Blog/brasileiras pelo mundo/China na NOSSA vida/Curiosidades/Livros/viver na China

Livro: Como Morar na China sem Engolir Sapo nem Comer Cachorro

Sempre escrevo aqui que, por mais que possa parecer estranho para quem mora do outro lado mundo (no Brasil, nesse caso), existem muitos brasileiros vivendo na China. Mas muitos mesmo!

Estima-se (nada oficial) que sejamos em torno de 15 mil brasileiros espalhados pela China. Os perfis são diversos: estudantes, técnicos, executivos, empresários, artistas. Quase todos vem com suas famílias e vão descobrindo juntos os caminhos de viver no Império do Meio.

Não existem fórmulas, cada um busca se virar como pode. Alguns chegam com mais estrutura, com suporte das empresas que os trazem, outros para viver em universidades. Alguns vem direto para Shanghai, uma cidade completamente antenada e que facilita muito a vida do estrangeiro, outros vão para cidades mais distantes, mais chinesas e enfrentam outro tipo de dificuldade.

Da mesma forma, não sou só eu que tenho blog e escrevo sobre nossa experiência na China. Há várias pessoas que disponibilizam, cada uma do seu jeito, no seu estilo, um pouco dessa “difícil vida fácil” de ser expatriado na China.

15110329_1318159518194105_4803932038921593795_o

E já faz muito tempo que a Christiane Dumont e eu nos conhecemos virtualmente, foi em 2012. O primeiro contato começou justamente por um artigo que escrevemos com o mesmo tema, e pesquisando para achar a fonte da informação, acabei me deparando com o texto dela que, naquela época era no blog Uma Família Brasileira na China. Se quiser conferir a história está nesse link.

Descobrimos que temos várias coisas em comum, a começar pelo nome quase igual (Christiane e Christine), largamos uma vida profissional para vir para a China, com filhos adolescentes e a descoberta da escrita como um trabalho, uma motivação para estar aqui, e outras coisas mais que já nos fizeram rir dessas coincidências.

O Livro

Como eu, a Christiane também decidiu transformar os artigos do seu blog em livro (ela só foi mais rápida!). Mas como tudo nessa vida, cada um tem seu tempo, sua história e sua maneira de encarar a vida e os desafios.

E, no final de 2016, ela lançou o livro Como Morar na China sem Engolir Sapo nem Comer Cachorro, que está disponível na Amazon.

270033409765215940

De uma maneira descontraída, ela relata a sua vida e da família em Shenzhen. O livro é uma coletânea do blog, que foi encerrado em abril do ano passado.

Christiane continua vivendo na China, mas agora com outro projeto: o seu próprio website, Christiane Dumont,  onde oferece serviços de Coaching e assessoria para brasileiros que vem à China. E, ainda, recomenda o China na Minha Vida lá! Fiquei muito feliz.

Sobre o livro, coloco aqui uma descrição fornecida pela própria Chris:

Ninguém mais duvida de que a China está se tornando a grande potência mundial do século XXI com sua população de mais de um bilhão de pessoas, suas políticas controversas como a do filho único, seu índice de poluição que desafia aplicativos, seu sistema político comunista-capitalista e tantas outras peculiaridades. Mas, como vive uma família brasileira num país onde o Facebook, o Google e o Youtube não funcionam? Onde elas se tornam analfabetas, surdas e mudas de uma hora para outra? Onde se escolhe a comida no restaurante pelas fotos e ainda assim com medo de que a carne do seu prato seja de cachorro?

No recém-lançado livro “Como Morar na China sem Engolir Sapo nem Comer Cachorro”, Chris Dumont não faz análises político-econômicas nem antropológicas sobre o surpreendente crescimento mercadológico da China. Este livro é uma espécie de diário de bordo de uma família brasileira tentando sobreviver em um país completamente diferente do Brasil. Mas será mesmo?

Muito se fala sobre a China do ponto de vista de quem assiste ao seu crescimento veloz da plateia de um teatro. “Como Morar na China sem Engolir Sapo nem Comer Cachorro” nos mostra os bastidores desta peça, onde os personagens principais são pessoas como nós, com os problemas inerentes a uma família de seis membros. Como explicar para um médico chinês que a orelha da sua filha cicatrizou com a tarraxa do brinco dentro dela? Ou como achar um filho perdido que desceu no ponto de ônibus errado? Ou mesmo fazer compras num supermercado onde o peixe precisa ser pescado?

 

Ficou curioso? Clica no link da Amazon, ou vai direto no website da Christiane e confere o que ela tem para contar!

Quanto ao meu livro O que Aprendi com o Dragão’, fiquem tranquilos… está na editora. Em breve terão novidades por aqui.

Zài Jián!

2 pensamentos sobre “Livro: Como Morar na China sem Engolir Sapo nem Comer Cachorro

  1. Adorei!!!
    Q legal q tem outra brasileira(dentre milhares de brasileiros q vivem na China) nos contando sua experiência, seu dia a dia!
    Sem duvida, vou lá ler o livro….bjs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta