiro do meu marido na fábrica de Chang Chun, usam os tipo “americano”.

imagesCATMLJTH

O pior do que o brindar repetidas vezes e “enxugar” o copo, é a bebida colocada no recipiente: Bài jiu (bài = branco; jiu = vinho) ou o nome oficial da marca mais famosa: MOUTAI.

Que na realidade é chamado assim, pois é produzido na cidade de Moutai, Província de Guizhou. Esta é sem duvida a bebida nacional chinesa, usada em banquetes, recepções oficiais e em celebrações (como as de negócios, citadas acima).

Também é nomeada como “bebida diplomática”.

Báijiu – o que é essa bebida afinal?

É produzida a partir do sorgo chinês, com adição de trigo e água, a mistura é fermentada e destilada várias vezes. Todo o processo leva cerca de 8 meses e depois vai para a etapa de envelhecimento de 3 anos antes de ir para as prateleiras.

Sua aparência é de cristal, por isso o bài. A título de curiosidade (mais uma), o que chamamos de vinho branco, aqui é vinho amarelo!

O sabor… bem, intragável para nosso paladar. Ok, não sou uma expert em vinhos, mas ainda não conheci um ocidental que tenha gostado do dito cujo MOUTAI ou bái jiu!

O teor alcoólico pode chegar a 75% e, para mim, assemelha-se mais à nossa cachaça do que a vinho! J

Esse da foto é o verdadeiro MOUTAI e custa uma pequena fortuna. Mas existem outras marcas e teores alcoólicos também e pode-se encontrar exemplares bem baratinhos por aí.

Só digo uma coisa: bebendo o original, já vi muita gente ir parar no banheiro por horas a fio (e depois nem sequer ter “vaga lembrança” do ocorrido), imagine beber um desses baratinhos!

Eu realmente comparo essa bebida chinesa com nossa cachaça, em termos de ser popular entre todo o país, mas nāo gosto de nenhuma delas.

63wpib

Ah, as embalagens são maravilhosas. E sempre há as edições especiais em caixas luxuosas e design diferenciado para a garrafa, principalmente nos feriados nacionais como o Ano Novo Chinês e o Dia Nacional em outubro.

E para fazer o tim-tim no estilo chinês, é só falar:

Ganbei, wo men péng you!

Quem aqui já experimentou o Baijiú? Ou participou de alguma celebração e fez muitos “gambeis”?

Deixa seu relato aqui para nós.

Zài Jián!

Anúncios

7 pensamentos sobre “GAN BEI – o brinde chinês

  1. Pingback: Beijing – Tour gastronômico | China na minha vida

  2. Pingback: Etiqueta à mesa. Na China também têm! | China na minha vida

  3. Oiêeeeeeeeeeeee…
    Ao menos uma coisa, é fácil de falar…rsrsrs, ñ estou imaginando a pronúncia, só como vejo escrito…rsrsr
    Pela descrição, acho q é mais a nossa cachaça…afffffffffffff e o cheiro, é ruím tb???
    pudera a pessoa ñ lembrar de nd o teor alcólico é altíssimo…
    Aqui vinhos com 14/15 já acham forte….
    Beijusssssssssss

  4. Eles fazem isso para ver se a pessoa e confiavel pois, depois de beber bastante as pessoas se soltam e mostram a verdadeira pessoas. Conheci pessoas que sabendo disso pediam junto um refrigerante em lata e ao virar o copo jogavam discretamente a bebida na latinha kkkkk

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.