Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

O que não pode faltar na ceia do Ano Novo Chinês

O que se vai comer na ceia do ano novo chinês é determinante para a festa mais importante do ano no país do meio. A comida está no centro das celebrações juntando a família para trocar presentes, relembrar e aguardar o novo ano. Praticamente todos os pratos e ingredientes tem um significado especial, que remetem a boa sorte, prosperidade, saúde e fortuna ara o ano que se inicia.

No ocidente também temos nossas crenças, superstições, com relação ao que vamos comer na virada, mas aqui na China, as coisas são levadas muito mais à sério, acreditem.

O importante papel dos pratos do Ano Novo Chinês

Os chineses são supersticiosos quando se trata dos pratos do Ano Novo. Comer o alimento certo pode significar prosperidade, enquanto o alimento errado pode trazer infortúnio. A maioria dos alimentos chineses tradicionais do Ano Novo são servidos porque o nome deles soa como uma palavra que significa felicidade, riqueza ou fortuna. Outros alimentos são escolhidos porque tem alguma semelhança com ouro ou dinheiro. Na realidade, nua e crua, a maior preocupação é com a prosperidade no ano que vai entrar – ponto!

Peixe inteiro (abundância, prosperidade)

A palavra chinesa para peixe soa como a palavra para “excedente”. O peixe normalmente é servido no final da refeição como sinal de um “ganho extra”. O excedente é visto como um fator importante para se fazer mais dinheiro no próximo ano.

fish-2870255_960_720

Além de prato obrigatório na mesa do ano novo, o peixe é usado na decoração de ano novo, e existem bolos de arroz glutinado ou massas confeccionados no formato de peixe para serem presentes de boa sorte e fartura.

Brócolis ou Couve-flor (riquezas)

Os pratos de brócolis ou couve-flor são servidos por causa dos seus talos. Cada haste simboliza um florescimento (um ganho a mais) no ano novo.

Noodles (longevidade)

O comprimento dos noodles representa a longevidade. Sendo assim, tem que se comer a massa inteira, sem cortar, ou você estará cortando sua vida. Esses noodles também são bem comuns no dia do aniversário, só que esses não se pode cortar nem com os dentes e geralmente a massa tem em torno de 1,5 metro.

no-sugar-noodles-3007194_960_720

Camarão – Felicidade

O camarão é servido simbolizando um feliz ano à frente.

asian-1239427_960_720

Jiaozi ou dumplings em forma de meia lua- prosperidade

Os Jiaozi são alimentos chineses clássicos de Ano Novo. Sua história tem mais de 1.800 anos. Em muitas famílias, a massa é feita na hora e todos participam da montagem de cada jiaozi, como um dos rituais do ano novo chinês.

dimsum-2097947_960_720

Laranjas / tangerinas – riqueza

As laranjas e tangerinas são um símbolo popular de boa sorte e prosperidade. Elas também são um ótimo presente para o anfitrião, se você estiver participando de um jantar de Ano Novo chinês. É bem comum ver pequenas árvores com mini tangerinas, enfeitando as portas das casas e dos comércios no período do ano novo. Numa comparação simples, dá para dizer que eles usam essas árvores como usamos as árvores de natal. Inclusive enfeitam com pequenas lanternas e papéis vermelhos com palavras de boa sorte e prosperidade.

WechatIMG31

Rolinho primavera – riqueza

São vinculados com a riqueza. Sua forma cilíndrica e a cor dourada da fritura, se assemelha a barras de ouro.

spring-rolls-2097978__340

Doces – doce vida no novo ano

Um doce chinês popular do ano novo é o bolo de arroz glutinoso (Nian gao). A doçura do bolo simboliza uma vida doce e rica. As camadas do bolo simbolizam abundância no ano novo.

wechatimg32.jpeg

Bom, fica a dica para o jantar de ano novo chinês (que em 2019 será dia 04/02). Não custa nada atrair a boa sorte, não é mesmo?

E se quiser saber o que 2019 – o ano do porco – reserva, confere esses artigos que já publiquei aqui:

Qual o signo do horóscopo chinês para 2019?

2019 – Ano do Porco na China

Xīnnián kuàilè!

新年快乐!

Feliz Ano Novo!

8 pensamentos sobre “O que não pode faltar na ceia do Ano Novo Chinês

  1. Pingback: Ano Novo chinês 2023 | China na minha vida

  2. Pingback: Ano do Boi: iniciando 2021 na China | China na minha vida

  3. Pingback: 2020 – Feliz Ano do Rato | China na minha vida

  4. Pingback: E chegou o ano do PORCO na China! | China na minha vida

  5. Oi Christine, estamos em Shangai e estamos encarados, ontem foi noite de ver as luzes do bund, eita coisa mais linda. Porém, como tu bem sabes, meu Facebook não funciona aqui e nossa conversa onde tu me diz onde encontrar as sedas também não. Tu poderias repetir o endereço pra mim? Poderias também se possível colocar em caracteres chineses pra eu mostrar ao taxista? Muito obrigada!

    Curtir

    • Olá valquiria,
      Não consigo mandar foto do endereço aqui, mas é no Fabric Market da Luijiabang Lu. Pergunte no hotel que eles te dão o endereço.
      E baixe um vpn, pode ser o betternet que é gratuito.
      Aproveite, estou fora da China.
      Xi nian kuai le!

      Curtir

Deixe uma resposta