brasileiras pelo mundo/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/Viagens/viver na China

Descobrindo Yunnan – a província mais colorida da China

Semana passada fiz uma viagem inusitada pela China. Eu e uma amiga fomos conhecer a província de Yunnan.

Sinceramente já havia lido muito à respeito, mas nunca havia levado a sério a possibilidade de ir até lá. A viagem foi proposta dela, e quando comecei a me inteirar do roteiro, achei que seria uma ótima aventura.

E, na realidade, foi muito melhor do que eu pude imaginar. Me surpreendi a cada cidade que chegamos, a cada ruazinha que caminhamos, a cada descoberta. Yunnan realmente ganhou meu coração e, se puder, ainda volto para lá. Uma grata surpresa, com certeza.

Foram tantas descobertas, tantas cores, tantas pessoas interessantes, locais maravilhosos, poéticos, de uma China que vale à pena desbravar, que seria impossível escrever um artigo só à respeito dessa viagem. Serão muitos, pois em alguns locais cada ponto que visitamos merece um texto para tentar (não tenho pretensão de descrever tudo, pois seria impossível) mostrar à vocês as belezas dessa província.

E as fotos? Foram mais de 1000 fotos em 6 dias intensos. Não me cansava de tentar registrar cada momento, um pedacinho dessa China cheia de portas, lanternas e pessoas maravilhosas. Então, esses próximos artigos terão muitas fotos também. Tenho certeza que elas falarão mais que minhas palavras!

Roteiro

Fizemos um roteiro que incluía 4 cidades: Dali, Shaxi, Shangri-la (Deqe) e Lijiang. Na realidade esse roteiro foi proposto pelo Kewen Wu, que foi nosso guia, motorista e companheiro nessa semana. Ele nos ofereceu um pacote bem interessante com tudo incluído  de Dali a Lijiang (hotéis, refeições e o carro com despesas pagas) dentro da nossa expectativa. Há um pacote básico, mas os clientes podem propor mudanças, agregar ou retirar itens, que mais se adaptem às suas exigências e orçamento.

Esse também foi um investimento que valeu muito, pois não tivemos preocupação alguma com reservas, como encontrar os hotéis (porque todos ficavam dentro das pequenas vilas, onde não se entra com carro) e, principalmente, a locomoção dentro da província. No total foram quase 10 horas de carro para nos deslocarmos de um local a outro.

Como éramos somente duas pessoas, ele usou seu ‘super’ bem conservado Santana Quantum, um carro de mais de 10 anos, mas que é seu ‘xodó’. Os chineses também estão buscando as coisas ‘vintage’ e um estilo de vida mais descolado. Claro que se o grupo é grande, como foi o da pessoa que nos indicou ele, há outras opções de carros, mas para nós foi de bom tamanho!

O primeiro deslocamento da nossa viagem: de Dali para Shaxi.

As únicas coisas que não estavam incluídas foram as passagens aéreas e os ingressos para o show Impression em Lijiang e o Mosteiro em Dali. Além de bebidas alcoólicas na refeições.

Sinceramente, nem eu, nem minha amiga, gostamos muito de aventuras (rs), mesmo assim, não há viagem pela China sem uma boa dose desse elemento. Então a escolha do guia durante todo o percurso foi o nosso conforto e tranquilidade.

Vou colocar os mapas, para ficar mais fácil a visualização do trajeto.

Saímos de Shanghai com um voo direto para Dali.

Ficamos 2 noites em Dali, 1 em Shaxi, 2 em Shangri-la (Deqe) e 2 em Lijiang.

Como já escrevi, toda esse deslocamento foi feito de carro.

E voltamos à Shanghai por Lijiang.

A província de Yunnan – 云南

Yunnan é uma província no sudoeste da China com uma paisagem variada que engloba montanhas cobertas de neve, terraços de arroz, lagos e desfiladeiros profundos. A região é conhecida pelo grande número de minorias étnicas – das 55 minorias chinesas, 26 estão em Yunnan, então dá para notar a diversidade dessa região. Sua capital é Kunming (cidade que não conheci), conhecida como “Spring City”. Possui área de 394,000 km2 e a população (censo de 2010) de  45,966,239.

Seu nome literalmente significa ‘ao sul das nuvens’. A província é uma das mais diversas da China. O noroeste da província é fortemente influenciado pelo Tibet, com quem compartilha uma fronteira. O Sul é influenciado pela proximidade com o Laos e a Birmânia. A província é famosa por sua multidão de grupos étnicos, cujos costumes diversos ainda podem ser vistos hoje.

Faz fronteira com Myanmar, Laos e Vietnã, bem como as províncias e regiões chinesas de Guangxi, Guizhou, Sichuan e Tibet.

A cidade de Shangri-la foi a de altitude mais alta que fomos, cerca de 3.500 metros do nível do mar, e me fez repensar sobre minha vontade de conhecer o Tibet! A cidade faz quase divisa com o Tibet e a sensação de altitude já é incômoda. O primeiro dia foi bem difícil, nos cansamos por pouco. Nessa cidade andamos metade da nossa marca diária, já que ali tudo era mais lento, nos sentimos um pouco tontas em certos locais. E o frio também estava bem intenso (de -2 a 7°C) e o inverno nem começou!

Fotos

Como disse, vou escrever sobre cada cidade e algumas curiosidades que encontrei nas próximas semanas, mas aqui ficam algumas fotos para vocês poderem entender porque essa viagem foi tão mágica! É só clicar no slideshow!

Zài Jián!

20 pensamentos sobre “Descobrindo Yunnan – a província mais colorida da China

  1. Pingback: Vou para a China – O que visitar? | China na minha vida

  2. Pingback: Descobrindo o Sul de Yunnan – China | China na minha vida

  3. Pingback: Hábitos e preferências dos turistas que visitam a China | China na minha vida

  4. Pingback: Lijiang  –  Yunnan (Parte 2) | China na minha vida

  5. Pingback: Lijiang – último destino na viagem a Yunnan | China na minha vida

  6. Pingback: Shangri-Lá – o horizonte perdido (e encontrado pelos chineses) | China na minha vida

  7. De verdade estou curiosa de saber como é que você foi parar na China?! Estou apaixonada pelo seu blog e fiquei me perguntando. Um abraço e fica na paz

    Curtir

    • Oi Rita!
      Meu marido foi transferido para a China pela empresa que trabalha. Se quiser saber mais da nossa vida chinesa, lancei um livro esse ano e está em promoção até dia 30/11.
      China na minha vida – o que aprendi com o Dragão, está disponível nesse link com entrega para todo Brasil:
      brooklin.com.br/literatura/biografias/china-na-minha-vida-o-que-aprendi-com-o-dragao/

      Grande abraço!

      Curtir

  8. Pingback: Shaxi – uma vila tipicamente chinesa | China na minha vida

  9. Pingback: Zhoucheng – A tradição da tintura indigo | China na minha vida

  10. Pingback: Dali, Yunnan – O que visitar nessa cidade | China na minha vida

  11. Pingback: Dali – o ínicio da viagem à Yunnan | China na minha vida

  12. Eta Christine! que delícia viajar com vocês.
    Obrigada por compilar informações preciosas e fazer da sua aventura um texto leve e interessante.
    Um beijo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta