Que os chineses estão ganhando o mundo, isso é fato consumado. Agora o que tenho recebido de e-mails e mensagens de pessoas querendo saber mais sobre relacionamento com chineses, tem me surpreendido.
E cabe lembrar que se relacionar socialmente é uma coisa (que tem seus segredos também), mas um relacionamento afetivo, um compromisso com um chinês (seja homem ou mulher), implica em conhecer, entender e aceitar certos costumes milenares que ainda permeiam o dia a dia das famílias chinesas.
Simplesmente é assim.
Como já escrevi aqui algumas vezes, o concreto e a tecnologia são fáceis de mudar, basta vontade e dinheiro. Já as regras sociais, o que está gravado no inconsciente coletivo de uma cultura, de um povo, isso precisa de décadas para haver alguma mudança significativa em qualquer lugar do mundo. O que dirá aqui na China, onde muitas dessas regras vêm de milênios, passadas e respeitadas de geração a geração, sem muitos questionamentos.
Apesar de toda abertura e acesso ao mundo ocidental e alguns dos seus hábitos, a estrutura familiar tradicional ainda é altamente valorizada e ocupa uma posição de destaque na cultura chinesa. Mesmo as ‘famílias modernas’, mais abertas ao novo, têm valores tradicionais que não conseguem deixar de lado.
Valores definidos por gênero
Os valores familiares chineses apresentam papéis e direitos muito claros e diferentes para homens e mulheres. Apesar de algumas leis estarem mudando em relação a direitos da mulher, os valores originais ainda são evidentes em alguns níveis.
Na família tradicional chinesa, o homem é responsável por manter, prover e proteger sua família e recebe todo o poder de decisão quando se trata de sua esposa, filhos e parentes diretos. Ele também é responsável por cuidar e pagar pela educação dos filhos, até que eles se casem. As famílias mais modernas, ainda consultam os idosos (pai e avôs) sobre decisões importantes, mas eles não têm mais a palavra final em relação à vida de seus filhos adultos.
As mulheres têm tradicionalmente servido em uma posição subordinada dentro da cultura chinesa (como na história do mundo). As mães chinesas geralmente ficavam em casa para cuidar da família.
No entanto, isso está mudando a passos largos. As mulheres estão no mercado de trabalho competindo corpo a corpo com os homens.
De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano do Programa de Desenvolvimento da ONU de 2010, a China recebeu uma classificação de igualdade de gênero semelhante aos EUA.
Mesmo assim, ainda é quase uma obrigação a mulher se casar e ter filhos antes dos 25 anos. Haja visto as feiras de casamento que ainda são muito populares, acompanhadas por um movimento que prega a nova ordem que as chinesas querem ver no seu próprio país.
Vale conferir esses dois artigos:
https://chinanaminhavida.com/2016/04/14/a-pressao-social-e-a-vida-da-mulher-chinesa/
https://chinanaminhavida.com/2015/08/06/a-mulher-chinesa-e-seus-direitos/
Linhagem patriarcal
Mesmo com todos esses avanços na sociedade, as famílias chinesas tradicionais honram o sistema de descendência patrilinear. Isso significa que a linhagem e a descendência de uma criança são calculadas apenas pelo pai. Os homens são os únicos que podem herdar a participação da família e a terra da família ou outras heranças nesse tipo de sistema.
Isso explica a preferência pelos filhos homens desde a época do Império. Como podem ver, ainda tem muito que mudar aqui.
Importância da Família
A frase “família é vida” é verdadeira na cultura chinesa. Família é muito importante. Tão importante, na verdade, que a família é a base de toda cultura chinesa. Vários pensamentos confucionistas são baseados na família.
Por exemplo, três dos cinco relacionamentos mais importantes ditados na filosofia de Confúcio são: pai e filhos, marido e mulher e irmãos (mais velhos e mais novos).
Uma outra coisa interessante, é que há denominações diferentes para os avos paternos e maternos, bem como para os irmãos por ordem de nascimento, deixando bem clara essa hierarquia.
Para realmente entender a importância da família, você precisa examinar os diferentes relacionamentos.
Há também responsabilidades e deveres específicos delineados aos pais, filhos e avós na lei de casamentos de 1980 da China, que ainda está em vigor.
Casamento
Casamento, família e filhos também são muito importantes na cultura chinesa. Como uma parte tão grande da população viveu em ambientes rurais por tanto tempo, casar e ter filhos significava que você teria trabalhadores e seria capaz de criar e manter uma herdade.
Mesmo com toda a nova onda de modernidade, muitas famílias ainda decidem sobre os casamentos dos filhos entre famílias afins, com objetivo de manter o bom relacionamento e juntar a fortuna familiar.
Pode parecer estranho aos nossos olhos ocidentais, mas isso acontece com mais frequência do que se pode imaginar.
Vivo em Shanghai, uma cidade cosmopolita, que pode ser comparada a Nova York facilmente, e aqui os jovens lutam mais por seus direitos de escolha. No interior, nas cidades e províncias que o acesso a cultura ocidental ainda está mais controlado, ainda é na escolha familiar que a maioria dos casamentos acontece, apesar de os casamentos arranjados terem sidos proibidos por lei em 1950.
E mesmo os casais chineses que escolhem seus próprios parceiros, ainda pedem a aprovação de seus idosos.
Respeito aos Idosos
Como em muitas culturas asiáticas, os idosos são reverenciados por sua sabedoria. Isto também é baseado no confucionismo através do conceito de piedade filial, devoção e respeito aos mais velhos.
Nas famílias tradicionais e modernas, os idosos são respeitados, cuidados e supervisionados pelo resto da família. Nas famílias tradicionais, é comum todas as gerações morarem na mesma casa/propriedade.
Mesmo nos lares modernos, muitos avós vivem com seus filhos e desempenham um grande papel na criação de seus netos. Apesar de hoje em dia, alguns pais estão tirando dos avós essa responsabilidade, por não quererem que os filhos aprendam os antigos hábitos com os idosos.
Educação das crianças
Nas famílias tradicionais, espera-se que todas as crianças obedeçam aos pais sem discussão. Na China moderna, meninas e meninos são tratados de forma igual. No entanto, os pais chineses são rígidos na educação formal (acadêmica), uma vez que as escolhas das crianças refletem sobre os pais. Isso porque a família é vista como uma unidade e não como pessoas individuais.
Já a educação social, as regras e deveres, essa sociedade moderna está deixando um pouco a desejar, as crianças chinesas estão completamente sem limites. E vocês podem conferir nesse artigo:
https://chinanaminhavida.com/2018/08/07/os-doze-valores-da-educacao-chinesa/
Resumindo:
Os chineses ainda valorizam muito a instituição familiar. São capazes de largar empregos e oportunidades para cuidar de seus pais e avós. As decisões familiares ainda têm um peso muito grande para a ordem social (leia-se casamento, decisão de carreira etc.).
Por isso, para os brasileiros que estão entrando num relacionamento com chineses, procurem conhecer e entender a cultura familiar, as regras sociais, que estará presente diariamente no seu relacionamento.
Claro que não estou falando de descendentes que já nasceram e foram criados dentro da cultura ocidental. Para esses, noto que os valores existem, mas são mais maleáveis pois cresceram entre duas culturas.
Zài Jián!
estou namorando um chinês a 4 meses. ele veio pro brasil já faz mais de 10 anos, mas pelo que percebi ele mantem a cultura dele, ele quer que eu seja submissa a ele (obs.: nada de absurdo ou sexual) apenas quer que eu faça tudo o que ele fala, e eu não to acostumada com isso. se eu falo “não quero” ele fica ofendido e fala que ta triste comigo, fica até com cara de chateado. to aprendendo a lidar com isso pq amo ele. Acho que muita gente fantasia um relacionamento com asiático, mas na verdade é cansativo pra quem tem uma cultura completamente diferente.
CurtirCurtir
Karina,
Todo o relacionamento precisa ter respeito de ambas as partes. Da mesma forma que você se esforça para entender a cultura dele, ele precisa fazer o mesmo. Outra coisa que tem que ser levada em conta (e acho isso fundamental) é que ele está no seu país, então ele tem que respeitar mais a sua cultura do que vc a dele (espero estar conseguindo me fazer entender).
Quando dou treinamento para pessoas que vão para a China para viver ou mesmo passear, sempre aviso: respeite a cultura pois vc estará na casa deles. Sendo assim, quando eles estão na nossa casa, precisam ser mais resilientes e respeitosos com nossa maneira de ser.
BOa sorte.
Abraço
Christine
CurtirCurtir
Verdade Ka !!eu tb namoro com um chinês e ele fica magoado quando não faço que ele quer!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Comecei a conversar com um rapaz que mora em Hong Kong,estamos nós dando super bem, porém em específico hoje ele me perguntou se eu aceitaria ser sua esposa,já fizemos chamada de vídeo,e Conversamos muitos.O quer faço
CurtirCurtir
Olá Verônica,
Como todo e qualquer relacionamento iniciado por app, tenha cuidado, em especial por se tratar de uma pessoa de outro país, outra cultura.
Abraço e boa sorte.
CurtirCurtir
Cris me ajude conheci um gentlemen chines ele é tudo q eu quero na vida educaçào respeito e muito amor, falamos todos os dias disse q esta me amando e quer q eu va p o pais dele n me disse qual a cidade q mora mostrou foto do seu local de trabalho ..so q estranhei qdo disse q precisava de minha ajuda p colocar dados no celular q estava sem e aí ?
Me faz chamada de video e manda sempre fotos suas com amigo de teabalho e uma com seu filho posso confiar? Faka ingles muito limpo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Th,
Como todo contato “cego” na internet , precisa se tomar muito cuidado. Antes de ser Chines, coreano, alemão, ou seja lá que nacionalidade for, é um ser humano, uma pessoa, que sabemos pode ser de ótimo características ou não. Eu não iria adiante com essa história de pedir dinheiro ou dados. Fotos hoje em dia não provam nada. E aproveitadores há no mundo todo. Cuidado.
Desculpa a sinceridade.
Chris
CurtirCurtir
Oi! Conheci um rapaz de Hong Kong, mas mora no reino Unido, com a filha de 5 anos, ele já foi casado e disse ter sido traído, estamos a uma semana conversando e ele já me pediu em casamento e disse que vai me enviar presentes, e as roupas dele me pediu foto da minha mão, confesso está assustada. Ele disse que já me ama e vai vim passar uns meses aqui comigo. Isso é possível? Estou com medo, mas gosto da forma que ele me trata, já fez uma vídeo chamada porém não sei inglês então não entendi nada me responde por favor se essa rapidez é natural e qual o conselho vc me dar.
CurtirCurtir
Olá Alessandra.
Possível é, mas como todo relacionamento iniciado pela internet requer MUITO cuidado.
Boa sorte!
CurtirCurtir
Olá.
Eu conheci um Chinês que veio visitar o Brasil e conhecer o pais. Nos tomamos amigos mas por ironia do destino com a convivência me apaixonei por ele mas tem um problema ele é 12 ano mais novo do que eu e eu não sei o que fazer. Tenho medo que ele possa rejeitar-me por causa da diferença de idade.
Eles relacionam-se com mulheres mais velhas do que eles? Poderiam me ajudar nessa dúvida e medo. Obrigada
CurtirCurtir
Olá Sophia,
É muito difícil dar uma opinião se não sabemos da história toda. De modo geral é mais comum ver homens mais velhos com mulheres mais novas, mas isso é muito relativo. Se ele mora no Brasil, talvez esteja mais aberto a relacionamentos com estrangeiros e, no final, o que importa é o sentimento entre vocês, não a idade.
Agora, sobre a cultura, isso sim é fundamental entender, dos dois lados. Um relacionamento intercultural tem seu lado desafiador.
Abraço.
CurtirCurtir
A pouco tempo atrás e voltei a baixar o tiktok, a sigo muitas mulheres asiáticas, mas nunca esperava ser seguido de volta, porém algumas mulheres chinesas, singapurianas, malaias, tawanesas e honkongesas, me seguiam de volta, e sempre mandavam mensagem, e algumas delas até pediam meu whatsapp, fiquei de certa forma feliz, porém preocupado porque algumas delas queriam relacionamento sério, mas eram rápidas demais, até se ofereciam para me ajudar a ganhar dinheiro com criptomoedas, algo que percebi que uma grande tendência especialmente na Ásia, o que me deixava curioso em saber como as mulheres chinesas vêem nós homens ocidentais. Nesse momento, estou em contato com uma outra mulher de Hong Kong, mesmo eu dizendo que queria só amizade com ela, ela parece que ignorou meu pedido e quer acreditar que nós podemos dar certo juntos, ela insistiu tanto que chegou ao ponto de me convencer a dar uma chance e arriscar ter algo sério com ela, mesmo com nossas diferenças culturais, ela viaja bastante para fora do país, e está disposta até a me ajudar a ganhar dinheiro, e eu falei para ela que minha renda não é tão grande, mas ela se mostra super paciente e compreensível, como se estivesse disposta a tudo para ficar comigo, ela diz que no coração dela eu sou um homem confiável, e que gosta de conversar comigo, ela disse que foi traída pelo ex-marido, e que foi conversando comigo que ela sentiu que queria voltar a ter novos relacionamentos, foi a paciência e a compreensão dela que me fez acreditar que pode dar certo, embora eu ainda esteja um pouco preocupado por ser uma relacionamento com alguém que nem é do meu país e que conheci em redes sociais, ela parece não seguir muito a cultura chinesa, sem conta que gosta de treinar bastante, e o corpo dela parace mais de uma mulher ocidental do que de mulher chinesa que geralmente prefere ter pernas finas, ela gosta de ser fitness, e é uma mulher muito bonita. Contei uma história aqui kkk, mas queria saber, como as mulheres chinesas vêem nós homens ocidentais?
CurtirCurtir
Oi Blade!
Obrigada pelo seu comentário. E a unica coisa que posso te dizer é: cuidado. Nem tudo pode ser verdade, nem as fotos.
Então antes de colocar dinheiro e dados pessoais na jogada, tenha certeza com quem está falando. Na China as criptomoedas são proibidas, e há muitas pessoas que usam esses aplicativos para golpes. Não se pode generalizar, mas acontece sim.
Boa sorte.
CurtirCurtir
Essa história se parece 95% com a minha história, quais as chances de isso acontecer?
Qualquer coisa me fala
CurtirCurtir
OI! Vou te dar o mesmo conselho que dei ao Blade: CUIDADO.
Boa sorte.
CurtirCurtir
Como são vista uma mãe estrangeira ‘Brasileira’ eles podem se relacionar, namorar, casar ou tem alguma restrição quanto à isto.??
CurtirCurtir
Oi Fernanda,
Há algum tipo de preconceito a estrangeiros de modo geral. Não é regra e isso depende muito da famiíia, se é mais aberta, se costuma viajar ao exterior. Se um filho vai morar fora ou está inserido na comunidade estrangeira, é muito mais fácil um casamento multicultural ser aceito. Já historias lindas e felizes, já vi casos que não deram certo. Familias receptivas e outras que não sossegaram enquanto não sossegaram enquanto na6o viram o fim do relacionamento. Acho toda generalização perigosa, mas sem duvida, conhecer, entender e respeitar a cultura do seu parceiro é fundamental.
Abraço!
Christine
CurtirCurtir
Lendo o seu texto e assistindo a serie chinesa entre a razão e a emoção ( the Rational life) agora deu pra compreender vários aspectos da cultura tradicional chinesa embora a serie seja um tapa no tradicionalismo onde a protagonista se rebela contra as normas culturais chinesas e QUESTIONA qual a urgência em se casar? …35 anos para uma mulher é ser velha? ..Se estão felizes, não é isso que deveria importar? …Por que a insistência em dizer que uma mulher não é completa se não tiver filho? …Por que uma mulher mais velha não pode se relacionar com um cara mais novo? ……e vai contra todos pontos culturais do tradicionalismo chines . …a serie é maravilhosa e com o seu tecto ficou ainda melhor de entender o que se passa na série quando a pressão e a cobrança da familia chega a ser insuportável….
CurtirCurtir
Olá Betãnia,
Desculpa a demora em te responder, mas estava na caixa de spam essa mensagem.
Mas vamos lá: suas colocações são muito pertinentes e realmente estão na pauta dos questionamentos da mulher chinesa. Em cidades como Shanghai, onde as pessoas são mais conectadas com o mundo fora da China, há uma posição mais intensa das moças em relação a isso. As left-over, como são chamadas, não querem mais esse peso nos seus ombros. A idade em que são consideradas “velhas” para casar é 25/26 anos. A licença maternidade para mulheres depois dos 27 anos, tem um mês a mais, já que elas são consideradas velhas para ter filhos! Acredito que isso vá mudar… mas levará tempo ainda. Como sempre digo, a China está a frente do mundo em tecnologia, mas completamente arraigada as tradições milenares que embasam sua cultura.
Tem esse outros artigos no blog, que talvez vc goste:
https://chinanaminhavida.com/2016/04/14/a-pressao-social-e-a-vida-da-mulher-chinesa/
https://chinanaminhavida.com/page/7/?s=mulheres&submit=Pesquisa#:~:text=A%20mulher%20chinesa%20e%20seus%C2%A0direitos
Abraço,
Christine
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu entendo que tudo que é em demasia é prejudicial. Alguns costumes chineses, como esses que tiram o direito das mulheres para certas coisas devem mudar, mas por favor, absorver demais dos costumes ocidentais vai acabar com essa cultura com o passar dos anos. Os ocidentais, em sua maioria, não sabem valorizar seus idosos, por exemplo. Pegunte à um deles se eles sabem quem foi Confúcio! 99,9% não sabem quem foi e desconhecem totalmente a doutrina deixada por ele, infelizmente.
O maior risco para a cultura chinesa é de que suas próximas gerações se apeguem ao materialismo e esqueçam sua sabedoria milenar.
CurtirCurtir
Olá Ronald,
Concordo com vc. E aqui vejo uma constante ação do governo em tentar salvaguardar esses costumes e tradições. Uma luta sem fim, para manter viva a história milenar.
CurtirCurtir
Nossa agora entendo
Algumas coisas meu namorado chinês só fala em casamento porque família e bem importante é eu percebo isso no modo como ele fala da família dele! Claro que ele e um pouco mais mente aberta porque viveu por anos fora da China
CurtirCurtir
Olá Moniz,
A cultura que herdamos de nossa familia, fica no nosso inconciente. Não tem jeito.
Grande abraço.
CurtirCurtir
olá christine pesquisando sobre os asiáticos encontrei você que bom pq estou em relacionamento virtual com um coreano de Busan que é mais novo que eu 10 anos.me diz palavras lindas manda foto diz que está apaixonado que sou sua alma gêmea já fala conhecer minha família isso é possível posso acreditar que vai dar certo?
CurtirCurtir
Olá Mira,
O que mais escrevo aqui para quem me pergunta sobre a viabilidade desses relacionamentos é : cuidado, análise bem, não haja somente com o coração. Não sei,uiva coisa sobre coreanos, mas eles tem muitas semelhanças com chineses , são reservados, tradicionais e possuem um vínculo muito forte com a cultura. Pode parecer pouco, mas o desdobramento disso na vida cotidiana é bem impactante.
Pense bem antes de se entregar a um relacionamento com tantos pormenores que não conhec.
Abraço e boa sorte !
CurtirCurtir
Estou gostando muito deste povo e em alguns aspectos acho que eles estão certos. Estou procurando saber mais sobre os chineses. E encontrei o seu artigo. Parabéns! Meu nome é Débora.
CurtirCurtir
Olá Debora
Que bom que gostou.
No blog tem muita informaçāo sobre a cutura chinesa.
Abraço
CurtirCurtir
Muito bom Christine!
Aprendi um monte.
xie xie
CurtirCurtir
Obrigada Mônica!
CurtirCurtir
Queria saber se lá é permitido casamento gay ou como os gays chineses sobrevivem a cultura milenar e certos padrões impostos principalmente aos homens. Adoro seu blog , tenha uma boa semana!
CurtirCurtir
Oi Eliane,
Obrigada.
A questão dos gays ainda é bem delicada aqui, por parte da aceitação da sociedade.
Mas está mudando, aos poucos, mas está.
Direitos ainda não existe nenhum.
Abraço
CurtirCurtir
Excelente artigo Chris!
E as diferenças não param por aí. Ainda tem a questão relacionada a externar os sentimentos, eles são muito mais contidos (respeitosos também). Acho que eles são mais reservados e não costumam demonstrar com afeto (carinhos, beijos etc). Posso dizer que “as flores” são diferentes. Há amor, mas demonstrado de uma forma diferente da qual estamos habituados.
CurtirCurtir
Exatamente Joyce,
Tem muitos aspectos a serem analisados.
E tenho recebido alguns emails de pessoas que afirmam que vão conseguir mudar o parceiro… acho bem perigoso iniciar um relacionamento apostando na mudança do outro ao invés de aceitá-lo como é.
Beijo
CurtirCurtir