brasileiras pelo mundo/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Com pompa e circunstância…

Já falei sobre o Casamento Chinês aqui uma vez, mas sempre é assunto para voltar a falar novamente!

Maio também é um mês especial para as noivas chinesas. Não por ter algo haver com a nossa tradição, mas por conta da chegada da primavera. Na realidade a época de pico dos casamentos aqui são abril e maio e setembro e outubro. Principalmente porque são estações do ano onde podemos sair na ruas, os jardins estão floridos,  o céu azul… Cenários perfeitos para os tais álbuns de fotos que são feitos antes da cerimônia de fato.

Mas a realidade é que depois da abertura econômica e da ‘segunda lei sobre casamento’, introduzida em 1980, o casamento tornou-se uma das indústrias mais promissoras da China. Cerca de 80 milhões de dólares são gastos todos os anos com casamentos chineses e todas as suas ‘tradições’ (ampliadas com a modernidade). E esses números crescem assustadoramente.

Claro que temos que levar em conta que nada China nada é pequeno, e se o valor dos gastos é imenso, temos que levar em conta a média de 10 milhões de casais que se unem a cada ano, e que geram essa cifra fabulosa.

Mas para tudo começar, os noivos precisam se encontrar, certo? E como já disse no outro artigo, amor somente não convence por aqui. Status, conta bancária e o que vai oferecer à noiva tem um peso enorme.

Além disso, tem a questão da falta de pares suficientes. Sim, já teve períodos da falta de mulheres e agora se vive a falta de homens. Aí, como facilitar as coisas para os possíveis ‘pombinhos’ dentro dessa multidão chinesa? Os pais, tios, avós, amigos fazem às vezes de cupido tentando encontrar a cara metade de sua prole.

Os sites de casamento são uma febre nas mídias sociais chinesas, mas muito antes da tecnologia, apareceu o ‘mercado de casamento’, que você pode conferir no link, mas em resumo, é uma feira em praça pública, aonde os pais vão ‘oferecer’ seus filhos. Munidos de cartazes com as características do rapaz ou da moça (as que são importantes, como citei acima) e de fotos (muitas vezes de estúdio dos mesmos), há um movimento de oferta e procura altamente movimentado. E a negociação corre solta. Aqui em Shanghai, acontece todo o sábado à tarde na People Square, mas em Beijing e em outras grandes cidades também existem.

E porque todo esse empenho dos pais? Simplesmente porque na cultura chinesa, os filhos são gerados e criados para cuidarem dos pais na velhice, e as noras cuidam dos sogros (esse é um dos motivos ancestrais que dão à preferência aos filhos homens), então sem casamento tudo fica mais difícil.

Chinese-Valentines-Day-Gifts_9a576d4955

Partindo daí, dá para notar como todo o processo é um pouco mais complicado! Depois dos pares arranjados e as duas famílias darem o aval, a família do noivo oferece  presentes para a família da noiva (leia-se dinheiro). O dote deve ser sempre em números que contenham muitos noves, 999 ou 9999, uma vez que 9 (九- jiǔ) e ‘para sempre’ ou ‘muito tempo’ (久- jiǔ) possuem o mesmo som. O ‘valor’ do presente pode chegar aos 100 mil RMB (cerca de 58 mil reais), um pouco mais ou menos, dependendo da região e da condição da família.

Mas precisa ser levado em consideração, que a família da noiva ‘perde’ a filha, que passa a ser  membro da família do noivo. Antigamente a noiva não podia manter nenhum contato com os pais por no mínimo dois anos, a fim de quebrar o vínculo por completo. Hoje esse costume já está um pouco menos radical.

O próximo passo é marcar a data, que para o chinês é algo da maior importância, pois baseada no significado dos números, no animal que rege o ano e outros detalhes mais, irá desde o inicio definir a ‘sorte’ da vida a dois do novo casal. Dias como o 08/08 (que em 2008 foi o mesmo da abertura das Olimpíadas de Beijing) que significa sorte, são registrados como recordes em cerimônias de casamento na China.

Depois a sessão de fotos, que na maioria das vezes são usadas para decorar a cerimônia.

No dia, propriamente dito, do casamento, o noivo com seus pais vai à casa da noiva buscá-la. Geralmente ela estará usando um qipao, vestido típico chinês, vermelho, que é a cor mais auspiciosa dentro da cultura chinesa. E finalmente o casamento é realizado pelo Bureau de Assuntos Civis.

E como no ocidente, após essa cerimônia há a festa ou banquete. Eu acho banquete o nome mais apropriado, já que algo que não pode faltar de maneira alguma é comida. Mas muita comida mesmo!

Os convidados vão presentear os noivos com envelopes vermelhos (hong bao) com dinheiro, que serão recebidos pelos pais e devidamente anotados num caderno, tipo ‘livro caixa’. Isso mesmo: eles abrem os envelopes na frente de quem deu, contam (alguns levam até as máquinas de contar dinheiro) e anotam o nome do convidado e valor. Coisa estranha, né?

Os noivos, durante a festa vão de mesa em mesa para brindar com cada convidado e são feitos muitos discursos e brindes coletivos para felicitar os noivos. Nessa hora a noiva poderá usar um vestido em estilo ocidental branco. Na realidade a noiva poderá usar de 3 a 8 vestidos diferentes. O número de vestidos também mostra o ‘status’ da família da noiva: quanto mais vestidos trocar, mais rica é a família.

bridegold

Reprodução do Shanghaist: noiva que fez seu vestido de braceletes de ouro!

 E depois que tudo acaba, com muitos convidados completamente embriagados, incluindo o noivo, todos vão para sua casa e no dia seguinte, vida normal! Até para o casal!

Zài Jián!

*Esse artigo foi publicado originalmente no blog Brasileiras Pelo Mundo.

8 pensamentos sobre “Com pompa e circunstância…

  1. Bom dia

    Gosto muito de ler seus posts, estou morando em Shanghai a 1 ano, com meu esposo Estou aprendendo muito com eles. Obrigada Monica

    Enviado do meu iPhone

    >

    Curtir

  2. oi!
    legal o post!
    vc viu os ginastas ( nadadores) chineses, aqui na olimpiada, o
    rapaz faz o pedido de casamento de joelhos, com anel e tudo, na beira
    da piscina!
    isso tudo depois da cerimonia de premiação da moça, e ela disse sim!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

  3. Acho que há um erro, porque se são 10 milhões de casamentos e só gastam em total 80 milhões, sai cada casamento a 8 dólares!

    Curtir

Deixe uma resposta