Blog/China/Curiosidades/Livros/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Ano do Galo e os desafios para 2017

Agora já é fato: estamos no Ano do Galo!

O feriado oficial é até dia 02 de fevereiro, mas as comemorações se encerram de fato, no dia 11 de fevereiro, com o tradicional Festival das Lanternas. E aí que realmente começa o ano.

twenty-seventeen-1861357_960_720

 

Sim, pois apesar do feriado oficial atualmente ter somente 7 dias,  a tradição era de 15 dias, seria como as férias anuais de toda a China. E isso hoje é impossível. Mas, ainda assim, muita gente estica o feriado, pois, para muitos, a viagem até sua terra natal é longa demais. Além do que um grande número de casais deixam seus filhos morando com os avós no interior e vem para as cidades grandes ganhar a vida, o que faz com que eles queiram esses dias para ficar com os seus.

Ainda tem o caso dos que vão e resolvem não voltar. Então o Ano Novo Chinês também é o feriado mais preocupante para quem trabalha na indústria ou no comércio, já que a quantidade de trabalhadores que ‘desaparecem’ é imensa. E isso é o tipo de coisa tão comum, que já faz parte do planejamento anual das empresas: a perda de funcionários durante o Festival da Primavera.

new-years-day-1356159_960_720

Ao menos o ano já vai começar oficialmente por aqui. No Brasil ainda estamos esperando o carnaval!

Aqui seguem alguns vídeos que fiz durante essa semanas que antecederam o ano novo, para quem não viu na fanpage do Facebook e no Instagram.

 

Planos e desafios para 2017

Bom, passei o ano de 2016 inteiro falando sobre o livro que iria lançar. E nada. Escrevia, lia e relia, buscava os artigos que acha va que valeriam à pena, mas a coisa não acontecia. E isso estava me torturando.

Quando comecei a escrever sobre o Ano do Galo, em novembro do ano passado, li muitas previsões, para poder condensar as informações postadas aqui. E uma delas dizia que:

“Será um ano de trabalho e ganhos em todos os sentidos, como sempre, sem nunca pensar em confiar em milagres.”

E poucos dias depois, dei de cara com essa frase:

‘O sucesso está um pouco mais além de onde as pessoas costumam desistir. – Senhor Miyagi’

Ai pensei: Christine, toma juízo e termina esse original…

Não que uma previsão de horóscopo ou uma frase possa mudar as minhas decisões. Mas naqueles momentos que a gente se sente angustiada, com o copo transbordando, às vezes, um pequeno empurrão, que pode vir da forma mais estranha, te faz acordar para a vida. E foi mais ou menos isso – milagres não acontecem. O trabalho é duro, e se quiser colher, tem que plantar.

E assim, antes de acabar o ano do Macaco, juntei todas as folhas rascunhadas durante todo o ano, organizei, fui atrás da editora (com quem já estava conversando desde junho do ano passado) e pronto! Original enviado…

Quando pensei que estava tudo acabado, percebi que agora que começa o trabalho! Quantos detalhes, coisas a decidir, escolher capa, papel, fotografia. Revisar os textos, pensar em como vender, onde lançar…

O ano do Galo realmente vai ser um ano de muitos desafios, mas tenho certeza que também será de boa colheita.

O coração apertado, morrendo de ansiedade, mas em breve vocês terão notícias do andamento do projeto, datas de lançamento e pré-venda online.

É muita emoção!

84642560025627713

E vamos que vamos, que trabalho é o que não falta. As postagens no blog estão um pouco mais espaçadas para que o tempo seja dedicado ao livro. Acho que até o meio do ano será assim.

Mas depois de tanto esforço, tereos em mãos o ‘China na minha vida: o que aprendi com o Dragão.

Conto com vocês!

Zái Jián!

 

 

 

17 pensamentos sobre “Ano do Galo e os desafios para 2017

  1. Pingback: O que é o Ano Novo chinês? – Ítaca

  2. Pingback: Livro: Como Morar na China sem Engolir Sapo nem Comer Cachorro | China na minha vida

  3. Que bacana, Christine!

    Sei muito bem o que é o projeto de escrever um livro, como (pelo menos no meu caso) o negócio anda e para e anda e para e anda… Estou torcendo pelo sucesso do seu livro e acompanharei de perto (mesmo estando longe) a evolução – aliás, já estou separando do dindin para garantir meu exemplar… hehehe…

    Abraço e sucesso!
    http://www.suntzulives.com/2015/12/ano-novo-chines-e-o-aniversario-de-todos-os-cachorros.html

    Curtir

    • Obrigada Alexandre!
      E, vamos combinar, que a proposta do seu livro é bem mais complexa do que o meu.rs
      Não esmoreça, porque vai sair!
      E pode deixar que vou colocando informações sempre aqui.
      Abraço.

      Curtir

  4. Parabens Christine!! Eu tambem estou nessa lida… Mas vc estã bem na frente. Eu apenas inicio a organizar os papeis e caderneta, e as fotos… infelizmente muitas perdidas nas minhas loucuras de mãquina fotogrãfica e celulares. Mas com garra acaba dando tudo certo… contando, claro, com a ajuda de Deus e dos tantos anjos que me acudiram nos meus 100 dias na China. Entre eles, vocë.
    Um beijo grande de saudades. Se vier ao Brasil me avise. Daremos um jeito de nos encontrar.
    Semana que vem vou fazer uma um lancamento do livro anterior ao da China ( Memõrias e Libertacao) , em Fortaleza ( com direito a banhos de Mar) ….kkkk e vocë ai no frio e na neve.
    Deus te abencoe, boa sorte com o galo.
    arcelina helena

    Curtir

    • Olá Arcelina!
      Ansiosa para ver seu livro também… Eu já entreguei o meu na editora, mas aí começamos uma nova fase bem trabalhosa: a revisão e editoração. Mas vamos em frente.
      Vou ao Brasil em abril. Te aviso.
      Beijo

      Curtir

Deixe uma resposta