Aprender Mandarim/China/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Bolsa de estudo na China: agora é a hora!

Boas noticias para quem quer tentar uma bolsa de estudos pelo governo chinês: o programa de bolsas de estudo do governo chinês para 2019-2020 está agora aberto. Os estudantes estrangeiros podem se inscrever em diferentes universidades chinesas por meio de programas do Chinese School Council (CSC), on line.

O programa está aberto a todos os candidatos estrangeiros interessados ​​em iniciar sua próxima jornada acadêmica de nível superior (bacharelado, mestrado e/ou doutorado) em qualquer universidade chinesa.

E a data é essa mesmo: 2019/2020, pois o ano letivo aqui, como em todo hemisfério norte, começa em setembro, e termina em junho do ano seguinte.

Todas as informações foram traduzidas de um artigo publicado pelo website Guide In China, e para conferir a matéria original na íntegra, basta clicar no nome acima ou nos istes do governo que indico no final do artigo.

A ideia de fazer uma tradução livre dessas informações para o português, foi somente para facilitar o acesso a informação, abrir algumas portas, já que sempre recebo muitas mensagens perguntando sobre bolsas de estudos na China.

É importante lembrar que para cursar uma universidade chinesa é necessário ter proficiência no inglês (comprovada com TOEFL ou similar) se o curso for nos departamentos internacionais ou no mandarim se o curso for ministrado no idioma.

Mas vamos ao que interessa.

studying-951818_960_720

O que é a bolsa de estudos CSC?

As bolsas de estudos oferecidas pelo governo chinês (CGS), são concedidas pelo Chinese Scholarship Council (CSC) a estudantes internacionais em universidades chinesas afiliadas. O sistema de inscrição on-line para as Bolsas de Estudo da CSC ou o processo de admissão ocorre de dezembro a abril de cada ano (geralmente). Mas o prazo específico da aplicação varia de acordo com cada universidade

Há 274 universidades chinesas oferecendo bolsas de estudo para estudantes internacionais todos os anos. A lista de universidades que oferecem essa bolsa do governo chinês pode ser encontrada nesse link.

O programa “Estudar chinês na China” também está disponível para bolsa de estudos.

Resultados da CSC

Os resultados das bolsas de estudo do governo chinês são anunciados até o final de julho, de acordo com as políticas do Conselho de Bolsas de Estudo da China (CSC China). Candidatos aprovados poderão, então, ingressar nas universidades no início de setembro.

Como aplicar para a Bolsa de Estudo na China

Estas bolsas são concedidas aos estudantes por meio de agências e/ou órgãos vinculados ao governo chinês, como:

Bolsas do governo chinês através da universidade

Se você decidiu se inscrever para a bolsa de estudos do governo chinês de 2019-2020, precisará enviar a solicitação de bolsa on-line ao CSC e inscrever-se diretamente em uma universidade chinesa que ofereça o curso escolhido.

Embaixada chinesa 

A embaixada chinesa geralmente recebe pedidos através de Instituições de Ensino Superior. Bolsas de estudo através da embaixada também são chamadas de “Programas Bilaterais”.

Procedimento

O procedimento através do CGS é muito simples. Os alunos não precisam de agentes, segundo o website do governo.

Todos os novos alunos devem seguir este procedimento para obter uma bolsa de estudos  do governo chinês.

Para Mestrado e Doutorado, os estudantes em quase todos os campos, podem se candidatar a uma bolsa de estudos (por exemplo, Engenharia, Medicina, Administração de Empresas, Direito, etc.).

Etapas

1 – Encontre uma universidade que seja mais adequada para sua área de estudos e que seja afiliada ao CGS. Aqui está a lista da Subject Wise University sob o CSC. https://www.cscscholarship.org/subject-wise-university-list-under-csc

2 – Entre em contato com um professor da sua universidade e peça que ele aceite você como aluno. Aqui está uma amostra de e-mail (https://www.cscscholarship.org/samples-of-email-to-professor.html)

Ter prova de aceitação de um professor acrescenta credibilidade à sua inscrição e aumenta suas chances de ganhar uma bolsa de estudos.

Quando ele concordar em aceitá-lo, envie sua Carta de Solicitação do Superviso

3 – Preencha o formulário de inscrição on-line do CSC por meio do login da bolsa de estudos do governo chinês.

4 – Preencha o formulário para o “Registro de Exame Físico para Estrangeiros”  e anexe todos os relatórios exigidos com este Formulário Médico

5 – Imprima seu formulário e anexe a sua aplicação os documentos exigidos.

* Nota: atestar todos os seus documentos educacionais da República Notarial, no caso o Brasil (com carimbo da Embaixada da China no Brasil).

Depois de preencher o requerimento on-line da bolsa de estudos do governo chinês, é necessário encontrar o endereço do Departamento de Estudantes Internacionais da universidade e enviar seus documentos juntamente com o formulário impresso, usando um serviço de correio confiável como a DHL (peça o pacote de estudantes). E você pode mencionar em uma página que está se inscrevendo para o quadro de alunos do CSC sob o sistema China Scholarship Council.

graduation-995042_960_720

Visto para a China

Quando você for selecionado, precisará de um visto para entrar e permanecer na China. Antes de preencher seu pedido de visto na China, leia atentamente todos os requisitos de visto, pois existem muitas categorias diferentes e documentos necessários para cada um deles.

Algumas universidades também têm seu próprio sistema de inscrição on-line, assim, além do aplicativo do CSC Scholarship, talvez você precise preencher uma admissão on-line daquela universidade.  Fique atento.

https://www.cscscholarship.org/

https://scholarshipfellow.com/chinese-government-scholarship-china-government-scholarship-process/

Anúncios

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.