viver na China

Golpes com turistas: na China também tem…-

Essa semana postei no Facebook uma foto minha e do meu sobrinho num tuk tuk em Beijing, só para registrar que QUASE entramos numa fria, mesmo já tendo escrito várias vezes sobre esses ‘golpes’ no blog.
Só não caímos de verdade, pois estranhei o caminho que ele estava fazendo (afinal, já fui várias vezes a Beijing), na hora deu o ‘click’: esse cara vai nos levar para o beco. Separei o dinheiro que havíamos combinado (RMB 30,00) e avisei o Henrique que assim que o tuk tuk parasse era para sair e ir em frente.
Dito e feito, quando viramos numa rua, olhei a frente e vi que estávamos entrando no tal beco aparentemente sem saída. Mostrei para meu sobrinho para onde iríamos assim que o veiculo parasse.
Entreguei o dinheiro e o motorista disse que não era 30, e sim 300 remenbies. Com meu parco mandarim, disse a ele que eu não era turista, que vivia na China há 12 anos e ele que ficasse com aquilo (que era justo). Virei as costas e saimos andando rápido!
O cara ficou gritando, mas como agimos muito rápido, ele não teve tempo de chamar os ‘colegas’ e nos encurralar no beco (que tem saída, sim).
E nessa postagem, algumas pessoas me perguntaram sobre esse tipo de problema por aqui. Então resolvi repostar esse artigo que realmente é muito importante para quem vem a turismo principalmente. Quem vive aqui, já está mais acostumado, tem mais informação junto à comunidade que vive no país.
Vale à pena conferir o artigo e prestar atenção nos sinais. As atividades mais comuns são com os tuk tuks, cerimônias do chá e massagem.
#ficaadica

China na minha vida

Quantos de nós em viagens de férias ou negócios não caímos nas mãos de algum ‘esperto’ que tenta (e na maioria das vezes consegue) levar vantagem em cima do turista que não conhece a cidade? Isso já me aconteceu no nordeste do Brasil, nos EUA, na França. É aquele motorista de taxi que se aproveita da nossa falta de conhecimento geográfico e fica dando voltas para ganhar mais um trocado, o guia de rua que promete nos mostrar a cidade, mas no final só nos leva em locais onde ele tem como ganhar alguma coisa e assim vai.

E isso também têm na China… Claro que têm! Afinal, chego a conclusão que ‘espertos’ existem em todo o lado, no mundo inteiro. E aqui na China eles tem uma grande vantagem: reconhecem suas vítimas na primeira olhada. Um estrangeiro jamais passa despercebido aqui. Fato. Além do famoso taxista que roda horas em torno…

Ver o post original 993 mais palavras

6 pensamentos sobre “Golpes com turistas: na China também tem…-

  1. Oi Christine meu namorado vai morar em Dalian durante 01 ano vou em dezembro passar 30 dias , voce conhece ? é legal de se morar e passear ? Em dezembro é muito frio ?
    Estou adorando conhecer a China pelos seus depoimentos
    beijo

    Curtir

    • Olá Aline,
      Obrigada pelo contato.
      Na China faz frio sim. QUanto mais ao norte do país, mais frio é. Não conheço Dalian, mas tem muitos brasileiros vivendo lá.
      A cidade está na minha lista de ‘lugares a conhecer’ na China. rs
      http://www.cnn.com/weather
      Esse site tem previsões bem seguras e te dá a média anual de temperatura.
      Abraço.

      Curtir

  2. Oi, Christine! Quase não consigo comentar no blog, não sei se é porque meu email é do Google e o WordPress não gosta muito, rsrsrs. Engraçado isso né? Existe “corrupção” em todo lugar, uma pena… Abraços…

    Curtir

  3. Sempre precisa! Esperta!…estou lendo o livro é impressionante como lembro, pois foram poucos que perdi. Pena de dezembro até março agora que fiquei sem pc. Agora com o smart acompanho tudo!…beijo grande e Boa sorte nas pesquisas e temas! Beijo grande para vc e família!

    Curtir

Deixe uma resposta