Blog/Cenas da China real/China/Compras/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

A revolução do dinheiro chinês

Quem vive na China sabe muito bem o que é o Wechat, ou Weixin, como é chamado em mandarim. No Brasil até conheço algumas pessoas que tem, mas você pode saber mais sobre esse aplicativo nesse artigo: Wechat – O fenômeno de comunicação na China.

O que me leva a escrever esse novo artigo a respeito do Wechat, é que da época que escrevi o primeiro, e nem faz tanto tempo assim, muita coisa foi adiciona as facilidades desse aplicativo quase mágico!

Para quem vive aqui o ditado popular ‘quem tem amigo, tem tudo’, pode ser facilmente adaptado para ‘quem tem wechat, tem tudo’.

Isso porque, se sairmos de casa somente com nosso smartphone, podemos alugar bicicleta, chamar e pagar um taxi, comprar on line ou em qualquer lugar que estiver no seu caminho, incluindo os vendedores de rua! Sabe o ‘tiozinho’ que vende pipoca na porta do cinema, sim, ele aceita pagamento via ‘weixin’. É só scanear o QR Code dele e enviar o dinheiro.

Ou seja, o dinheiro real está em extinção na China. Há pouco tempo atrás, a Revista Exame publicou uma matéria sobre esse tema (confira aqui). A China foi o país que inventou o papel moeda, o primeiro a usar esse papel e também o primeiro país a bani-lo da vida diária.

Quando mudamos para cá (e isso foi a realidade até 2015, mais ou menos) tínhamos que ter uma super carteira, já que tudo se pagava com dinheiro vivo, não importava se era uma garrafa de água ou a semestralidade da universidade. De ¥1,00 ao valor infinito que pode ter uma compra, se pagava com o tal papel moeda. Era tão comum andar com 2, 3 mil  renmimbies na carteira , que quando ia ao Brasil estranhava minha carteira ‘vazia’.

Cartões de crédito nunca foram muito aceitos e depois de 2010, os cartões de débito ficaram bem populares, o que já facilitou a vida.

Outras opções

Além do Wechat, que tem mil e uma utilidades, também temos disponível o Alipay ou Chifubao (não tenho certeza se é assim que escreve em pinyin), mas esse não é um aplicativo para mensagens, apesar de estar em uso desde 2009 como a maneira mais simples de se comprar no Taobao. Podemos dizer que é o PayPal chinês. No quesito pagamento de contas e compras, eles funcionam da mesma maneira, só que o wechat está muito mais popular e com funções novas toda semana!

Pela demanda dos pagamentos via QR Code ter crescido e os bancos terem perdido muito em relação ao uso dos seus cartões de débito (Union Pay), eles estão lançando um outro aplicativo que você pode pagar direto da sua conta bancária através dos código de barra ou QR code. Além do Apple Pay, que não é tão popular, mas está ganhando seus adeptos aqui.

Mas o Wechat não tem precedentes. Já que tem inúmeras funções além do dinheiro virtual.

  • Há lojas que estão dentro do Wechat e você compra e paga direto dentro do app e recebe sua mercadoria em casa.
  • Podemos tanto pagar como receber dinheiro.
  • Recarregar celular, pagar as contas de água, luz, gás.
  • Comprar passagens aéreas e de trem, reservar hotéis, comprar ingresso de cinema e pedir comida.
  • Podemos presentear nossos amigos com dinheiro dentro dos tradicionais envelopes vermelhos via wechat.
  • E a última que eles lançaram é o ‘dividir a conta’. Sabe aquelas ‘vaquinhas’ para comprar presente? É só montar um grupo, colocar o valor total que se tem que dividir, é o app faz a divisão automática pelo número de pessoas, além de mandar um ‘lembrete’ para todas. Aí quem recebe, aperta o botão de ‘pagar’ e pronto, o dinheiro vai para a conta de quem criou o grupo. Simples assim!

Como o dinheiro entra na sua conta?

Simples: temos que vincular um cartão de débito a nossa conta (tanto no wechat como no Alipay). O dinheiro pode ficar na conta bancária, ou ser transferido para a conta do aplicativo. E quando vamos pagar alguma coisa, se não há dinheiro suficiente na conta do aplicativo, ele automaticamente busca o valor na conta bancária.

Tudo muito simples, sem burocracia e rápido!

Todas as transações ficam registradas num extrato dentro do aplicativo.

Eu não sei se soube explicar aqui toda a magnitude desse sistema, o quanto ele facilita a nossa vida. Talvez não, porque tem coisas aqui na China, que só vendo ao vivo para entender.

Resumindo: saia de casa sem carteira, sem documento, sem bolsa, mas nunca sem seu smartphone! Ele resolve toda sua vida num clic!

E assim é a nossa vida chinesa, cada vez mais cheia de facilidades…

Zai Jian!

 

 

16 pensamentos sobre “A revolução do dinheiro chinês

  1. Pingback: Coisas que a China mudou na minha vida (REVISTO) | China na minha vida

  2. Pingback: China: curiosidades que não te contam | China na minha vida

  3. Através do primeiro Red Packet que recebi através de um amigo Chinês tive que cadastrar meu cartão de crédito habilitado para compras internacionais, configurar a senha para realizar transações e então a opção wallet ficou disponível e passei a ter acesso ao saldo, gerar meu QR/Código de barras para efetuar pagamentos e registro das transações. Tem funcionando bem para receber novos valores e efetuar pagamentos em restaurantes, supermercados, metrô e fazer transferência para outros usuários. Recomendo atenção especial para selecionar o saldo como fonte primária de pagamento para não correr risco de ter valor debitado no cartão de crédito. Usei este site como referência: https://www.quora.com/How-can-I-set-up-WeChat-Pay-as-a-foreigner-from-outside-of-mainland-China. Qualquer dúvida será um prazer ajudar.

    Curtir

    • Bom saber Paulo, Algumas pessoas que conheço conseguiram cadastrar o cartão internacional, mas tiveram problemas em fazer pagamentos, tiveram o saldo bloqueado.Outras estavam usando como vc disse, mas de uma hora para outra travou tudo. Acho que esse é um processo que ainda está sendo implementado e pode ter esses bugs.
      Fui dar uma pesquisada e além desses casos que relatei, li que existem negociaćões para que se possa depositar até em outra moeda. Veremos… partindo da China, não duvido de nada.
      Muito obrugada pela sua disponibilidade em compartilhar informaçāo.
      Abraço.

      Curtir

  4. Pingback: Coisas que a China mudou na minha vida - China na minha vida

  5. Olá Christine….

    Aqui no Brasil, quando vamos comprar algo mais caro, é muito comum fazer as famosas parcelas no cartão de crédito. E aí na China? Existe esta prática?

    Parabéns pelo ótimo Blog.

    Curtir

    • Olá Douglas,
      Obrigada pelo contato.
      Não, aqui na6o existe o parcelamento. Muito pelo contrário, há vários estabelecimentos que vc paga na frente, por exemplo: petshop onde dou banho na minha cachorra, compro um cartão de 1000 rmb, e vou debitando a cada banho. A vantagem é que quando faço isso, tenho um desconto no serviço que pode ir de 10 a 25% dependendo do caso e do estabelecimento. Vários prestadores de serviço oferecem isso.
      Resumindo, já me adaptei tanto a só comprar quando tenho o dinheiro todo, que sinceramente me dá arrepios de pensar nas ‘dividas’ que fazemos no Brasil…rs
      Aqui nem cartão de crédito temos.
      Abraço.

      Curtir

  6. Que interessante Chistine, um mundo de oportunidades surgindo !! Quanto tempo não nos falamos ?? Estivemos com seus pais recentemente!! Minha irmã estava indo para a China com um grupo de amigas e me pediu para ajudar a cadastrar no Wechat. Ela acabou não indo pois nossa mãe teve um problema de saúde mas com certeza em breve irá! bjo gde para você

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Juliana!
      Bom receber sua mensagem.
      Então, ela pode cadastrar o wechat, usar como o whatsapp, mas não poderá usar a função de pagamento de contas. Isso só quem tem conta em banco chinês.
      Abraço e me avise quando ela vier!
      Chris

      Curtir

  7. Olá, parabéns pelo texto. Ficou uma dúvida: o cartão de débito deve ser de conta bancária na China ou de qualquer lugar? Ou seja, devo ter uma conta bancária na China pra usar este recurso do WeChat?

    Curtir

    • Olá Marcelo,
      Isso mesmo. Na realidade você tem que ter um celular chinês é uma conta bancária na China. Se baixar o aplicativo com celular de qualquer outro país, a função ‘carteira’ ou ‘wallet’ não aparece.
      Abraço.

      Curtir

      • Olá Christine tudo bem? Realmente o Wechat esta sempre inovando. Uma nova opção para uso do Wepay por estrangeiros é pedir para alguém fazer transferência para seu Wechat por Red Packet ou WeChat Transfer. Assim que tiver algum crédito, a opção Wallet estará disponível e poderá usar como descreveu tão bem.

        Curtir

      • Olà Paulo,
        Eu desconheço essa facilidade, pois se vc instala o wechat com um numero que não é chinês, ele não mostra a opção do wallet.
        E algumas amigas já tentaram esse recurso (vivem aqui, com cel chines e não tem conta bancária) e depois não conseguiram sacar e nem transferiri o dinheiro do wallet.
        Não sei… vou pesquisar.
        Abraço.

        Curtir

Deixe uma resposta