China/Curiosidades/Dicas de Shanghai/Viagens/viver na China

Da China para Hong Kong de trem bala

Viajar de trem pela China é sempre uma experiência e tanto. Os trens bala são modernos, confortáveis, tem 3 opções de classe, o preço é acessível e, claro, é rápido.

A malha ferroviária na China, como tudo o mais, cresce assustadoramente. E a população agradece, claro.

Captura de Tela 2018-10-08 às 5.10.50 PMFonte: China Railway Corp., Xinhua, People’s Daily

Como já escrevi antes no artigo abaixo, a rede ferroviária de alta velocidade na China se estende por 25.000 quilômetros e é uma forte concorrente das companhias aéreas em um mercado em que o espaço aéreo congestionado e os slots de pouso limitados significam atrasos regulares nos voos. Desde o primeiro serviço de trem-bala ligando Beijing à cidade Tianjin, há uma década, as companhias aéreas chinesas perderam clientes, especialmente para viagens de menos de 800 quilômetros.

Viajar na China: trem ou avião?

WechatIMG496

Da China para Hong Kong

Agora, a maior novidade desse ano, foi a abertura da linha que vai direto a Hong Kong (a maior linha de trens de alta velocidade do mundo) O que facilitará muito a vida de várias pessoas, principalmente as que moram mais ao sul do país, pois se comparando com o valor das passagens aéreas e o tempo que se gasta na viagem, o trem é economia nos dois sentidos.

Captura de Tela 2018-10-08 às 4.51.01 PM

Fonte: Agência de Transporte e Habitação de Hong Kong, Cathay Pacific, Bloomberg

Os preços dessa tabela estão em HK$ (Hong Kong dólar), que tem quase o mesmo valor que o Renmembie (CNY), então dá para se ter ideia da economia final. O tempo de viagem por avião dessa tabela já inclui uma hora de check-in, o que nem sempre é viável, pois voos para Hong Kong e partindo de Hong Kong para a China Continental, são considerados voos internacionais, que requerem todo o processo alfandegário. Esses voos se encaixam na regra de fazer check-in com ao menos 3 horas antes da partida.

Pesquisei de Shanghai para Hong Kong e, como de Beijing, o tempo é muito maior e o valor quase o mesmo entre avião e trem bala.

Captura de Tela 2018-10-08 às 5.08.16 PM

 

Ainda farei essa viagem, pois quero muito conhecer todo o trajeto, mas são muitas horas – mesmo tempo para voar até alguns países da Europa ou aos Emirados Árabes.

Ficará como uma opção de turismo mesmo, pois se por algum motivo precisarmos ir para Hong Kong para resolver algo ou com tempo contado, a melhor opção ainda é o avião. Principalmente se conseguir voo do aeroporto de Honqiao que fica junto a estação de trem, 20 minutos de casa.

Diversão e praticidade

No final, viajar de trem de alta velocidade dentro da China, em trechos que levam até 5 horas, é muito divertido e vantajoso.

Quando as viagens são de mais de 1:30 hora, prefiro viajar de primeira classe, pois os assentos têm mais espaço, é mais confortável, e o valor não ultrapassa o da passagem de avião. Acho que vale a pena.

WechatIMG495

Assentos da primeira classe, são os vermelhos. Na segunda classe são azuis e cada fileira tem 6 bancos (3+3).

E você, já viajou de trem-bala na China?

Conta sua experiência para nós.

Zài Jián!

Mais informaçoes sobre esse trem, acesse esse link: Bloomberg

11 pensamentos sobre “Da China para Hong Kong de trem bala

  1. Tenho viagem marcada para Shanghai em maio, estou na dúvida de seguir para Hong Kong de trem bala e gostaria de mais detalhes desta viagem tipo logística, tempo, custo, paisagens e etc. Sou apreciador de viagens de trem.
    Eduardo-São Luís-Brasil

    Curtir

  2. Bom dia Christine, adorei seu post!

    Fiz o trajeto Beijing/Tianjin em 2014 e fiquei surpreso com a estação de Tianjin, muito bonita e organizada… no meu ponto de vista é uma cópia menor da Beijing South mas bem menos movimentada rs.

    Curtir

    • Oi Marcos,
      Se vc achou isso em 2014, imagine agora. deve estar maior ainda. As coisas aqui crescem e se transformam numa velocidade assustadora.
      Abraço

      Curtir

  3. Desculpe christine mas achei um pouco desreispeitoso da China para hong kong, e mesma coisa que falar do brasil para o rio de janeiro, hongkong e china. Na minha opniao deveria usar o termo de cidade a cidade exemplo de shanghai a hongkong. Assim não fica provocativo

    Curtir

    • Rafael, em momento algum eu tive essa intenção. Nada foi provocativo, e é a realidade. Para irmos para Hong Kong (chineses e estrangeiros) passamos pela alfãndega, por todo o processo de imigração, apresentação de passaporte, etc. Brasileiro não precisa de visto para entrar em Hong Kong, mas precisa de um para entrar na China. Então não é a mesma coisa que dizer ir do Brasil ao Rio de Janeiro. Na realidade não há termos de comparação. Hong Kong tem outra moeda e outro idioma (lá eles falam inglês e cantonés). Macau é a mesma situação. Enquanto esses dois paises estiverem no acordo de 50 anos de transição será assim. Depois, vamos ver como a China vai agir.
      Abraço.

      Curtir

  4. muito bom Christine .. simples e muito claro.. parabéns … já estive uma vez na China… gostei muito.. estou planejando voltar …

    Curtir

  5. Olá pessoal!
    Eu amo viajar de trem pela China, é uma experiência única, e como você frisou, pode ser também muito divertido…forte abs a todos

    Curtir

      • Christine, tenho viagem p Shanghai em maio e estou em dúvida da viabilidade em seguir de trem bala ou avião para Hong Kong. Queria obter mais informações da logística, custo e paisagens do percurso. Adoro viagens de trens.
        Eduardo-São Luís, Brasil.

        Curtir

Deixe uma resposta