Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Golden Week na China.

Estamos prestes a entrar num feriadão, otima época para viajar pela Ásia.

E não pensem que feriadões aqui são só alegria: os dias quem que há as chamadas ‘pontes’ são devidamente compensados como já expliquei num post.

Mas votando ao feriado, esse é o segundo maior depois do Ano Novo Chinês. Trata-se da ‘Golden Week’ ou o ‘National day’, algo como o nosso 7 de setembro, com 7 dias de ‘dolce far niente’! Só que aqui, vocês podem imaginar o tamanho da celebração… vamos lá colocar todos os superlativos em uso novamente.

Dia Nacional

A expressão ‘Dia Nacional’, apareceu durante a Dinastia Jin (265-316 DC). Na China antiga, era o dia em que um novo  imperador subia ao trono ou nascia. Hoje, é celebrado no dia 1 de outubro de cada ano para comemorar a fundação da República Popular da China. Muitas atividades de grande porte são realizadas em todo o país.

National-Day-of-China-3

Origem

01 de outubro de 1949 foi o dia comemorativo para a fundação da República Popular da China. Uma coisa que deve ser observado é que a RPC não foi fundada nesse dia, mas em 21 de setembro do mesmo ano.

A grande cerimônia realizada na Praça Tiananmen (praça da Paz Celestial), em 01 de outubro de 1949 foi para celebrar a formação do Governo Popular Central do novo país.

Mais tarde, no dia 2 de outubro de 1949, o novo governo aprovou a “Resolução sobre o Dia Nacional da República Popular da China” e declarou 01 de outubro como o Dia Nacional. Desde 1950, a cada 01 de outubro há grandiosas comemorações pelo povo chinês.

WechatIMG457

Celebrações

Bandeiras da China são espalhadas pelos quatro cantos das cidades, nos postes, prédios públicos e condomínios privados. As lojas e shoppings também se preparam para homenagear o país.

Em alguns anos há grandes desfiles cívicos, mas eles obedecem uma ordem hoje em dia: as mais representativas e pomposas a cada 10 anos e de médio porte a cada 5, incluindo os desfiles cívico-militares.

Os demais aniversários são celebrados com cerimônias simples (vejam bem, simples para uma cerimônia chinesa é algo muito além do que podemos descrever aqui, com palavras…). As cerimônias mais pomposas foram as de 5, 10, 35, 50 e 60 anos.

Como não poderia ser diferente, os chineses viajam muito nessa época. A migração não é tão grande como no Ano Novo Chinês, mas mesmo assim dá uma boa dor de cabeça viajar dentro da China.

E nos últimos anos, com o aumento do poder aquisitivo chinês e a vontade de conhecer o que há além das suas fronteiras, as viagens para o exterior estão em alta e lotando os aeroportos mundo afora.

10022009605

Nanjing Pedestrian Street durante o feriado de outubro.

Nosso feriado

Como a maioria dos estrangeiros, durante os feriados chineses evitamos viajar pela China. Aproveitamos os dias conhecendo outros lugares da Ásia, por ser rápido, barato e quando deixarmos a China, lugares muito mais dificeis de se retornar.

Mais barato que ir de São Paulo a Salvador e ainda sem ‘jetlag’!

Só a China mesmo para me proporcionar tantas coisas boas, não é mesmo?

Zái Jiàn.

Anúncios

7 pensamentos sobre “Golden Week na China.

  1. Pingback: 2018 – Calendário de feriados na China | China na minha vida

  2. Pingback: Dia Nacional e os 50 anos da Revolução Cultural | Youlan Tours, especializados en China

  3. Pingback: Dia Nacional e os 50 anos da Revolução Cultural | China na minha vida

  4. oi! boa tarde por aqui!
    merecido os passeios e já curioso para saber o que vc viu na Tailândia!…..mandei um email para vc e voltou dizendo que tem problemas com o seu gmail! se possivel me manda um email beijo grande para vc e familia!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.