Cenas da China real/China/China na NOSSA vida/Compras/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

O pente de madeira na cultura chinesa

Outro dia, lendo as postagens de uma amiga que vive aqui, me deparei com uma foto de um lindo pente de madeira chinês, que ela recebeu como presente de aniversário. Esses pentes são muito comuns por aqui, alguns bem caros e, como a Mauren, eu sempre fiquei curiosa com essas lojas, pois os pentes são vendidos quase como jóias.

Na postagem, a Mauren colocou a explicação de quem a presentou e mais algumas curiosidades que ela pesquisou, que transcrevo aqui. Mas como sempre dou meus ‘pitacos’, descobri mais algumas coisas, que juntas formam esse curioso texto!

Como vocês já sabem, aqui nada se faz sozinho, e eu adoro quando as pessoas compartilham comigo suas descobertas e o que conhecem da cultura chinesa. Assim, posso colocar em prática a minha teoria sobre conhecimento, contrariando todas as regras da matemática, que quanto mais dividimos, mais somamos – e muitas vezes até multiplicamos!

Mauren Zselinszky1

O presente da Mauren.

E aqui vão as nossas descobertas…

Pente na China

O pente é normalmente presenteado entre mulheres, é um estilo Chinês e existem dos bem tradicionais, com marcas que são ‘objeto de desejo’, aos mais populares, que não deixam de ser lindos.

Os mais tradicionais são feitos principalmente de bambu, madeira e ossos de animais. Os pentes são decorados de várias maneiras, possuem vários formatos  e apresentam pinturas ou entalhes de figuras históricas, paisagens, pássaros, personalidades teatrais, entre outras. Muitos são feitos à mão, por artistas reconhecidos.

Na antiguidade chinesa, o cabelo era chamado de “fios de preocupação”. Esse é um dos motivos dos monges cortarem seus cabelos – mas eu prefiro continuar preocupada! Ops…

Os pentes servem para arrumar os cabelos, pentear. E sempre fazemos isso do alto da cabeça para baixo ou da raiz até as pontas. Então, os chineses consideram isso como uma maneira de eliminar sentimentos de preocupação (prefiro essa opção).

Os chineses preferem os pentes de madeira, pois são mais saudáveis para o cabelo, raíz e couro cabeludo já que eles não produzem energia estática.

Pentear os cabelos com um pente de madeira, pode ser um excelente tratamento para insônia, pressão arterial, cabelos brancos precoces (como não soube disso antes?), dor de cabeça e problemas nos olhos.

Além do que, li que se você se pentear todos os dias com um pente de madeira, terá vida longa! Uma boa forma de presentear no aniversário de alguém, não é mesmo?

Os pentes também significam “suavidade e prosperidade” e, nesse sentido, representam a boa vontade das pessoas.

Presentear com pente pode significar também…

Saudades – a  pessoa que deu o presente está sentindo sua falta.

Amor – na  China antiga, tanto homens como mulheres poderiam presentear com pentes e significava que, ele ou ela, queria envelhecer com o presenteado. Hoje, em alguns locais da China, o pente é dado como presente na sétima noite, do sétimo mês lunar.

Afinidade –  Todos os dias, o casal se pentear com o mesmo pente, representa a relação estreita entre eles.

Saúde, felicidade – pentear o cabelo é visto como uma atitude saudável e que traz alegria, pode dar às pessoas mais energia e auto-confiança! E todo mundo penteando o cabelo, já!

Mas além do pente, o jogo que a Mauren ganhou, vinha com um espelho. E, claro, que isso também tem um significado:

Presentear com Espelhos

– Se o presente for entre mulheres: significa que quem está presenteando espera que a presenteada seja feliz, da cabeça aos pés, pelo resto da sua vida.

– Se for entre um homem e uma mulher (namorados ou casados): significa que ele quer ficar para sempre com ela. E os dois juntos (pente e espelho) fazem uma redundância desse desejo…

Mudando completamente de assunto…

Aproveitando que estou escrevendo mais um artigo sobre curiosidades (12 anos aqui e ainda não descobri todas!), vou colocar mais uma que aprendi há umas 2 semanas – sobre as meias com sandálias nesse verão avassalador!

Porque as chinesas usam meia soquete no verão?

Juro para vocês, que no inicio da minha vida chinesa, eu achava aquilo de um mal gosto terrível (bom, ainda acho), uma coisa non-sense. Mas, como aprendi a entender (ou ao menos tentar) a vida aqui, passei a respeitar a diversidade de ser e se vestir de cada um nesse país. E por falar nisso, não conheço lugar no mundo mais democrático no quesito moda que a China.

Hoje é difícil um ‘chinese style’ me chocar de verdade. À vezes acho engraçado, outras acho horrível, mas lembro que ditadura de moda temos no Brasil, e agradeço por poder viver essa experiência aqui!

Só que as meias soquetes, sempre me perturbaram, queria saber o porquê (porque sempre tem um…).

Outro dia, coloquei uma foto na fanpage do Facebook (se não conhece, corre lá e dá um like!), uma foto de uma chinesa com as tais meias soquetes de seda e sandália, foto que também foi feita por uma brasileira que vive aqui). E pedi a ajuda dos leitores, já que, cada dia mais, tenho seguidores chineses que falam português.

13394067_1095633940511634_7906527730022905907_n

Foto da Tati Coutinho.

E, aí, para meu espanto, as respostas foram:

– Para evitar ressecamento dos pés. Em qualquer época. O vento ao longo do tempo resseca e pode causar rachadura nos pés, especialmente depois de ser mãe o cuidado deve ser redobrado ( e aqui, vocês sabem que os cuidados com a mulher antes e depois do bebê nascer, são radicais, como escrevi nesse artigo).

– Mulher chique não pode deixar os pés pelados . Precisa de estar sempre com as meias, principalmente com sandálias.

– Mulheres reservadas não podem mostrar os dedos dos pés.

– Elas usam meias no verão para não apanhar sol nos pés.

Se quiserem conferir todos os comentários, porque essa postagem deu o que falar, clica aqui nesse link.

Vivendo e aprendendo! Sempre…

E quem de vocês já ganhou pente de presente? Fiquei curiosa…

Zái Jián!

22 pensamentos sobre “O pente de madeira na cultura chinesa

  1. Muito interessante, eu ganhei um pente da minha sogra, mas não entendia o real significado. Me sinto muito grata a ela depois de ler. Obrigada por compartilhar conosco seus aprendizados.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oieeee
    Sabia q existia algo sobre esses pentes de madeira, mas não tantos detalhes e praticamente um ritual para quem presenteia e para quem recebe.
    Devia tê-los usados desde meus primeiros cachos…com tantas coisas boas q eles
    oferecem….rsrsrs, hj não seria loira e aparentaria a idade.
    E são lindos, mesmo os mais populares.
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    • Boa tarde, vou fazer uma reflexão sobre a história do bambu chinês, sempre admirei a cultura chinesa, ela mim encanta. Deixo sempre a curiosidade me convidar aonde minha imaginação levar. Sou tão fanática que muitas vezes sonho viajando e conversando com eles. Leio tudo sobre os chineses, acho-os muitos criativos, participativos e inteligentes. Acho que precisam trabalhar mais seu emocional, pois os acho muito introspecto. Precisam se valorizar e elevar sua autoestima, estão sempre desconfiando de nós. Sei que isso faz parte da cultura deles.

      Curtir

  3. Os pentes são mesmo artes e as palavras proferidas pelos monges a mais pura sabedoria e concordo com eles em manter a cabeça sem os cabelos, rsss.
    E ai você depois que descobre se pergunta lá em cima do post, (como não soube disso antes?), simples eles tem mais de 6 mil anos de cultura e nós não, rsss.
    Fiquei preocupado com as notícias de enchentes ai na China Christine, mas depois pensei bem a China é enorme, rsss. 🙂

    Curtir

  4. oi!
    boa tarde!
    acabei de chegar de são paulo!
    por isso estou meio atrasado, mas presente!
    que lindos são os pentes! o que tem duas cores de madeira,
    é uma escultura! lógico são feitos por artistas!
    delicia de post!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

  5. Olá!
    Obrigada por compartilhar mais esta curiosidade, estou ansiosa por minha visita à China. Certamente irei presentear minha sogra com um pente! ❤
    Aliás, aproveito para dizer que recebi seu postal Chris! Obrigada pela oportunidade de fazer parte da brincadeira.
    Beijos! :*

    Curtir

Deixe uma resposta