China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Musica Tradicional Chinesa

A musica chinesa tem uma sonoridade única, e por mais difícil que seja para nós entendermos a letra, a melodia quase sempre é agradável aos ouvidos. Não estou falando de musica pop, dos novos estilos que vem surgindo com a influencia ocidental, mas da música chinesa. A China tem uma longa e influente tradição musical. Ao longo dos séculos, os músicos desenvolveram vários estilos de música. Mas tem aquela que quando ouvimos, não deixa dúvidas: é chinesa.

Claro, que um país com referências culturais tão grandes apresenta diversos tipos de musicas, mesmo entre as tradicionais. Além da música tradicional, reconhecida pelas elites, também tem as musicas folclóricas e as étnicas. São tantas possibilidades musicais na China quanto suas etnias e dialetos.

De acordo com descobertas arqueológicas, a música popular chinesa remonta 7000 anos. Não só na forma, mas também na concepção artística, a China tem sido o lar de uma cultura diversificada de música folclórica.

A influência de Confúcio

Que Confúcio é o filósofo mais respeitado e conhecido na China e fora dela, todo mundo já sabe. Mas ele também é respeitado por sua influência na música chinesa. Ele foi um professor de música proeminente e músico talentoso, que tocava com maestria vários instrumentos.

Nos ensinamentos de Confúcio, a finalidade, a qualidade e o papel da música são bem definidos.

Em muitas sociedades, a música sempre foi tida como um bálsamo para entretenimento, mas durante a Dinastia Zhou, cerca de 500 aC e, posteriormente, a música tinha o papel crucial, um importante pilar da sociedade.

Nos principais livros de Confúcio (Analectos 论语 Lun Yǔ, o clássico da Poesia 诗经 Shī Jing, o clássico dos Ritos 礼记 Lǐjì) ele descrevia como a música deveria ser usada e executada, facilitando a compreensão da música tradicional

Confúcio dizia que “um educado, começa nos ritos, se aprimora na poesia e se completa na música”.

O conhecimento musical era uma questão de ensino superior. Diz-se que dentro dos seis temas mais importantes para se estudar, segundo Confúcio, a música era o segundo em importância, perdendo apenas para o estudo das cerimônias e rituais públicos. Os outro quatro temas eram: tiro com arco, equitação, caligrafia e matemática.

foto by pixabay.com

foto by pixabay.com

Rituais

A música era tão importante, pois a sociedade ideal era para ser governado por rituais e funções cerimoniais, e não por lei ou força bruta. Em uma cultura onde esse é o parâmetro, a música é usada para ajudar a conduta e governar em harmonia. Assim, a música não era realmente entretenimento, mas um meio para se atingir objetivos políticos e sociais.

Os traços da boa música tradicional

Para estabelecer a paz e dar início a conduta adequada, era importante que a música fosse  simples, induzisse a tranquilidade, e facilitasse a conduta apropriada no contexto cerimonial.

Em funções oficiais, para produzir o devido respeito pela autoridade e uma resposta ideal da audiência, a música devia ter um magnífico começo, ser harmônica e clara, ter uma estrutura fácil.  Essa estética padrão para a música influenciou a China nos últimos dois milênios.

Tipos de música tradicional

São três os tipos de música tradicional mais populares: música da ópera chinesa, música de orquestra e a performance solo instrumental.

Ópera Chinesa Música

Apesar da crença chinesa de que a música não é para divertir, mas para purificar os pensamentos, a música da ópera chinesa é destinada ao entretenimento. Existem hoje vários tipos de ópera chinesa, mas os mais populares são as da ópera de Pequim e de Sichuan.

O conjunto possui cerca de sete músicos e ficam numa das extremidades do palco. Os instrumentos são de cordas, matracas de madeira, gongos, címbalos e instrumentos de sopro. A principal função dos instrumentos de corda é acompanhar o canto, mas eles também são usados para fazer efeitos especiais, como sons de animais.

Grupos de música tradicional e Orquestras

Muitas obras de música tradicional ainda são tocadas por conjuntos e grandes orquestras. Hoje em dia, os músicos chineses incorporaram estilos musicais ocidentais. Apesar de muitos continuarem a usar instrumentos tradicionais chineses, com design e materias mais modernos.

Performance Solo Instrumental

A performance instrumental é proeminente na arte chinesa. As performances são sutis como uma recitação poética. A música em si é abstrata.

Que tal uma boa música chinesa?

Encontrei esse canal no YouTube, que traz uma sequência interessante da música tradicional chinesa.

É só clicar e se deixar levar por essa música deliciosa para os nossos ouvidos…

E então? Gostou?

Conta aqui para nós!

Zái Jián!

9 pensamentos sobre “Musica Tradicional Chinesa

  1. Olá, Christine!

    Gostei muito da sua publicação. Eu também amo música chinesa e concordo que ela tem uma melodia muito agradável e uma sonoridade única. A propósito, que sonoridade bela! Confesso que ouvir os fonemas do cantonês ou mandarim em uma dessas músicas me empolga bastante.

    Além de tudo isso, podemos aprender sobre história da China através dessas músicas. A minha canção favorita é a 王昭君 (Wang Zhao-jun). Você já ouviu esta música? Fiquei encantada com ela. O título da música é o nome de uma das quatro maiores beldades da China Antiga – A música fala sobre ela. Fiquei encantada coma história de Wang Zhao-jun.

    Essa música foi regravada por vários cantores, tanto em mandarim, quanto em cantonês. Até mesmo o Jackie Chan fez uma apresentação com essa música!!!

    Eu gostaria de deixar aqui dois links dessa música: o link da versão que mais gosto e o link da apresentação do Jackie Chan.

    王昭君 – 韩宝仪 (Wang Zhao-jun versão da cantora Han Bao-yi)

    Apresentação de Jackie Chan em versão de Ópera Chinesa

    Curtir

    • Olá Barbara! Obrigada pelo comentário é pelas dicas. Vou ouvir. Quanto às quatro beldades da China, eu fiz um artigo sobre elas, pois ganhei um presente lindo com 4 medalhões que as representavam.
      Abraço.

      Curtir

  2. oi!
    bom dia por aqui!
    agora temos a alternancia de chuva e sol!
    é primavera!
    delicia de música, vou guardar ! realmente muito agradável!
    não sou expert no assunto, mas acho que tem mistura com a
    musica ocidental, o que está nesse video!
    realmente muito agradável e praseirosa de se ouvir!
    quando possivel comente se viu algo interessante de artesanato no Vetnã!
    seria maravilhoso se o Brasil voltasse a se interessar por música e pelas artes, como já aconteceu outrora, isto é, fazendo parte da educação, da formação do ser!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Edson!
      Também acho que o ensino das artes de maneira geral deveria ser sempre uma matéria obrigatória, dar um conhecimento amplo para a formação da pessoa. Mas a gente dá 2 passos para frente e 3 para trás… Vamos ver o que virá!
      Abraço.

      Curtir

Deixe uma resposta