China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

O que a China descobriu antes do Ocidente

Já perdi as contas de quantos artigos sobre curiosidades chinesas eu escrevi. Desde fatos sobre  cultura milenar até o porque das superstições, a China é um prato cheio de descobertas e, que, no final, acabam nos ajudando a entender melhor certos hábitos e tradições desse povo.

Aqui tem mais uma série de descobertas realmente surpreendentes, principalmente porque nunca imaginava que existiam há tanto tempo. O que sabemos desde sempre é que a bússola, a pólvora, o papel e a imprensa foram inventados pelos chineses. E nesse link tem mais informações sobre elas.

Só que uma civilização de tantos milhares de anos, não poderia ser diferente. E continuamos assim aumentando a listas das nossas descobertas sobre as descobertas chinesas!

Sim, pois já havia escrito uma outra lista sobre esse tópico aqui (só clicar), talvez até tenha alguma repetida.

Muito antes do Ocidente

Muitos historiadores acreditam que o futebol se originou na China por volta de 1000 AC. Será mesmo? Mas se for verdade, os chineses estão trabalhando duro para retomar a prática nos dias atuais. Muito investimento sendo feito em escolas e contratação de técnicos e jogares (em especial os brasileiros).

A China é considerada a mais longa civilização contínua, com alguns historiadores marcando 6000 AC, como o alvorecer da civilização chinesa. À partir desse fato, temos a mais antiga língua escrita continuamente usada do mundo. O sistema de escrita chinês provavelmente surgiu em algum momento no final do segundo milênio AC.

Foto by pixabay.com

Foto by pixabay.com

Em 130 DC, Zhang Heng, um astrônomo e erudito literário, inventou o primeiro instrumento para monitorar terremotos. A máquina poderia detectar e indicar a direção desse fenômeno.

A China inventou o sorvete, e, reza a lenda, que Marco Polo se apoderou da sua receita (junto com a da massa para o macarrão) e distribuiu pela Europa. Bom, cabe ressaltar que, sobre a vinda de Marco Polo à China, há controvérsias.

Um funcionário público chamado Su Song construiu o primeiro relógio mecânico entre 1088 e 1092 DC. Ele podia contar a hora do dia e também rastrear as constelações para que os horóscopos pudessem ser determinados com precisão.

Os chineses foram os primeiros a inventar a roda d’água (moinho), para aproveitar a água em 31 AD. Isso quer dizer, 1.200 anos antes dos europeus. A China também foi o primeiro país do mundo a usar um arado de ferro. A Europa só começou a usar o arado de ferro no século 17.

No século 2 AC, os chineses descobriram que o sangue circulava por todo o corpo e que o coração bombeava esse líquido. Na Europa, a circulação do corpo foi descoberta no  início do século 17, por William Harvey (1578-1657).

Os chineses estavam usando o sistema decimal já no século 14 AC, cerca de 2.300 anos antes do primeiro uso conhecido do sistema na matemática européia. Os chineses também foram os primeiros a usar um lugar para zero.

Eles também foram os primeiros no mundo a usar armas químicas e de gás, 2.000 anos antes de serem usados na Europa, durante a Primeira Guerra Mundial.

De acordo com uma lenda chinesa, a seda foi descoberta em 3000 AC, por Xi Ling Sui, esposa do imperador Huang Di. Quando um casulo do bicho da seda caiu acidentalmente em seu chá quente; os fios finos do casulo se desenrolaram na água quente e foi iniciada a história. Os romanos conheciam a China como “Serica”, que significa “Terra da Seda”. Os chineses guardavam ferozmente os segredos da fabricação de seda, e qualquer pessoa capturada contrabandeando ovos ou casulos do bicho da seda fora da China, era condenado à morte. A seda era o segredo melhor guardado no País do Meio.

Foto by pixabay.com

Foto by pixabay.com

Os chineses foram os primeiros no mundo a usar estribos, século 3 AC.

A primeira espécie conhecida de Homo erectus, o Homem de Pequim, foi encontrado na China e viveu entre 300.000-550.000 anos atrás. Alguns historiadores defendem que eles sabiam manipular o fogo.

Pontes suspensas foram inventadas na China em 25 AC, 1.800 anos antes dessas pontes serem conhecidas no Ocidente.

Será que acabou?

Fico aqui me perguntando se ainda vamos descobrir mais descobertas chinesas por aí. O país merece, no mínimo, o respeito de todos nós, que nos beneficiamos muito com todas essas invenções.

Nessa busca, encontrei uma frase bem interessante, atribuída a Napoleão (não fui checar se é mesmo), mas, mesmo assim, fica para reflexão.

Deixe a China dormir, pois quando ela acordar, vai sacudir o mundo. – Napoleão

Se foi dita ao acaso ou com ares de premonição, nunca saberemos. Mas que faz todo o sentido hoje, isso faz!

Zài Jián!

6 pensamentos sobre “O que a China descobriu antes do Ocidente

  1. Pingback: China – Você Sabia? | China na minha vida

  2. Christine, eu chequei, e parece que Napoleão realmente falou sobre a China: “Deixem a China dormir, porque, quando ela acordar, o mundo inteiro tremerá!”. Segundo a fonte abaixo, Napoleão tinha razão. Só deixou de prever um detalhe crucial: antes que a despertassem, a China já estava de olhos bem abertos para o mundo.: http://www.vermelho.org.br/noticia/157817-1

    Curtir

Deixe uma resposta