Blog/China/China na NOSSA vida/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

China na NOSSA vida – Projeto Futebol da China

Na semana passada publiquei sobre um brasileiro perdido na China, e agora continuo com a história de mais um brasileiro que produz material contando como é sua vida chinesa, e , nesse caso, com foco em um assunto muito especial para os brasileiros: futebol! Sinceramente, sou uma brasileira fora da curva, futebol não é minha paixão. Mas impossível não vibrar vendo os brasileiros fazendo sucesso desse lado do mundo!

Há algum tempo a China descobriu o futebol. Quando chegamos aqui em 2004, pouco se falava de futebol como prática esportiva na China, mas todos sabiam que no Brasil havia futebol, Ronaldinho e Kaká.

Hoje em dia, com um forte incentivo do governo, futebol está virando mania nacional. E temos vários representantes do futebol brasileiro aqui, sendo estrelas dentro do cenário chinês. De técnicos, ex-jogadores, jogares atuais e toda uma equipe técnica, os brasileiros invadiram o futebol chinês com contratos milionários.

Nos estádios chineses, a média de público é igual a da Liga Espanhola e bateu metade do que teve o Brasileirão 2016. Ok, o número da população chinesa não é páreo para ninguém, mas mesmo assim, esse povo dentro de um estádio, num país que há muito pouco tempo não tinha esse costume, é de se admirar.

Dentro dessa perspectiva, o Gabriel Freitas, que é estudante de Economia internacional e administração, em Mandarim, na North China University of Technology, em Beijing, há 1 anos e 8 meses, resolveu juntar sua paixão pelo futebol e pela China e desenvolver um trabalho de consultoria esportiva, com foco no futebol, além de ‘’ponte-comunicativa’’ entre Brasil e China.

Como tudo começou

Antes e durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro, ele trabalhou para Tencent Sports, desenvolvendo toda a logística, parte operacional e planejamento para uma das maiores coberturas esportivas de toda a China.

Claro que esse trabalho, além da experiência pessoal interessantíssima, acabou abrindo muitas portas para a vida profissional do Gabriel. Participou de diversos programas de TV, atuou como repórter de rua, traduzindo simultaneamente o Português para o Mandarim, nas entrevistas realizadas durante o evento. E despertou o interesse pela mídia e cobertura esportiva chinesa.

Projeto Futebol da China

“Contar sobre o dia a dia na China é muito prazeroso para vários brasileiros. Quebrar os famosos paradigmas, trazer a verdade sobre o outro lado do mundo e compartilhar essa cultura maravilhosa e rica. Esse desejo, alinhado a  experiência no âmbito esportivo chinês e ao novo despertar do gostar pela mídia e cobertura esportiva me levou a iniciar o Projeto Futebol da China”, explicou Gabriel.

Gabriel e mais dois colaboradores, estão com o site futeboldachina.com.

Reprodução da página inicial do site Futebol da China.

Em sua essência, o Futebol da China busca trazer a cultura, o desenvolvimento e a língua chinesa para a perspectiva do futebol. Dentro do site, existem diversas páginas que mostram as várias facetas do futebol desse lado do mundo. E, com isso, o projeto tem 4 pilares:

Trazer informações e notícias de tudo que acontece no futebol da China. “Notícias” é a página que mostra desde clubes profissionais e seus jogadores, até as escolas de futebol, que estão se disseminando em solo chinês, como também, um torcedor brasileiro que está na China.

Apresentar a cultura e desenvolvimento da China através do Futebol. ‘’Nas Ruas da China’’, é a página que reúne vídeos em diversas cidades da China, mostrando a cidade, suas atrações turísticas, como se deslocar por ela, um olhar cultural, mas sempre com a perspectiva do futebol.

Aproximar e tornar conhecido todos aqueles que estão envolvidos com o futebol da China e com o Brasil. As notícias sobre o futebol da China ainda são poucas, e tem um foco maior nos profissionais que são estrelas e muito conhecidos no Brasil, mas existem profissionais e situações fora das 4 linhas do campo, que são importantes e essenciais para o desenvolvimento do futebol na China. Na página ‘’Pensando Futebol’’, é dado destaque aos profissionais envolvidos, aos técnicos de escolinhas de futebol (brasileiros, chineses e outros estrangeiros). A participação deles é através de artigos, debates e entrevistas sobre…  o futebol da China, claro!

Ser um portal de apresentação dos profissionais brasileiros e de pessoas comuns que curtem o futebol e moram na China. Quem tiver interesse e se encaixar nesses perfis, poderá enviar material sobre seu dia a dia, o que faz, qual a sua relação com o futebol aqui na China, como faz para manter a prática de ser torcedor. Isso será publicado na página  ‘’A China por alguém’’.

Além do site, Futebol da China está no Youtube, Instagram e com a fanpage no Facebook.

Quer falar sobre futebol na China? Então já tem o canal!

Mais participações

Você produz, ou conhece alguém que produz, material sobre a China?

Entre em contato que terei imenso prazer em divulgar. Como sempre escrevo, a China tem muitos brasileiros fazendo história na China. E nada como ver o mesmo assunto por diversos prismas, com outro foco, como o caso do Futebol na China.

A nossa vida é sempre feita de trocas, aprendemos e ensinamos. Não há o melhor ou pior: há diversas formas de ver o mesmo cenário! Então vamos compartilhar!

Livro

Você já sabe que o livro China na minha vida – O que aprendi com o Dragão está com a pré venda aberta pelo Catarse? Se não, corre lá (clica aqui) e garanta já seu exemplar. A promoção irá até 07 de abril.

Zái Jiàn!

2 pensamentos sobre “China na NOSSA vida – Projeto Futebol da China

Deixe uma resposta